PAPO DE VENDEDOR | EPISÓDIO #17

Inteligência Comercial aplicado à Prospecção e Vendas

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Já vimos que o processo de vendas envolve muitas etapas e faz uso de diversas tecnologias. 

Uma rotina comercial eficiente depende de dados e informações coerentes, para alimentar o time e direcionar as atividades.

A prospecção se encontra no topo do funil, onde todo o ciclo de vendas começa, e, portanto, aplicar a inteligência comercial nessa etapa é fundamental. Mas como executar essa operação dentro das empresas? Quantas ferramentas estão disponíveis para realizá-la? 

Nossa convidada é a Larissa Machado, ela já atuou como Gerente de Comunidade na Reev (Plataforma de Treinamento e Software em Vendas) e também foi host do podcast Salesheroes.

Inteligência Comercial

Larissa Machado descreve a Inteligência Comercial como um processo voltado para a eficiência do seu time de vendas. 

Ela pode ser dividida em 3 etapas:

1) Inteligência de Mercado

Um time deve saber o cenário que ele atua, como a sua empresa está posicionada nesse mercado e como você pode atuar dentro dele.

Nem todas as empresas conseguem responder a essas perguntas e isso é um problema:

Qual o meu perfil de cliente? Esse mercado é competitivo? Quais são as características dele?

Todas essas respostas fazem parte do universo de mercado.

2) Levantamento de Contatos

Após a compreensão de todo o sistema de mercado, o time pode correr atrás do perfil ideal de cliente:

Quem eu quero atender? Onde estão essas pessoas que se encaixam na solução que eu ofereço? Essas informações também são fundamentais.

3) Análise de Dados

A análise de dados não será uma etapa necessariamente posterior, ela aparece nas duas etapas anteriores, fornecendo as informações principais que vão conduzir aos cenários de mercado e perfil de cliente.

Basicamente é uma forma de a empresa compreender quem ela é, onde se encontra e como ela pode alcançar o perfil ideal.

A eficiência depende da capacidade de direcionar os esforços aos clientes certos.

Smart Leads

O termo “smart leads”, ou, leads inteligentes, são aqueles perfis que apresentam todos os requisitos do cliente que a empresa procura. A partir desse ponto, é possível começar a construção da lista ideal. 

Os smart leads são oportunidades que estão em sintonia com o que a equipe pode entregar e oferecer.

Nutrindo o Time

A melhor forma de preparar uma equipe e instruí-la no processo comercial é nutrindo-a de dados, e dados corretos. O trabalho de inteligência é coletar os dados ideais e fornecer toda informação essencial para as operações em vendas.

Não é possível alcançar a produtividade se a linha de frente realizar as etapas despreparada. No entanto, Larissa ressalta que essa coleta de dados e análise não substitui a técnica e o preparo operacional da equipe.

Leads Frios e Quentes

O smart lead identificado pela coleta de dados pode ser frio ou quente. Quando ele possui uma experiência prévia da empresa, já está quente e, portanto, pronto para buscar uma solução, e a equipe poderá contatá-lo com mais facilidade na abordagem.

Já o lead frio é o mais provável de integrar a lista de smart leads, pois a quantidade de clientes que não conhecem a sua solução é muito maior.

Os leads quentes vêm por Inbound Marketing, foram atraídos através de conteúdos relevantes. Os leads frios são aqueles que serão direcionados para a estratégia de Outbound Marketing, requerendo uma abordagem inicial mais efetiva.

Cruzando Informações

Leandro Munhoz questiona se através dessa coleta e análise de dados, é possível cruzar as informações que conectam os leads aos problemas mais urgentes e específicos, segmentando qual seria o produto ideal para um cliente particular.

Larissa Machado confirma que os resultados dependem completamente desse cruzamento. Ela relembra uma analogia que descreve a diferença entre uma pesca de arpão e uma pesca com rede: 

  • A pesca com rede traz todos os tipos de peixes: grandes, pequenos, jovens, adultos;
  • Já a pesca realizada com arpão é a pesca certeira, onde se observa qual o melhor peixe e o melhor momento de atingi-lo; 

Análise Competitiva

Uma empresa deve responder se ela quer volume ou qualidade. Também considerar se o mercado em que atua é crescente, ainda que o ticket médio seja baixo (poder de compra do cliente). 

Se o mercado está estagnado, buscar volume não será produtivo. É importante equilibrar todos esses fatores além de manter a qualidade da entrega.  

Como Encontrar Smart Leads

A melhor lista depende da utilização das ferramentas certas. Larissa sugere que essas ferramentas podem variar, de acordo com o momento da empresa e com as mudanças da tecnologia.

As ferramentas de captação de contatos são essenciais, sendo importante usar mais de uma. As bases de contatos ficam desatualizadas com o tempo, portanto, variar é importante.

Ela mapeia alguns tipos de ferramentas existentes:

1) Base de dados

Ferramentas que fornecem uma base de dados são cruciais. Ela dá como exemplo o Linkedin. No entanto, deve-se atentar aos termos e condições de uso.

2) Levantamento de contatos

São ferramentas que abastecem os dados de contato. O perfil de cliente ideal pode orientar qual a melhor ferramenta. Se a empresa/cliente tiver uma presença digital, a ferramenta será uma, se o cliente for mais tradicional a ferramenta será outra.

3) Validação

Larissa destaca que é fundamental ferramentas que validam os contatos. Você não pode confiar completamente nos contatos que a ferramenta te entrega, isso pode gerar o retrabalho. Você acaba perdendo o tempo, mandando um email para um remetente que não existe.

4) Enriquecimento

Ferramentas de enriquecimento podem te dar informações sobre os clientes e podem gerar o real valor na entrega.

Depois de todas as ferramentas listadas é fundamental ter um processo de prospecção definido. 

Um processo de prospecção definido deve ser pautado em dois pilares:

  • Fluxo de cadência, que vai direcionar de que forma as ações podem ser realizadas;
  • Sales Engagement, é preciso engajar o vendedor e o lead ao longo de todo o funil.

 

Alguns exemplos de ferramentas que podem ser utilizadas: 

Snov.io, Apollo.io, Hunter, Find That Lead, são muito eficientes para pesquisa de leads e prospecção. Outras dicas de plataformas são a Econodata, Empresômetro e UpMap. Algumas delas podem ser usadas no modelo Free.

Quem Pode Exercer a Função de IC

Daniel Mestre ressalta que o perfil que vai analisar e coletar os dados é muito mais analítico, e, portanto, bem diferente de um SDR ou Closer no processo. 

SDR (Sales Development Representative, Representante de Desenvolvimento de vendas, tambem conhecido como pré-vendas) e Closer (Vendedores que fecham as vendas já qualificadas pelos SDR’s).

Confirna nosso conteúdo sobre os diferentes perfis de vendedores, na trilha de episódios sobre Recrutamento & Seleção!

Qual será então a melhor forma de segmentar o time?

A Larissa sugere seguir dois passos antes de definir:

1) Quanto de análise é preciso?

Um mercado com muitos concorrentes exige uma atualização constante dos dados e as mudanças precisam ser rápidas. Nesse caso, quando houver a necessidade de muita análise, deverá haver uma divisão da equipe para não sobrecarregar o vendedor encarregado.

2) Quanto de volume preciso ter?

Nesse caso, se a resposta for alto volume, a geração de listas deve ocorrer de maneira fácil e rápida, sem muita análise. Então é possível direcionar essa função de coleta para um SDR.

A partir do momento que verifico nível de análise e quantidade de volume, eu posso definir a melhor estrutura e o perfil.

O Melhor Perfil

Uma das características para o perfil é ser analítico, como o Daniel mencionou, ou seja, saber realizar análises e organizar as informações. Organização também é importante.

Bem diferente dos vendedores, que costumam ter um perfil mais executivo que analítico, a função de analisar os dados demandará muito mais concentração do que execução e inteligência para cruzar as informações corretamente.

Comunicação entre as Funções

Para equilibrar a sintonia é essencial que os SDR’s levem o feedback ao profissional de inteligência. Desse modo, é possível confirmar se está havendo conexão, se o volume de leads é suficiente e se eles estão dentro do ICP (Ideal Customer Profile – Perfil de Cliente Ideal).

A Inteligência Comercial vem antes do processo de prospecção, que será realizada pelo SDR, facilitando a etapa final que é a do Closer.

O Closer terá a possibilidade de fechar o negócio com mais rapidez, devido ao processo de análise realizado pela IC. Ao final, a afinidade dos times resultará em eficiência e produtividade.

Coloque em Prática

Vimos como a aplicação da IC pode favorecer o processo de vendas, o que são smart leads e como é possível nutrir o time com eles. Listamos dicas de ferramentas e quais são os melhores perfis para realizar as tarefas de coleta e análise. 

Como é possível alcançar resultados em um cenário imprevisível como esse? 

A única fórmula é buscar as ferramentas certas e as metodologias adequadas. Com as soluções de inteligência, aplicadas à prospecção, as etapas finais de negociação e fechamento ficarão muito mais eficientes e otimizadas. Confira mais temas e conteúdos no Papo de Vendedor.        

 

E agora? Você está pronto para implementar a IC na sua empresa? Já utilizou alguma das ferramentas citadas pela Larissa? Conte pra gente!! 

O Super Vendedores realiza consultorias para empresas (B2B) e treinamentos em vendas para vendedores! Entre em contato conosco para entender como podemos trabalhar juntos.

Conheça o convidado(a)

Larissa Machado

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