Uma entrevista de emprego é uma oportunidade que se abre diante de nossos olhos. É muito natural que, mesmo antes de fazermos esta entrevista, comecemos a fazer planos, pensemos em como seria estar naquele cargo para o qual nos recrutamos.
O problema é que, ao fazermos estes planos, podemos estar plantando uma semente de ansiedade. Então, isso pode gerar um nada desejável nervosismo na hora de se submeter ao processo de seleção.
Não caia nesta e em outras armadilhas! Com a preparação adequada, tanto no aspecto técnico quanto no psicológico, é possível se sair muito bem em uma entrevista de emprego.
O tema do post de hoje do blog SuperVendedores é justamente apresentar truques como encarar a entrevista com tranquilidade e excelência. Confira!
Dica 1 – Pesquisa é fundamental
Uma entrevista de emprego é o momento em que o selecionador irá conhecer a sua postura e aferir as suas habilidades.
Por isso, chegue nesta entrevista com um repertório farto de conhecimento sobre a empresa e sobre o cargo que está em disputa.
Conheça as habilidades necessárias para o posto de trabalho que você almeja e faça com que o entrevistador reconheça essas características em você.
Uma boa forma de fazer esta pesquisa que antecede a entrevista é pela internet. Busque o site oficial da empresa na qual você quer trabalhar, confira as mídias sociais e quaisquer outras menções na rede.
Se você souber quem será o entrevistador, dê uma olhada também nas redes sociais dele, você pode encontrar alguma informação importante.
Dica EXTRA: ao fazer a pesquisa sobre a empresa, utilize a busca de notícias no Google ou no seu buscador favorito. Essa pesquisa vai mostrar o que está acontecendo mais recentemente com a empresa e essa informação pode ser um diferencial precioso no momento da sua entrevista.
Dica 2 – Tudo na paz
Nervosismo não ajuda em nada na hora de uma entrevista de emprego.
Muito pelo contrário, pode acabar com as suas chances! Por isso, mantenha a calma e aja com muita naturalidade no momento da conversa com o selecionador.
Use bem o truque 1, pois ao chegar na entrevista com mais conhecimento sobre a empresa você tende a estar mais tranquilo. Outra dica sobre como fazer uma entrevista de emprego sem nervosismo é reservar um tempo para você mesmo naquele dia. Se você gosta de exercícios, vá a uma academia ou faça uma corrida algumas horas antes.
Se prefere música, coloque a sua banda predileta para tocar. Enfim, coloque paz em seu espírito e chegue bem preparado!
Claro que você deve também se planejar para chegar com pelo menos quinze minutos de antecedência ao local da entrevista. Confira rotas e trânsito para que um possível atraso não tire a sua tranquilidade.
Dica 3 – De olho no selecionador
Comunicação é fundamental em nossas vidas, em nossas carreiras e, obviamente, ela tem um papel fundamental no processo de recrutamento e seleção de uma empresa. E o momento em que a comunicação é mais vital é em uma entrevista de emprego.
O candidato que conseguir estabelecer uma comunicação plenamente eficiente com o selecionador terá, sem dúvidas, maiores chances de ser o escolhido para a vaga de emprego.
Por isso, entenda quem está te entrevistando. Perceba como ele age desde o momento em que vocês apertaram as mãos. Ele é firme? Mais amigável? E durante a conversa, como ele se comporta? Está aberto ao bate-papo ou aparenta pressa?
A sua estratégia de discurso pode ser mais objetiva ou mais prolixa, dependendo do modo como o seu entrevistador age.
Dica 4 – Sem medo de perguntar
Uma das características que o selecionador busca em uma entrevista de emprego é o comprometimento. Ele quer saber se o candidato, caso se torne um funcionário, ocupará o cargo de maneira sólida e consistente. Por isso, você deve mostrar interesse pela empresa enquanto estiver sendo entrevistado.
Pergunte sobre a área de trabalho, o cargo, modelo de gestão, cultura empresarial.
Mostrar interesse pelo assunto é mostrar engajamento com o processo de recrutamento e seleção e fará com que você ganhe alguns pontos na disputa por este cargo.
Dica 5 – Prepare-se da melhor forma possível
Saiba que o entrevistador encara o processo de recrutamento e seleção de forma técnica. Ele, muito provavelmente, já fez outras seleções antes e está acostumado com todo o processo. Por isso, é natural que ele tenha algumas perguntas já formuladas que serão uma ferramenta para buscar determinadas características nos candidatos.
Seis delas são bem comuns:
- Como você se imagina daqui a 5 ou 10 anos?
- Quais são seus pontos fortes e fracos?
- Por que você quer trabalhar nesta empresa?
- Qual sua pretensão salarial?
- Porque devo te contratar?
Cada uma dessas perguntas tem como objetivo descobrir determinados valores ou características nos candidatos e o blog Supervendedores tem um post que explica o que essas perguntas feitas por recrutadores experientes significam.
Deixe uma ótima impressão!
Seguindo estes cinco truques, você tem tudo para realizar uma excelente entrevista de emprego e causar uma boa impressão.
Mas isso não quer dizer que a vaga de trabalho já é sua. É preciso entender que em uma disputa como essa são inúmeros os fatores que nos levam a sermos ou não os escolhidos em um processo de recrutamento e seleção.
Se você foi o escolhido, parabéns! Que tenha um ótimo futuro na empresa. Mas se você não foi o escolhido, saiba lidar muito bem com essa situação. Nada de abaixar a cabeça, pelo contrário, busque acumular esta negativa ao seu repertório de conhecimentos. Procure saber o que não deu certo, quais foram as suas falhas e use este aprendizado em futuras entrevistas.
Saiba muito mais
Fique ligado no blog SuperVendedores para muitas outras dicas e informações sobre entrevistas de emprego, processo de recrutamento e seleção e tudo o que está ligado ao universo das vendas.
Então, se você tem dúvidas, dicas, elogios ou críticas, entre em contato conosco e fale sobre as suas experiências.
Até a próxima!