Como Conquistar mais Clientes: 6 Atitudes para Vender Mais!

Hoje, muitas empresas têm buscado desenvolver uma relação de fidelidade cada vez maior para com seus clientes, tendo em vista que uma empresa gasta, em média, cinco vezes mais para atrair novos clientes do que para manter os antigos. No artigo de hoje vamos falar como conquistar mais cliente e ainda 6 atitudes para você vender mais e melhor!

Conquistando Clientes Ontem x Hoje!

No passado não existia tanta preocupação em satisfazer plenamente o cliente, uma vez que não havia a mesma concorrência de hoje e os produtos das empresas concorrentes tinham uma qualidade que tendia à semelhança.  É claro que a situação mudou. Em um mercado altamente competitivo é preciso dar ênfase não apenas para a venda, mas também em desenvolver relacionamentos.

Então fica a pergunta: Como conquistar clientes? Por isso o Blog SUPERVENDEDORES listou 6 atitudes básicas para conquistar (e manter) seus clientes.

6 Atitudes Básicas para Conquistar Clientes

6 Atitudes Básicas para Conquistar Clientes

Atitude 1: Tenha Empatia com as Pessoas

Estabeleça sintonia com o cliente desde o primeiro momento. O que vem a ser isso? Estar sintonizado com alguém é estar em harmonia com esta pessoa. É conseguir uma afinidade em relação ao seu pensamento, suas ideias e seus sentimentos. O contato ou sintonia que estamos falando, portanto, é uma empatia entre duas pessoas. É preciso que o profissional dê especial atenção ao primeiro momento de seu encontro com o cliente, pois todo o resto da venda vai depender desse momento inicial.

Atitude 2: Aprenda a Ouvir

Uma vez que foi superada a primeira fase, agora você precisa saber ouvir atentamente. Concentre-se no cliente, em sua fisionomia e em suas palavras. Estando atento, conseguirá perceber detalhes sutis que poderão ajudá-lo a compreender melhor o cliente. Durante a conversa, ele poderá enfatizar aspectos importantes que o profissional distraído não perceberia.

Atitude 3: Demonstre Interesse

Demonstre Interesse no seu ClienteMuitas vezes, um cliente procura um escritório para contratar um serviço e, durante sua explanação, ele acaba desviando o assunto para algum problema pessoal. Neste caso, recomenda-se incentivar o cliente a “desabafar”, interessando-se verdadeiramente pela sua história. Serão apenas alguns minutos “perdidos”, que poderão consolidar um relacionamento comercial por muitos anos.

Atitude 4: Chame-o pelo Nome

Trate o cliente pelo nome! No início da conversa, assim que possível, o profissional deve se apresentar falando seu próprio nome e perguntando o nome do cliente. Logo em seguida, comece a tratá-lo pelo nome, repita-o durante a conversa algumas vezes para não correr o risco de esquecê-lo. Já dizia o famoso especialista em relações humanas, Dale Carnegie, “o nome de uma pessoa é para ela, a palavra mais bonita do idioma”.

Atitude 5: Faça um Elogio Sincero

Durante a conversação com o cliente, fique atento para encontrar uma oportunidade de fazer um elogio – sutil e sincero – para este cliente. Todos nós precisamos, de vez em quando, recebermos uma “massagem” em nosso ego. No entanto, preste muita atenção para não passar por “bajulador”. O elogio precisa ser sincero e proceder realmente. Um elogio bem feito terá um impacto muito positivo em seu relacionamento com o cliente.

Atitude 6: Saiba se Comunicar

Comunique-se com o cliente no mesmo idioma dele. É comum as pessoas enfatizarem e repetirem determinadas expressões durante sua conversação. Isso ocorre em função destas expressões terem significados fortes para esta pessoa em particular.

Se você perceber e utilizar as mesmas palavras ou expressões que foram destacadas através de tons de voz diferentes por parte do cliente, o impacto de sua comunicação será muito maior junto a ele. Pôr exemplo: em uma visita o cliente pede uma “solução urgente“, para um determinado problema. Você deverá sugerir que a empresa tem condições de atender a solicitação, destacando a expressão “solução urgente“ daquele cliente.

Fidelizando e Conquistando seu Cliente!

Estas seis atitudes lhe ajudarão a conquistar clientes. Seu objetivo é conquistar a confiança e simpatia do cliente, com isso, o trabalho de vender ficará bastante facilitado. Lembre-se, a arte de conquistar cliente necessita de paciência, pois geralmente o cliente tende a manter o mesmo fornecedor por uma série de fatores, mas o trabalho do vendedor é quebrar esta inércia, portanto mantenha a perseverança que você irá conquistá-lo.

Boas conquistas e boas vendas!!!