Como Liderar, Avançar e Crescer… Com crise, sem crise ou apesar dela!

Ao meu ver, as três maiores causas de “morte” das empresas são: falta de liderança, excesso de confiança nas tradições e coisas que deram certo no passado, e a incapacidade de se adaptar às mudanças. As empresas precisam constantemente se adaptar e se reinventar. Sempre existe uma grande ameaça, assim como uma enorme oportunidade a nossa frente. Ignorar as duas costuma ser fatal.

Não surpreende que a mudança seja um desafio para os líderes, pois tenho consciência que alterar o rumo de uma organização é complexo (principalmente para quem não tem liderança).

O problema ainda é agravado pelo fato de que as pessoas das quais você depende para executar a mudança – seus colaboradores – podem não entender por que precisam fazer as coisas de forma diferente. Como resultado, quando você mais precisa delas, elas tendem a se voltar contra você.

A meu ver as três maiores causas de “morte” das empresas são: a falta de liderança, o excesso de confiança nas tradições e coisas que deram certo no passado e a incapacidade de se adaptar às mudanças! Palestrante Paulo Silveira

E mesmo que as convença a seguí-lo, é necessário descobrir como mudar de maneira eficaz e em tempo real. Em outras palavras, você precisa se preparar para o futuro sem estragar o presente.

Não admira que mudar seja tão complicado e que tantos gerentes não estejam dispostos a assumir a tarefa, e que muitas empresas permitem que estes gerentes fiquem “aposentados” nos seus postos de trabalho!

O Resultado?

Empresas consagradas e até centenárias acabam sendo absorvidas por outras, ou simplesmente deixam de existir, pois quando se dão conta, já é tarde demais para tentar iniciar a mudança.

Se tradições e estratégias fossem para sempre...Seríamos escravos de Roma!

Nem todos os líderes são capacitados ou do bem. Por isso devemos substituí-los através de estratégias, trabalho inteligente e através da coesão da equipe, para que a cada ciclo de mudança sejamos cada vez melhores, mais felizes, equilibrados e mais produtivos.

Assim seremos exemplo para que a próxima geração que assumir nossos postos de trabalho hoje, seja melhor e mais justa que a nossa.

Deste momento em diante, descreverei o que se é exigido para Liderar, Avançar e Crescer… Com crise, sem crise ou apesar dela, pois no mercado competitivo de hoje, as empresas fazem de tudo para encontrar e manter funcionários mais competentes, e na maioria das vezes recorrem apenas a incentivos como gratificação, promoções vazias de significado e treinamentos condicionais para controle.

Mas enquanto elas não reconhecerem que os maiores responsáveis por atrair pessoas com força de vontade e também talentosas são os grandes gerentes, seus esforços continuarão errando o alvo. Os melhores gerentes do mundo são revolucionários.

Eles discordam do que diz o senso comum sobre gestão de pessoas. Não acreditam que basta dar um treinamento a um funcionário para que ele consiga alcançar a excelência.

Não ajudam subordinados a superarem pontos fracos, mas os incentivam a serem mestres no que fazem de melhor para que encontrem suas próprias aspirações, sua alegria de viver, e seu equilíbrio para serem felizes em sociedade. Inclusive desprezam o princípio de que devemos tratar os outros como gostaríamos de ser tratados, e descreverei a seguir o porquê.

Os melhores gerentes do mundo são revolucionários!

Chamo esse conjuntos de boas práticas e atitudes de criação de princípios do abecedário. Pois os vivo, aplico e os compartilho com todas as pessoas, empresas e grupos pessoais e virtuais que trabalho. Simbolicamente, com as letras geramos cultura, com esses princípios construiremos pessoas e países cada vez melhores.

AConsidere o trabalho uma fonte inesgotável de prazer – Não há mais possibilidade de viver vidas paralelas. Trabalhar para sobreviver e aposentar, para então viver e ter lazer!

Tenha a atitude de encontrar no trabalho a essência de crescer infinitamente, servindo a vida em todas as suas formas.

Felicidade e trabalho são fontes de criação e vida, e quando você entender que são indissociáveis, sua vida terá um significado profundo de valor, crescimento, riqueza, prosperidade, amor e paz interior.

 Tenha esperança e seja perseverante... Pois ambas as atitudes são necessárias!Tenha esperança e seja perseverante… Pois ambas as atitudes são necessárias!

O dicionário eletrônico Houaiss diz que a palavra esperança vem de «esperar + ança». Também do latim sperantia que num sentido passivo diz: esperança significa «sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja; confiança em coisa boa; fé (tb. us. no pl.)» e, em sentido figurado, «aquilo ou aquele de que se espera algo, em que se deposita a expectativa; promessa». Observação sem nada fazer! E algumas pessoas vivem só de esperança.

Prefiro então ser PERSEVERANTE – Do latim perseverantĭa, a PERSEVERANÇA é a ação e o efeito de perseverar através de convicção, ação, consistência e fé no trabalho inteligente e nas pessoas que o executam.

Este verbo diz respeito ao ato de se manter constante e firme ao longo de um projeto já iniciado, perante uma determinada atitude ou uma opinião, por mais adversas que possam ser as circunstâncias ou se os objetivos possam parecer difíceis de concretizar. Perseverar é também fazer algo por mais tempo até dar certo, onde a maioria desistiu.

Afirmo ainda que esses sentimentos tão valorosos são os que nos mantêm, o combustível da vida como mola evolutiva de crescimento e adaptação. Pois a superação e adaptação são regras universais à própria vida! Sendo ainda a primeira regra dos negócios: adapte-se, evolua ou se definhará e morrerá física, mental e empresarialmente.

CAcredite, respeite e fortaleça a Mulher em todos os âmbitos da sociedade! A Mulher nos torna homens porque são elas que têm o dom da vida, e desde a criação do mundo a Mulher pelo sopro de Deus nos traz à vida.

Quando nos criam nos trazem valores e princípios para a vida. Quando no papel de mães, irmãs, tias, amigas, avós ou comadres nos fazem crescer. E enquanto esposas nos trazem motivos para sermos melhores Homens e quem sabe ótimos pais criando nobreza e bens comuns a sociedade.

Por milhares de anos as Mulheres foram sacaneadas, destratadas, excluídas, assassinadas e controladas por “escrituras e leis” sem escrúpulos. Faço aqui um chamado de consciência para que a fusão das Mulheres aconteça de forma mais eficaz também no meio empresarial, pois tenho certeza que todos nós cresceremos muito em personalidade, família, ética e crescimento sustentável.

Acredite, respeite e fortaleça a Mulher em todos os âmbitos da sociedade! A Mulher nos torna homens porque são elas que têm o dom da vida, e desde a criação do mundo a Mulher pelo sopro de Deus nos traz à vida.

DTenha consciência das adversidades e seja intrépido! Tudo que é novo e traz mudança incomoda o medíocre e o acomodado, assim como ilumina a força de vontade e as melhores emoções de quem cria seu próprio futuro pessoal e de carreira.

Pois quando propomos algo novo, para alguns a desconfiança é naturalmente despertada, pois toda novidade traz perplexibilidade e conflitos muito antes da indagação, do trabalhar juntos ou até da admiração. Note que a maioria das pessoas que não gostam de mudanças, ou estão confortavelmente tendo vantagens sem nada fazer, ou são de alguma forma parasitas do meio pessoal ou empresarial, vivendo as custas do conhecimento, do trabalho e da força de vontade coletiva. Seja intrépido e continuará vivendo em paz e na certeza de crescer gradativamente.

ESeja competitivo – A competição é necessária para a nossa superação. Ela nos traz vida e boas causas para defender! Ser competitivo estimula a automotivação para vivermos, crescermos e evoluirmos e sermos melhores, mais criativos, mais vivos e mais otimistas.

Quando vejo um empresário ou alguém numa empresa que diz que “está bom assim” tenho certeza que ou o negócio ou autoestima estão “mortos”. A competição nos leva a ação e nos mantém “jovens”, independente da época que estivermos vivendo ou as respostas limite de nossos corpos!

Compartilhe seu melhor com o mundo, seja em trabalho voluntário, seja com doação de bens, seja por camaradagem!Compartilhe seu melhor com o mundo, seja em trabalho voluntário, seja com doação de bens, seja por camaradagem! Pois as pessoas sempre devem esperar aprender conosco e do nosso melhor, assim como devemos esperar o melhor dos outros e aprender com suas virtudes.

GBusque a essência da verdade em seu íntimo e nos seus exemplos! – Somos seres em evolução, e cada um dentro de seus valores e crenças aprenderam a sua “verdade”.

Então mostre a sua fé e a sua causa existencialista na construção de obras de valor, compartilhando palavras de valor, compartilhando atos e atitudes de valor. Pois tanto a verdade quanto o valor se mostrará em silêncio, no seu compartilhamento pessoal e profissional e principalmente na sua paz de espírito.

HTenha pleno conhecimento e entendimento de sua vida terrena, limitações de tempo para criar algo de valor. Viva diariamente com agradecimento, paz, intensidade e plenitude.
Pois a maioria das pessoa apenas existe! Construa algo de valor sabendo que sua experiência e vida valeu tanto a pena que outros funcionários, sócios ou empresários dêem continuação a seu legado.

E assim de alguma forma sua “vida se estenderá” além de seu sobrenome ou raíz primária. O tempo é o mesmo para todos nós, assim como o sopro da vida. O que desenvolvemos e como utilizamos nos traz bençãos ou fracassos. E dito isso ainda depende do seu ponto de vista. Pois como narra Friedrich Nietzsche:
“Não existem fatos, apenas interpretações”.

IEvite dentro da ética e das regras de seu convívio social e profissional as normas “burocráticas. Pois tanto a vida quanto a sociedade são organismos vivos em evolução.

Regras e normas normalmente são necessárias para pessoas de ética e atos questionáveis. Pessoas que fazem o certo e o justo não precisam ser observadas ou podadas porque elas são exemplo de confiança, capacidade, criatividade, lealdade, atitude, congruência, gratidão, discernimento, perseverança e respeito pelo meio ao qual está inserida.

JTransforme grupos em equipes, e depois forme pessoas melhores e mais capacitadas que você para que o mundo continue progredindo.

Trabalhe, exerça e desenvolva visão de crescimento presente e futuro. Todo o nosso potencial sem compartilhamento atrofia e morre! Quando você é o melhor naquilo que faz tem obrigação moral de compartilhar e formar outras pessoas para substituí-lo!

Pessoas desenvolvem processos e tecnologia, e por isso buscam líderes para se guiarem e empresas de ponta para crescerem.

Por que as pessoas deveriam ser lideradas por você? Você recebe pelo que entrega em termos de trabalho? Seu trabalho traz significado à sua família e sociedade?

KToda atitude e realização deverá estar acompanhada de um sorriso, pois o bom humor mantém o seu estado mental, físico e espiritual equilibrado.

Vender deve trazer FELICIDADE para o Profissional de Vendas!

LTenha uma cultura que ultrapasse as fronteiras do conhecimento e dos portões de sua empresa. Tudo que se constrói terá consequências globais mais cedo ou mais tarde.

Então é necessário que estejamos preparados para aprendermos como pessoas, executivos e empresários, que fazemos parte de uma cultura maior e, certamente, os elos de ligação com o mundo e sua empresa formarão laços muito consistentes, ecológicos e de desenvolvimento mútuo.

Pois todos os seres vivos estão integrados dentro da necessidade de um processo de desenvolvimento social e econômico sustentável e sustentado por trabalho inteligente e constante, preservando assim através de nós e no presente o mundo para as próximas gerações.

M

Tenha obsessão em fazer as coisas bem feitas com dedicação e QUALIDADE.

 

NTenha disciplina, coragem, ousadia, paciência, persistência e obstinação para vencer obstáculos e crescer diariamente. Compartilhar o seu melhor sempre exigirá resiliência, experiência e superação de dores mudas.

Pois tudo que cito acima é fruto de pessoas de força de vontade blindada e muita fibra moral para se chegar a objetivos e manter-se uma pessoa vencedora.

Traga sentido humano, consciência e construção com, e pelo seu trabalhoTraga sentido humano, consciência e construção para seu trabalho. Pois ele é o reflexo de seu valor pessoal, moral e profissional. Saiba que moralmente o trabalho deve melhorar a qualidade de vida de outro ser humano, e só assim sua vida terá significado e o fará um SER melhor. Portanto: todo trabalho é um autorretrato da pessoa que o realizou. Autografe o seu com excelência.

Ninguém quer ouvir seus problemas ou ter piedade de você. Resolva suas próprias questões com serenidade e será sempre respeitado.

Ninguém quer ouvir seus problemas ou ter piedade de você. Resolva suas próprias questões com serenidade e será sempre respeitado.

 

Trate as pessoas de forma cortês, serena, equilibrada e jamais de forma igual, e sim, com a mesma justiça. Pois tratar todos de forma igual chega a ser uma desigualdade.

Trate as pessoas de forma cortês, serena, equilibrada e jamais de forma igual, mas com a mesma justiça. Pois tratar todos de forma igual chega a ser uma desigualdade.

 

Não acredite na pobreza e escassez de recursos, acredite na riqueza absoluta pelo trabalho construtivo, investimentos compartilhados e nas leis de doação (caridade e generosidade).

Não acredite na pobreza e escassez de recursos, acredite na riqueza absoluta pelo trabalho construtivo, investimentos compartilhados e nas leis de doação (caridade e generosidade).

 

A família herda os bens, raramente os ideais (válido para a geração atuante, a antiga e a que virá). Focar-se para os seus ideais, siga sua vida e seja exemplo aos familiares e aos demais

A família herda os bens, raramente os ideais (válido para a geração atuante, a antiga e a que virá). Focar-se para os seus ideais, siga sua vida e seja exemplo aos familiares e aos demais.

 

Tenha prazer em pagar tudo que o Universo lhe propicia com alegria, gratidão e sorriso no rosto. Pois tudo que nos é essencial para crescer já está em nossa vida.Tenha prazer em pagar tudo o que o Universo lhe propicia com alegria, gratidão e sorriso no rosto. Pois tudo que nos é essencial para crescer já está em nossa vida.

E quando não reconhecemos as graças recebidas, isso terá como consequência a falta de fé nas pessoas e na vida, e logo a depressão tomará conta em forma de uma morte lenta e muito dolorosa.

Na medida do possível fique longe de infelizes, ignorantes e azaradosNa medida do possível, fique longe de infelizes, ignorantes e azarados. Lembrando que cabe a você ser exemplo para todos eles! E essa regra vale também para quem é do seu sangue. É normalmente na família que nossos sonhos florescem sadiamente ou são assassinados por anos ou décadas.

Nenhum negócio ou relação humana será sadio ou se manterá se com eles conseguirmos inimigos.

Nenhum negócio ou relação humana será sadio ou se manterá se com eles conseguirmos inimigos.

 

Tenha a atitude de criar pela conduta e trabalho inteligente uma imagem impecável e próspera eternamente. Queira ser, fazer, ter e tornar-se alguém melhor com equilíbrio, abundância, e propósito construtivo sempre.

Tenha a atitude de criar pela conduta e trabalho inteligente uma imagem impecável e próspera eternamente. Queira ser, fazer, ter e tornar-se alguém melhor com equilíbrio, abundância, e propósito construtivo sempre.

 

Não há regras, leis ou tradições que tenham aplicação universal, nem estas a seguir, pois cada pessoa busca crescer dentro de seu tempo e neste intervalo se encontrarão com vícios ou virtudes, e farão as melhores escolhas para elas, e dentro de suas interpretações.Não há regras, leis ou tradições que tenham aplicação universal, nem estas a seguir, pois cada pessoa busca crescer dentro de seu tempo e neste intervalo se encontrarão com vícios ou virtudes, e farão as melhores escolhas para elas, dentro de suas interpretações.

Como líder, eleve a qualidade de vida de suas equipes, de sua empresa e de seu país através de seu trabalho. Saiba que crises existem para nos mostrar caminhos de força e sabedoria, e cada pessoa deve assumir as suas, numa busca mais elevada e nobre de vida.

Enxergue a sua empresa além dos limites do fluxo de caixa, respeitando, elevando e transcendendo crises e limites hoje e sempre.

Adore crises, pois nelas se encontram as evolução é o significado da vida.Adore crises, pois nelas se encontram a evolução e o significado da vida. Desejo que você Crie Relações Intensas que Superem Expectativas. Tenho certeza que de agora em diante você viverá de forma plena. – Pois já existe muita gente padronizada, e quando perdemos o direito de sermos diferentes, perdemos o privilégio de sermos livres.

Paulo Silveira Desejo que você Crie Relações Intensas que Superem Expectativas. Tenho certeza que de agora em diante você viverá de forma plena

VENCER os outros não chega a ser uma grande vitória. VITORIOSO é aquele que consegue vencer a si próprio, combatendo seus vícios e controlando suas paixões.VENCER os outros não chega a ser uma grande vitória. VITORIOSO é aquele que consegue vencer a si próprio, combatendo seus vícios e controlando suas paixões.

A VITÓRIA sobre nós mesmos é muito mais difícil, pois ela acontece em plena solidão, nas dores mudas, sem os aplausos dos demais. Ela requer mais coragem, mais disciplina, mais ousadia, mais neutralidade em relação as críticas dos dissidentes e da nossa própria autocrítica.

Mas se você não consegue da primeira vez, faça de novo. O simples fato de tentar de novo já contará como uma primeira vitória… Considere sempre a verdade e nunca aceite os limites, principalmente os da idade, pois o homem nunca se torna velho desde que seus lamentos não tomem o lugar de seus sonhos, da busca incessante dos seus objetivos e das suas ações criadoras.

*** Texto extraído do livro ATITUDE – A Virtude dos Vencedores dos autores Michelle Borchardt e Paulo Silveira.

Como Líder você deve gerar…

  1. CONFIANÇA EM PESSOAS AMEDRONTADAS
  2. AÇÃO ONDE HAVIA HESITAÇÃO
  3. FORÇA ONDE HAVIA FRAQUEZA
  4. MÉTODO ONDE HAVIA CONFUSÃO
  5. CORAGEM ONDE HAVIA COVARDIA
  6. OTIMISMO ONDE HAVIA CETICISMO
  7. CONGRUÊNCIA ONDE HAVIA HIPOCRISIA
  8. CONVICÇÃO DE QUE O FUTURO SERÁ MELHOR NA CONSTRUÇÃO DO HOJE

POIS LIDERAR É FAZER AS PESSOAS A SUA VOLTA EVOLUIREM

Tenha um fabuloso dia hoje e sempre… pois o MERCADO é do TAMANHO de sua IMAGINAÇÃO. Se você tiver algum comentário, sugestão ou dúvida entre em contato pelo e-mail falecom@paulosilveira.com.br e no campo “Assunto” coloque SuperVendedores.