Feira de negócios são excelentes oportunidades de conhecer outros fornecedores, ficar por dentro das novidades de um determinado setor, fazer contatos e, talvez o mais importante, captar novos clientes. Vender em feira de negócios vale a pena! 😉
E para entrar neste mundo de feira de negócios não é preciso ser um profissional de marketing, mas é preciso tomar alguns cuidados.
O blog Super Vendedores apresenta neste post algumas dicas para vender em feiras. Confira!!
Dica 1 – Escolha bem o local na feira de negócios
Levante todas as informações, documentações e regras da feira da qual você pretende participar e escolha bem o local ideal para sua exposição.
Você pode contratar um stand montado. 😀
Neste caso, a estrutura já vem pronta e a decoração, a ambientação e a organização interna ficam a cargo do expositor.
Também é possível alugar um espaço para instalar seu stand.
Nesse caso, os locais costumam ser bem maiores, o que torna o custo maior também.
Se o seu investimento for pequeno, é possível contratar espaços bem menores, com mesas e cadeiras apenas.
Apesar de mais modesta, essa opção também pode render bons negócios.
Dica 2 – Deixe seu stand atraente
Um stand incrível, é lógico, chama mais atenção.
Se for possível, contrate um decorador para o trabalho.
Tente expor tudo o que você tem de melhor para oferecer aos clientes, saia do lugar comum e mostre elementos que são realmente seus diferenciais competitivos.
A qualidade do seu produto deve ficar bem clara.
Pense ainda em investir em tecnologia. Vídeos e fotos em 360° podem ser a chave na busca pela atenção dos visitantes da feira.
Dica 3 – Separe materiais de divulgação
Deixe à mostra em seu stand todo o seu material gráfico.
Folders, panfletos, cartões de visita, são o elo entre o visitante e o expositor.
Coloque todos os seus contatos (é óbvio) neste material gráfico.
Dica 4 – Prepare uma ótima e exclusiva ação promocional
Use a criatividade para vender mais e aproveite a feira para captar o máximo possível de clientes.
Avalie o quanto você pode abrir mão da sua margem de lucros e use a feira como um “canhão de divulgação”.
Uma boa e exclusiva promoção chama atenção e pode ser um diferencial decisivo entre você e os demais expositores da feira.
Além disso, não deixe as redes sociais de lado!
Divulgue aos seus seguidores que você fará algo diferente. Tecnologia em vendas pode ajudar e muito nesta divulgação.
Dica 5 – Defina objetivos e metas
Você pode estar fazendo alguns sacrifícios ao participar da feira, por isso, defina objetivos e metas claros para esta experiência.
Se você é líder de um time de vendedores, seus melhores profissionais têm que estar prontos para vender em feiras.
Dica 6 – Faça uso de gatilhos mentais
Gatilhos mentais são excelentes artifícios de persuasão e devem estar presentes em seu stand.
Eles são diretrizes que orientam as nossas decisões. Mais explicitamente, o cliente precisa entender que o seu produto é seguro, que ele não pode perder a oportunidade que está sendo apresentada, que o produto trará satisfação.
É importante que ele entenda rapidamente porque seu produto é bom para ele.
Use as nossas dicas de vendas e faça bons negócios!
Até a próxima! 😀