Vendas

Dicas de Vendas: 5 formas de Aumentar suas Vendas e Bater Suas Metas.

Leandro Munhoz Moreira
Escrito por Leandro Munhoz Moreira em 14 de março de 2018
Dicas de Vendas: 5 formas de Aumentar suas Vendas e Bater Suas Metas.
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Vender não é uma ciência exata, a mesma técnica usada para atingir um cliente não necessariamente funcionará em um outro processo de venda.

É preciso conhecer variadas técnicas para serem usadas com os mais diferentes clientes.

No entanto, existem algumas dicas de vendas que podem te auxiliar na busca por bater metas.

O Blog Supervendedores elencou cinco dicas de vendas para auxiliar a efetuar as suas vendas.

Neste artigo também vamos falar sobre redes sociais e análise 360º da empresa e do cliente.

Confira as dicas de vendas que podem mostrar um pouco sobre como ser um bom vendedor:

Dica 1 – Conheça os problemas de seus clientes

O seu foco na argumentação em busca de concluir o processo de vender e comprar deve ser sempre o seu cliente.

Quem é ele? Quais os problemas inerentes ao negócio dele?

Como você pode ajudar a solucionar estes produtos.

Não tente “empurrar” produtos e serviços que não vão auxiliar nas soluções de problemas.

Se você fizer isso, pode até concluir uma venda, mas não conseguirá fazê-lo novamente.

Aprender a vender passa necessariamente por entender o seu cliente.

Passo 2 – Crie reputação, ganhe confiança

Na área de vendas, reputação é fundamental.

Procure ser alguém que tenha soluções e desta forma você vai ser encarado como um parceiro de negócio e não como alguém que quer “tirar o dinheiro” do cliente.

O boca-a-boca funciona muito nesta área e o cliente pode fazer recomendações para que parceiros de negócios dele se tornem também seus clientes.

dicas de vendas

Passo 3 – Planeje, planeje e planeje

Planejar é preciso! Otimizar seu tempo é uma das chaves para que você consiga bater as suas metas.

Pense em quais são os melhores dias para encontrar o seu cliente com dinheiro no bolso.

Procure saber quais são as pessoas chave que devem ser procuradas, qual é o dia a dia de cada cliente.

Antecipe-se em saber quando essas pessoas entram em férias.

Sair de casa e não encontrar o seu cliente é tempo desperdiçado e que você não irá recuperar na sua missão de venda de produtos.

Passo 4 – Tenha criatividade para vender

Seu produto é bom e você já tem uma cartela de clientes estabelecida. Ótimo, mas dá para pensar além!

A pergunta é: será que há nichos de demanda que você ainda não identificou? Use a criatividade, procure enxergar no mercado novas possibilidades de venda.

Um exemplo pode estar em cooperativas, nas quais você pode atingir vários clientes com uma só visita.

Potencializar, com criatividade, o seu processo de vendas é uma excelente ideia.

dicas de vendas

Passo 5 – Conecte-se!

As redes sociais são uma realidade hoje em dia.

Expor o seu produto nelas é um passo decisivo no processo de vendas.

Mas como vender no Facebook? Como vender no Instagram? Como vender no Whatsapp?

Encontrar estas respostas certamente vai aumentar o seu alcance.

As redes sociais podem fazer com que os possíveis clientes busquem por você. Mas atenção!

Existem técnicas e macetes em cada uma das redes sociais que devem ser respeitadas.

É sempre interessante procurar um especialista para que ele dê ideias de como se conectar de maneira inteligente. Tecnologia em vendas tem tudo a ver!

Dica extra: Como usar as redes sociais como ferramenta de venda?

A grande vantagem delas é que você cria um canal de comunicação direto com o cliente, afinal, criar conexões é o que as redes sociais fazem muito bem.

Para que essa comunicação seja efetiva, é necessário um trabalho de gestão inteligente das suas redes.

Em primeiro lugar, escolha bem as redes em que você pretende atuar e conheça as peculiaridades dela.

Cada uma tem uma característica bem distinta. No Facebook, por exemplo, você pode aliar de forma mais prática textos e imagens e tem um público bem amplo. Já o Instagram é usado de forma mais gráfica, as fotos funcionam muito bem, mas pedem textos bem mais concisos.

Outra dica importante: a comunicação deve ser efetiva, um caminho de duas mãos.

De nada adianta se posicionar bem em uma rede social mas não responder as dúvidas que aparecem por lá. Potenciais clientes, após não receberem respostas, podem se decepcionar e procurar um concorrente.

Crie valor para a sua rede social. Ele deve ter conteúdos relevantes para o seu público alvo.

Ninguém quer apenas receber ofertas em seu celular, por exemplo. Além das ofertas, você pode postar curiosidades e novas utilidades para o produto que você vende ou ainda para a área de conhecimento a qual ele está associado.

Por exemplo: se você vende martelos, pode falar mais sobre a marcenaria, técnicas de trabalho, diferenças entre os modelos e para quais profissionais cada um é mais adequado.

Faça com que a sua rede social leve conhecimento ao público que você pretende atingir

Dica extra 2: Análise 360 graus

Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae, a falta de planejamento é responsável pelo fechamento de 25% das empresas no Brasil.

Dá para perceber a importância deste item dentro do mercado.

Vender, assim como administrar uma empresa, tem no planejamento uma das etapas mais importantes.

E uma ferramenta para se buscar o planejamento é a análise 360 graus. Vamos entender como é e como funciona esta poderosa ferramenta:

Na avaliação 360 graus, conhecida também como Feedback 360 Graus, Feedback com Múltiplas Fontes, e Avaliação Multivisão, o colaborador recebe feedbacks simultâneos de diversas fontes ao seu redor (daí o nome 360 graus).

Ele pode ser avaliado por seus pares de trabalho, superiores, subordinados, clientes internos e externos.

A partir desta análise, você pode entender melhor os seus pontos fortes e, desta forma, melhorá-los.

Mais do que isso, a análise permite que vejamos quais são os nossos pontos fracos e, da mesma forma, fortalecê-los.

Boas empresas de consultoria podem auxiliar qualquer profissional a desenvolver a avaliação 360°, mas você também pode buscar sites especializados, que lhe fornecerão um questionário para realizar a avaliação.

O mais importante no momento de responder é ter toda a franqueza.

Ninguém gosta de expor (ainda que para si mesmo) as fraquezas.

No entanto, conseguir enxergar quais são as nossas características que podem ser melhoradas é um passo decisivo para o sucesso.

Gostou deste artigo? Siga navegando no nosso blog para muito mais dicas de vendas.

Até a próxima!!!

E ae? Terminou a leitura? ;)

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