Pós-venda pode ser definida como uma (ou várias) ações que o vendedor e a empresa podem executar após o cliente realizar uma compra!
Nós vendedores sabemos que um pós-venda campeão garante futuras vendas, certo?
Mas… Como fazer? Se utilizarmos algumas técnicas de vendas para fidelizar nossos clientes (principalmente os que compram pela primeira vez) e focarmos no relacionamento, temos um aumento em nossa base de clientes para futuras vendas, sem contar as indicações que vamos receber!
No artigo e no VÍDEO de hoje vamos abordar 7 Dicas de Como Fazer um Pós-Venda Campeão e Vender Mais! Espero que você goste! 😀
O Que é Pós-venda CAMPEÃO?
Você já comprou algum produto ou serviço e saiu com a sensação de não ter 100% de certeza quanto a sua decisão?
Um pós-venda campeão é justamente as atitudes que o vendedor terá a partir do momento em que o pedido de vendas está FECHADO!
Garantir que o cliente tenha plena certeza que fez a escolha certa é a melhor forma de se fazer um pós-venda que resulte no relacionamento de longo prazo e, claro, novos pedidos!
Como fazer um Pós-Venda e Vender Mais!
Conforme apresentado no vídeo acima, um pós-venda campeão passa por 7 etapas fundamentais para garantir que seu cliente fique satisfeito e que lembre de você sempre que precisar de novos produtos ou serviços. Vamos a eles:
1. Agradeça a Compra e a Preferência
Quando estamos comprando algo, temos a plena convicção que estamos fazendo um bom negócio.
No momento do fechamento da venda, AGRADEÇA o cliente pela compra e também pela preferência.
2. Reforce que essa é a MELHOR Decisão
Para diminuir a dissonância cognitiva, ou seja, a sensação de arrependimento, é fundamental que você mostre para o cliente que ele fez um EXCELENTE NEGÓCIO, reforçando a impressão dele sobre você e sua empresa.
Essa técnica vem justamente após agradecer a compra e deve ser aplicada SEMPRE com frases positivas!
Alguns exemplos são:
- Tenho certeza que você fez um excelente negócio, pois vai economizar tempo e dinheiro com nosso produto!
- Fique tranquilo! Sua escolha é a melhor para sua empresa e tenho certeza que você vai ficar plenamente satisfeito com nosso serviço!
- Parabéns pela excelente escolha! Esse produto vai agregar muito valor a sua vida e aos seus negócios!
3. Esteja Sempre Disponível para o Cliente
É muito comum, após a compra de um produto ou serviço de maior valor agregado, que o cliente tenha dúvidas em relação ao funcionamento do produto ou desenvolvimento do serviço contratado.
É muito importante que você esteja disponível para atender seu novo cliente. Isso aumentará o grau de confiança e credibilidade entre vocês!
4. Mantenha Contato com o Novo Cliente
Como sua nova venda foi originada de um novo cliente, é fundamental que você mantenha contato com ele.
Caso seja um serviço, certifique-se de que TUDO seja executado conforme o combinado no momento do fechamento da venda.
Caso exista algum problema, IMEDIATAMENTE entre em contato com seu cliente e informe o ocorrido, bem como os procedimentos que você está adotando para solucionar o problema.
Nessa etapa, a PROATIVIDADE é fundamental para garantir a plena satisfação do cliente.
5. Assuntos Internos a Empresa, são dá empresa!
Se você está passando alguma dificuldade com relação a entrega do produto ou o desenvolvimento do serviço, NÃO culpe um departamento ou mesmo um colega de trabalho.
Os problemas que sua empresa possui NÃO devem ser passados ao cliente. Aja com extrema sinceridade e busque a solução!
6. Antecipe-se e Surpreenda!
O produto foi comprado e entregue ao cliente?
Marque na sua agenda uma data, que pode variar de 7 a 30 dias (conforme seu mercado) para entrar em contato com seu novo cliente e perguntar novamente se está tudo certo com o produto, se ele tem alguma dúvida ou se o serviço foi executado conforme combinado.
Aqui abre-se uma grande oportunidade para você oferecer novos produtos que estejam em sinergia com o que o cliente comprou.
Um pós-venda campeão é aquele que gera novas oportunidades de VENDAS! Aproveite!
7. Utilize a tecnologia ao seu favor
Passado as etapas anteriores, cadastre seu cliente em um mailing e mantenha contato com ele, assim como você deve manter contato com seus demais clientes.
Envie novidades sobre o seu mercado, lançamentos de produtos, nova oportunidade de venda, e sempre deixe claro que está à disposição para esclarecimentos ou eventuais necessidades.
O uso do email-marketing em Vendas ou da comunicação por mídias sociais deve ser feita de forma consciente, ou seja, sempre informando algo relevante, porém sem ser intrusivo.
Essa é a fórmula do RELACIONAMENTO e o segredo para gerar NOVAS VENDAS!
Esperamos ter ajudado você a tornar-se um profissional ainda melhor! Por favor, deixe seu comentário e não esqueça de COMPARTILHAR nas redes sociais!
Um abraço, boas vendas e muito, mais muito SUCESSO!