Papo de Vendedor com Marcos Sousa Perfil Visual - PNL aplicado À Vendas - Sistemas Representacionais

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Perfil Visual – PNL aplicado À Vendas: Sistemas Representacionais

No Papo de Vendedor de hoje, Marcos Sousa retorna ao Super Vendedores. No nosso último vídeo, ele comentou sobre o Auditivo e, hoje, vamos conversarmos sobre o Sistema Representacional VISUAL. Confira como vender para esse perfil de cliente e veja mais uma dica de PNL para potencializar seus resultados.

Perfil visual:

O perfil Visual é o sistema representacional ligado a VISÃO.

Quando seu cliente é Visual, ele está prestando atenção às palavras relacionadas ao que ele consegue enxergar.

Isso significa que a pessoa de perfil visual representa e armazena histórias que ele ouve e as experiências que tem com uma predominância de imagens e cenas.

Por exemplo: imagine que você está contando uma história para o seu cliente. Ele compreende as imagens como em um filme, visualizando tudo rapidamente e com riqueza de detalhes.

Enquanto o cinestésico pensaria na sensação de estar em uma praia e o auditivo pensaria no barulho do mar ou na risada das pessoas; o visual imaginaria todos os detalhes da praia, o sol, a luz, o céu.

Exemplo de Frase VISUAL:

“As palavras do orador foram bastante claras, em nenhum momento ele perdeu o foco e ilustrou a palestra de forma brilhante e colorida”.

Como podemos identificar o perfil visual?

O visual normalmente fala mais rápido, uma vez que as imagens passam muito rápido em sua cabeça, como se o que falasse fosse a legenda de um filme.

A pessoa com esse perfil grava as imagens que vê, guarda detalhes na memória e, como tudo passa muito rápido em sua mente, esse perfil tende a falar rápido e em tom mais alto que o normal.

As pessoas com perfil Visual geralmente olham para cima, porque imaginam e visualizam muito.

Você consegue identificar também pela postura, quando você eleva a cabeça os ombros vão para trás deixando sua postura mais reta.

Outra forma de perceber são as palavras que usam:

  • A situação está preta.
  • Não vejo luz no fim do túnel.
  • Não está claro para mim.

A pessoa com esse perfil quer mostrar ao falar. Isso porque busca imagens para reforçar o que aconteceu, geralmente, com palavras ligadas ao olho como, por exemplo, visão, luz ou clareza.

Como não confundir visual com auditivo:

Quando você está falando com um cliente predominantemente Visual e um Auditivo, o visual vê as imagens que você está falando e o auditivo ouve as palavras.

Imagine que você está vendendo um carro para cada perfil.

Com o cinestésico você vai aguçar os sentidos e fazê-lo sentir como é chegar em casa e mostrar o carro novo para a esposa, amigos e filhos.

Com o auditivo você vai falar: “você já imaginou o que seus amigos vão falar quando virem você com esse carro”;

E para o visual: “dá para você imaginar os lugares e as viagens que você vai fazer com esse carro?”

Como vender para alguém com perfil visual:

Você tem que fazer os olhos brilharem, literalmente.

Então, mostre para ele vídeos, catálogos, flyers, aguçando a visão.

Se for possível, enfatize tudo que for visual, induza-o a ver os detalhes do seu produto.

Dicas de palavras com foco em PNL:

Ás vezes, ao pedir algo a alguém falamos: “me dá isso”. A pessoa pode simplesmente dizer não, certo?

Sempre que possível, utilize expressões como: “você consegue fazer isso para mim”.

Agora, ao invés de pedir você está desafiando a pessoa se ela consegue ou não. 😉

Outra dica é adicionar a expressão “fico imaginando”.

Ao dizer isso, você sugere que a pessoa faça algo, mas sua pergunta não soa como um pedido.

Resumo – sistemas representacionais: perfil auditivo

O Sistema Representacional nada mais é do que os diferentes canais pelos quais nós representamos informações, usando nossos sentidos. Dentro da PNL, os sistemas representacionais são estudados com maior profundidade.

O perfil Visual é o sistema representacional ligado a VISÃO.

Quando seu cliente é Visual, ele está prestando atenção às palavras relacionadas ao que ele consegue enxergar.

Então a pessoa de perfil visual representa e armazena histórias que ouve e as experiências que tem com uma predominância de imagens e cenas.

Para identificar um cliente com perfil predominantemente Visual, veja se a fala é mais acelerada e se você percebe a preferência por ver ou assistir os materiais da sua empresa.

Além disso, clientes visuais geralmente olham para cima, uma vez que imaginam e visualizam muito. Você consegue identificar também pela postura, quando você eleva a cabeça os ombros vão para trás, deixando sua postura mais reta.

Se você tem interesse em se aprofundar no estudo da PNL, recomendamos os seguintes artigos:

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