Está atrás de oportunidades de emprego e tem afinidade com a área de vendas? Considere então se colocar no mercado como representante comercial!
Mas antes de mais nada, o blog Supervendedores vai explicar o que significa ser um representante comercial e quais os requisitos básicos para entrar nesta carreira.
Qual é o primeiro passo?
Ser um representante comercial (produtos e/ou serviços) significa que você realizará vendas externas de uma determinada empresa para lojistas e varejistas, sem ter vínculo empregatício.
O representante comercial é um profissional autônomo e é pago por meio de comissões.
Você precisa entender que ser um representante comercial exige uma série de habilidades.
É necessário um excelente poder de comunicação, transmitir confiança para o cliente, ter ótima organização e planejamento e ainda capacidade de fazer boas negociações.
Claro que todas essas habilidades dependem, e muito, de paciência e persistência, características que devem ser exploradas pelo representante comercial.
Além disso, é um trabalho que exige muito profissionalismo, afinal você estará lidando com o nome de uma empresa para fornecer produtos e serviços para clientes.
Quais são os requisitos básicos?
Um representante comercial não é contratado pela CLT. Como já dissemos, trata-se de um profissional autônomo, cuja atividade é regulamentada pela Lei 4.886/65, e alterada pela Lei 8.420/92.
Para exercer a profissão, pessoas físicas ou jurídicas precisam ser registradas junto ao Conselho Regional de Representação Comercial (CORE) do estado em que exercem a atividade.
É sempre necessário um contrato com as definições das atividades do representante comercial junto a empresa que ele representa.
Ele deve definir a forma como serão pagas as comissões, a área de atuação, a exclusividade ou não de atendimento à região, entre outros itens.
Os detalhes da relação entre representante e empresa devem estar bem claros no contrato.
Oportunidades de emprego como representante comercial
Se você tem o perfil correto e está de acordo com a forma de trabalhar, é hora de buscar uma empresa para representar.
Uma boa maneira é se inscrever em sites de vagas e oportunidades de emprego para representantes comerciais (capriche no currículo!).
Empregos e vagas para vendedores inexperientes podem ser uma realidade nestes sites.
Paralelamente a isso, faça contatos, converse com amigos e crie muitos relacionamentos que podem abrir portas para futuras vendas.
Início do trabalho
Ao encontrar a empresa para a qual você vai prestar serviços, alguns passos são de extrema importância antes de iniciar o processo de vendas.
O primeiro deles é conhecer profundamente esta empresa, uma vez que você a irá representar junto a lojistas e varejistas.
Por isso, é preciso conhecer sua história, seus planejamentos futuros, seus valores e sua forma de atuação no mercado.
É claro que você também precisa ser um profundo conhecedor do produto também. Então, é preciso entender todos os seus aspectos, diferenciais e os valores que serão agregados para o cliente.
Saiba muito mais
Veja muitas outras dicas sobre oportunidade de emprego aqui no blog SuperVendedores. E, veja ainda o que as empresas procuram nos candidatos.
Até a próxima!