Entrevista de emprego: 6 perguntas feitas por recrutadores experientes

Como encarar uma entrevista de emprego com naturalidade? Estar bem preparado é certamente um diferencial que pode separar o sucesso do insucesso na busca pela vaga em disputa. É preciso, antes da entrevista, conhecer a empresa que está oferecendo a vaga e o próprio cargo em si. Mas isso não basta!

É preciso saber ainda como funciona o processo da entrevista, antecipar as perguntas para chegar à resposta mais assertiva do ponto de vista da disputa para vaga de trabalho.

Pensando nisso, o blog Supervendedores preparou uma série de seis possíveis perguntas em uma entrevista de emprego que são habitualmente feitas por recrutadores experientes. Confira!

Como você se imagina daqui a 5 ou 10 anos?

O entrevistar, nesta pergunta bastante frequente em uma entrevista de emprego, tem dois objetivos: saber se candidato tem um perfil de planejamento a longo prazo e entender se um possível plano de carreira do candidato se adequa à cultura da empresa.

Uma boa forma de responder é usar os conhecimentos obtidos na sua pesquisa sobre a empresa realizada previamente e mostrar que os seus planos são ser contratado e progredir dentro da empresa em questão.

Quais são seus pontos fortes e fracos?

A melhor forma de como se comportar em uma entrevista de emprego é ser humilde e honesto. Portanto, sobre os pontos fracos, respostas do tipo “sou ansioso” ou “sou perfeccionista” não vão te colocar em vantagem na busca pelo emprego. Prefira fazer uma autocrítica honesta e mostrar que você entende um defeito e está trabalhando para corrigi-lo.

Sobre os pontos fortes, mostre os que serão os mais adequados para o cargo que está em disputa.

Por que você quer trabalhar nesta empresa?

Esta pergunta tem uma “pegadinha” inerente. Nela, um dos objetivos do entrevistador é saber se o candidato fez a pesquisa sobre a empresa. Mostre em sua resposta que você conhece alguns aspectos tanto sobre a empresa quanto sobre a área de atuação.

O segundo aspecto desta pergunta é entender se os valores que o candidato tem são compatíveis com aqueles adotados pela empresa. Mais uma vez, a melhor forma de se responder é usando a pesquisa e entendendo quais valores são divididos entre você e a empresa.

Qual sua pretensão salarial?

Procure não responder um valor redondo, busque trabalhar dentro de uma faixa de valores e se mostre aberto a negociações. Por exemplo, pode valer a pena trabalhar por um salário menor, mas com uma caixa de benefícios mais robusta. Procure não fechar a questão neste momento.

Por que devo te contratar?

Esta talvez seja a mais clássica de todas as perguntas em uma entrevista de emprego. O primeiro ponto aqui é se mostrar seguro. Afinal, lembre-se que você está se vendendo como a melhor opção que o recrutador tem para aquela determinada vaga. Em segundo lugar, você conhece a descrição da vaga e o seu próprio histórico profissional. Mostre que você tem a certeza de que pode realizar um grande trabalho se realmente ocupar o cargo que está em disputa.

Boa sorte na entrevista e até a próxima!