Assim que um vendedor torna-se um líder em vendas, seja um coordenador ou gerente de vendas, é imprescindível que esse profissional estude técnicas de liderança. Um dos livros mais vendidos no mundo é, sem dúvida, o livro O Monge e Executivo do autor James Hunter.
O livro ensina as técnicas da liderança servidora e o mais fantástico é que o ensinamento é através de uma história empolgante e viciante. Recentemente pude assistir a peça teatral O Monge e o Executivo, no teatro Juca Chaves em São Paulo.
Neste artigo, vamos falar justamente disso.
Livro – O Monge e o Executivo:
O livro “O Monge e o Executivo” é uma história sobre a essência da liderança. James Hunter utiliza uma empolgante e envolvente história para que os leitores tenham uma visão humanizada de como deve ser o relacionamento pessoal nas organizações, com foco no quesito LIDERANÇA.
Toda história ocorre em um mosteiro, onde os frades possuem o mesmo status, ou seja, ninguém é melhor ou pior que ninguém. Além disso, existe uma preocupação de todos com o cumprimento formal das ordens, principalmente com relação aos horários.
O livro O Monge e o Executivo revela uma empolgante lição de liderança, pois ensina que a liderança servidora está diretamente relacionada ao amor com o seu próximo (sua equipe). Dessa forma, o autor cita características que devemos trabalhar para satisfazer mutuamente nossa equipe:
- Paciência – mostrar auto controle
- Bondade – conceder atenção, apreciar e incentivar sua equipe
- Humildade – ser autêntico, sem pretensão ou arrogância
- Respeito – tratar sua equipe como pessoas importantes, independe da posição que ocupe
- Abnegação – satisfazer as necessidades dos membros da equipe
- Perdão – desistir do ressentimento quando prejudicado
- Honestidade – ser livre de engano e julgamentos precipitados
- Compromisso – sustentar suas escolhas
A força de vontade para aplicar os quesitos acima é fundamental para todas as pessoas, porque NÃO é fácil executar essa missão e com certeza sua equipe de vendas vai estranhar sua mudança de comportamento.
Ser um líder servidor é, acima de tudo, colocar-se no lugar do seu subordinado e entender como ele gostaria de ser tratado. Para finalizar o livro, o autor reforça que a recompensa que o líder alcançará aplicando esses princípios será a satisfação e a dedicação mútua de todos os membros da sua equipe.
Porque assistir a Peça de Teatro O Monge e o Executivo:
A peça de teatro o Monge e o Executivo já foi assistida por mais de 35.000 pessoas e este espetáculo foi autorizado pessoalmente pelo escritor James Hunter. Dessa forma, o conteúdo da peça é extremamente fiel ao conteúdo do livro, não deixando faltar nenhum dos ensinamentos fundamentais da liderança servidora!
Para os profissionais, como eu, que gostam de um bom programa cultural, vale a pena programar-se para ir ao teatro e assistir a esse espetáculo. Além disso, acredito que seja extremamente interessante você reunir sua equipe comercial e fazer um treinamento diferente do convencional, saindo um pouco do ambiente corporativo e indo ao teatro. Depois, basta fazer um bate-papo a respeito do que todos acharam da peça e coletar feedbacks!
DICA ESTRA: embora a peça seja FANTÁSTICA, ela NÃO substitui a leitura do livro. Dessa forma, minha dica é que tanto você como sua equipe leiam o livro antes de assistir a peça, para que o aprendizado seja ainda mais rico.
Um forte abraço, boas vendas e sucesso!