Saber qual cliente visitar primeiro, como agendar uma visita e como não perder tempo com pequenas ações são itens fundamentais na gestão do tempo e sucesso de qualquer vendedor. No caso das vendas externas, a gestão do tempo precisa ser ainda mais eficaz, pois o profissional precisa ficar atento com diversas outras dificuldades como o trânsito e o tempo.
Técnicas de Gestão do Tempo em Vendas:
Neste post vamos dar várias técnicas de gestão do tempo para os vendedores, principalmente aos profissionais que trabalham com vendas externas, ou seja, visitando clientes.
O primeiro passo fundamental para ter sucesso na gestão do tempo em vendas é o PLANEJAMENTO.
Planejar suas ações com antecedência faz com que você esteja preparado para qualquer problema que possa ocorrer, tanto os positivos quanto os negativos!
No inicio da semana programe-se para tentar agendar todas as suas visitas, sempre formando um roteiro. Parece obvio, mas muitos vendedores esquecem disso e acabam programando visitas em clientes distantes, gastando muito tempo se deslocando.
Para confirmar a visita, envie um email para seus clientes avisando-os que você fará uma visita (leia o artigo “como escrever email corretamente” e o artigo “como fazer email marketing vendedores” que vai ajudar muito) ou entre em contato pelo telefone!
Além de você se certificar que eles estarão presentes, você mantém o relacionamento e aproveita para verificar as necessidades imediatas, preparando-se ainda mais para as visitas:
Insira TODAS as visitas, o nome do contato e o assunto que você vai abordar com ele. Caso seja necessário, já separe os materiais que você deverá levar na visita.
Separe no mesmo material o endereço, telefones e email de contato, caso você precise falar com ele rapidamente. Aconselho você ter em mãos o nome da secretária.
10 Técnicas de Gestão do Tempo em Vendas Externas:
Agora que você já fez o planejamento de todas as suas visitas, vamos colocar abaixo 10 técnicas de gestão do tempo em vendas externas para que você não perca nem um minuto do seu precioso tempo e venda cada vez mais:
- Estabeleça uma meta de visita de clientes da sua carteira atual e uma meta de novos clientes. Se você vai visitar um bairro comercial, provavelmente existem comércios ao redor que você pode prospectar. Aproveite que seu carro já esta no estacionamento e VENDA MAIS!
- Nos clientes que você já possui a visita agendada, tente vender outros produtos que não os mesmos de sempre. É mais fácil você vender mais para quem já é seu cliente do que abrir novos clientes! Aproveite esse jargão comercial, venda mais e economize seu tempo!
- Estabeleça um prazo de tempo máximo em cada visita. Visita de relacionamento não pode durar 3 horas. Somos SUPERVENDEDORES e temos que vender, certo?
- Procure falar com quem toma a decisão de compra. Não gaste tempo falando com o prospect errado e tente captar quem decide pela compra e vá direto nele. Negocie e feche a venda!
- Se você vai viajar ou o tempo de deslocamento é grande, procure utilizar esse tempo de forma proveitosa. Ouça podcasts do seu mercado ou sobre técnica de vendas, procure programas no rádio que falem do seu mercado (ou do seu cliente) e atualize-se!
- Como você se planejou, anote TUDO que ocorreu. Quantas visitas realizou, qual foi o número de novas visitas, quais tiveram sucesso e qual foi o valor total das vendas. No final, divida o valor total do faturamento pelas visitas para que você obtenha sua média. Ao longo do tempo você poderá comparar-se com você mesmo!
- Siga o seu roteiro a risca, ou seja, não saia da rota para ir ao banco ou ao a farmácia. FOCO é fundamental em vendas externas.
- Vendas é atitude! Ânimo e empolgação vendem mais e melhor! Se você chegar desanimado no seu cliente tenha certeza que ele não comprará de você.
- Não perca tempo com o Facebook ou Twitter no celular. Utilize o horário do almoço para visualizar seu perfil nas redes sociais. Alias, seu chefe (ou o RH da sua empresa) está de olho nas suas atualizações.
- No final do dia ou da semana, envie um email de agradecimento a cada cliente. Diga a eles que a visita foi muito importante e que você agradece pelo pedido. Se o relacionamento permitir, diga que aguarda ansioso pela próxima visita!
Essas são as minhas 10 técnicas de gestão do tempo em vendas externas, as que realmente utilizo no meu dia a dia comercial. Não são absolutas! Implemente as que você acha interessante e poste nos comentários abaixo as que você utiliza. COMPARTILHE informações com outros vendedores para que juntos possamos crescer, vendendo mais e melhor!
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Boas Vendas e SUCESSO!