PAPO DE VENDEDOR | EPISÓDIO #28

LinkedIn – Guia Avançado para Alavancar seu Perfil!

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Olá Super vendedores e Super vendedoras, tudo bem?

Você sabe porque o LinkedIn é tão utilizado por profissionais de diversas áreas?

Profissionais de vendas têm a possibilidade de desenvolver relacionamentos de longo prazo e se conectar com clientes e compradores de diversos segmentos. 

Mas será que os usuários utilizam a plataforma do jeito certo? 

Nosso convidado irá indicar muitas dicas para quem quer ter um LinkedIn de alto nível. 

Como realizar as postagens? Como editar o resumo, foto e outros detalhes profissionais? 

Será que é razoável o usuário utilizar essa rede da mesma forma que o Facebook ou Instagram?

Nosso convidado especial é Roberto Vazquez. Ele é Administrador de Empresas, especialista em venda consultiva e pós-venda B2B, e, desde 2014, orienta pessoas e empresas no uso do LinkedIn!!!

Confira!

Por que o LinkedIn é Importante?

Para o Roberto Vasquez, o LinkedIn é relacionamento e, através do relacionamento, vem as oportunidades! 

Para vendedores é fundamental, porque você conhece clientes e consumidores em um relacionamento mais profissional!

Leandro Munhoz exemplifica a importância da plataforma. Atualmente, qualquer profissional que você admira e acompanha pode ser contatado através das suas redes sociais, no entanto, por meio do LinkedIn, é possível acompanhar o histórico profissional dessa referência e, ao mesmo tempo, descobrir como ele ou ela se desenvolveu na carreira e o que compartilha na área de atuação.

Como Usar Essa Rede Social

Por ser uma rede social profissional, é importante perguntar “Como eu me vendo?”, “Como eu me apresento?”, havendo sempre uma coerência entre a foto e a área de atuação. 

Depois vem a headline. Uma boa headline para compor a área profissional e os interesses envolvidos nessa área é fundamental. 

Por último, o usuário tem que saber escrever um bom resumo.

Roberto ressalta que deve haver síntese. Normalmente, muitas pessoas escrevem a carreira inteira no resumo sem necessidade, apenas empresa e cargo são suficientes, e o algo mais que considere importante.

Configurando o Perfil

Sob o nome do usuário, o Highlight, o profissional pode escrever o que entrega de principal, como no caso de alguma especialização ou funções específicas (especialista em vendas, em atendimento ao cliente ou o segmento etc.)

De acordo com o Roberto, toda vez que você agrega uma função nova na empresa, você pode atualizar a headline e não é preciso repetir uma função que realizou em várias empresas diferentes.

Daniel Mestre relembra que, se a pessoa foi vendedora em várias empresas diferentes, ela não precisa repetir essa informação, basta enfatizar para quais tipos de clientes vendia, o que vendia, se chegou a grandes resultados, metas e prêmios etc.

Detalhes Importantes

Uma informação importante é que o usuário nunca pode colocar valores, que são itens sensíveis e se referem a empresa.

Você pode inserir esses dados no currículo, mas não em rede social!

Usar palavras chaves é fundamental, porque os recrutadores buscam profissionais por palavras específicas, uma palavra que corresponde a uma função, um setor, uma ferramenta, qualquer coisa que se relaciona com a área em questão.

Frequência de Uso

Daniel Mestre recorda que a maioria dos profissionais usam o LinkedIn para procurar vagas, e também não costumam realizar postagens e nem colocar dados de contato.

Mas um bom perfil, que gosta de representar a empresa que trabalha e se mantém engajado, terá muito mais chance de chamar a atenção do que outros perfis.   

Há casos em que as pessoas procuram vagas mas se esquecem de manter as notificações. Outras pessoas nem realizam o download do aplicativo, dificultando a observação e as respostas das mensagens quando aparecem.

Leandro destaca que, se a rede é de relacionamento, os dados de contato e foto de perfil são importantes, para haver uma identificação de quem é a pessoa e em qual carreira e segmento ela está inserida!

Sem esses detalhes não há a possibilidade de realizar um networking!

Pecados Capitais

Roberto Vazquez reforça alguns pontos chaves. 

Primeiro ele pontua que a visualização ou personalização de convites pode ser diferente na versão desktop e na do celular.

Ele dá como dica o pitch de elevador!

Realizar o pitch de elevador é ter a capacidade de dizer, em poucas palavras, quem você é, o que você faz e o que você quer do seu investidor.

Após o pitch ser realizado e o convite ser aceito, você não deve partir pra cima, dizendo o que vende e mostrando o catálogo etc. Para o Roberto, isso é um tiro no pé!

Cultivar o relacionamento é fundamental. 

Além de agradecer pelo convite, é importante você mostrar o que tem feito, perguntar sobre o segmento que a pessoa atua, sobre as perspectivas de mercado e desenvolver um assunto de parceria saudável. 

Jogue o protagonismo para o outro e dê atenção!!! 

Impactos de uma Boa Publicação

Uma boa publicação sempre gera bons resultados. Não será de imediato, mas de médio e longo prazo, com certeza. 

Demonstrar grandes resultados e celebrações são importantes, isso irá atrair potenciais contratantes. 

Saiba dar um enfoque sempre na sua entrega, evitando comentários desnecessários relacionados a polêmicas e assuntos que, a longo prazo, serão irrelevantes.

1-) Hashtags

No LinkedIn, as hashtags também são diferentes, elas servem para criar comunidades. As pessoas podem seguir hashtags como se fossem comunidades, sempre relacionadas a assuntos específicos, os quais você tem um conhecimento diferenciado. 

2-) Postagens

Tornar as postagens um hábito é fundamental, mantendo uma consistência de longo prazo. 

De acordo com Leandro, as postagens no LinkedIn devem ser mais estruturadas, com foco profissional e assuntos relevantes.

3-) Quem Eu Devo Seguir

Daniel Mestre indica que, se o foco não for a carreira, tudo bem seguir recrutadores de diferentes empresas, mas, se a ideia é o desenvolvimento de relacionamentos, você pode se conectar com compradores, possíveis influenciadores de compra, usuários do seu serviço e etc.

O objetivo deve ser sempre de longa duração.

O relacionamento deve ser o foco principal, e não uma plataforma de vendas ou de emprego.

Leandro resume que o melhor impacto é ser interessante sem ser interesseiro!!!

Grupos na Plataforma

Seguir os pares e acompanhar os temas relacionados que estão em discussão serão muito produtivos. Da mesma forma, seguir concorrentes também te ajuda a realizar o benchmarking.

Para o Roberto, fazer parte de grupos dos seus clientes é vital.

Fazer parte de grupos de segmentos industriais ou outras áreas que possuem uma entrega de alta especificidade contribui para a sua visão de mercado, pois os seguidores podem declarar, em postagens, as necessidades específicas, facilitando a sua percepção do cliente e, também, conduzindo a uma possível conexão dessa necessidade com um solucionador conhecido.

Grupos e Reputação

Um relacionamento que é desenvolvido na plataforma, colabora para a construção de reputação. Ele cita, como exemplo, o funcionamento dos fóruns de discussão, onde usuários especialistas em algum assunto ajudavam diversas pessoas a responder perguntas variadas. 

Roberto conclui que esse exemplo nada mais é do que realizar um bom atendimento, uma boa abordagem e conseguir a proeza de ser relembrado!

Confira o nosso conteúdo sobre “Social Selling, Como Aumentar as Vendas através do LinkedIn“.

Pergunta final – O que o Roberto falaria para ele se pudesse voltar no tempo?

O Roberto aconselharia o jovem a aprender a digerir sapos! Porque engolir ele já será obrigado, mas nem sempre será bem digerido!

O LinkedIn é uma rede social muito interessante para networking, para realizar pesquisas e criar grandes relacionamentos, mas, para alcançar essa eficiência, é fundamental utilizá-la da forma certa, com consistência e honestidade!

 

Gostou de conhecer mais sobre como os profissionais de vendas podem utilizar a rede? Comente e compartilhe!!

O Super Vendedores realiza consultorias para empresas (B2B) e treinamentos em vendas para vendedores! Entre em contato conosco para entender como podemos trabalhar juntos.

Conheça o convidado(a)

Roberto Vazquez
    Programa de Aceleração - Super Vendedores
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