A entrevista de emprego é um momento que intimida muita gente, inclusive profissionais experientes e que já estiveram em excelentes postos de trabalho. O fato é que sentar-se à frente de um entrevistador que tem o poder de decisão sobre se você será ou não contratado realmente pode gerar uma grande ansiedade e este nervosismo será um grande inimigo do bom rendimento.
No entanto, existem técnicas que podem ajudar muito neste momento e te ajudar a ser contratado em uma entrevista. O blog SuperVendedores preparou 7 passos para que o seu percurso até a sonhada vaga de emprego seja mais tranquilo. Confira!
Passo 1 – Organize-se para a entrevista
Em primeiro lugar, você deve se preparar.
Não é aceitável no mundo corporativo que um candidato chegue à entrevista de emprego sem conhecer minimamente a empresa, quais os seus valores e objetivos. Use a internet como aliada e pesquise sobre a empresa, seus negócios, clientes e valores.
Consulte o site oficial da empresa e suas redes sociais. Faça uma busca ainda sobre as últimas notícias relacionadas à empresa, isso vai te dar uma boa noção sobre o momento pelo qual ela está passando.
Depois da pesquisa, relaxe! Candidatos nervosos têm muito menos chance de conquistar o entrevistador, então reserve um tempo antes da entrevista para uma caminhada, uma boa música ou um filme.
Antes de partir para a entrevista, confira as melhores rotas e o trânsito que você irá enfrentar para chegar até lá. Lembre-se: atrasos são inimigos de uma boa entrevista. Vista-se adequadamente e de forma profissional. Evite roupas chamativas, decotes e saias curtas.
A melhor comunicação se dá quando conhecemos o nosso interlocutor, por isso, desde o primeiro momento, entenda quem é a pessoa que está te entrevistando e molde o seu discurso em prol da melhor comunicação.
Seguir cada um destes passos pode aumentar bastante a possibilidade de você ser contratado em uma entrevista. Siga-os com cuidado!
Passo 2 – Conheça os objetivos da entrevista
O que as empresas procuram nos candidatos? Em um processo de seleção, o recrutador busca sim as habilidades necessárias para o cargo, mas também busca alguém com o perfil ideal para fazer parte de determinada empresa, que esteja em consonância com a cultura por ela praticada. Estude muito sobre a empresa antes de se candidatar à vaga e entenda quais são os seus valores, produtos e procedimentos.
Estre estas características devemos citar:
- Competências – Conhecimento técnico, habilidade de negociação, domínio de técnicas de vendas, senso de inovação, rapidez na solução de conflitos e poder de persuasão.
- Habilidades – Autoconhecimento, comunicação, organização, foco e planejamento.
- Atitudes – Humildade, busca constante pelo conhecimento, proatividade, iniciativa, resiliência, flexibilidade e bom relacionamento interpessoal.
Entenda muito bem cada uma das habilidades e aumente consideravelmente a possibilidade de ser contratado em uma entrevista.
Passo 3 – Ter tranquilidade e naturalidade
Se você estiver bem preparado e conhecer bem o que o selecionador está buscando na entrevista, com certeza o nervosismo e a ansiedade serão bem menores.
Agora é tomar cuidado na forma como você se expressa. Mantenha o português perfeito e evite gírias.
Demonstre vontade e demonstre segurança (sem ser arrogante)! Essa é a melhor maneira para ser contratado em uma entrevista!
Olhe nos olhos do entrevistador e tenha toda a sua atenção voltada a ele. Um erro comum hoje em dia são as pessoas que no meio da conversa desviam os olhos para uma mensagem que chegou ao celular. Isso é um erro! Mantenha o aparelho silenciado até o fim da entrevista.
Encarar a entrevista com tranquilidade e naturalidade é um ponto fundamental para que você ganhe pontos em busca da vaga de emprego.
Passo 4 – Passar uma ótima impressão
Claro que você deverá tomar cuidado com a sua aparência física e chegar com a roupa e os cabelos bem alinhados. Mas, o verdadeiro objetivo do entrevistador é conhecer melhor o candidato, suas habilidades, competências e atitudes. Essa é a melhor forma de como se comportar em uma entrevista e causar uma boa impressão. Explore, se possível, os seguintes pontos para ser contratado em uma entrevista:
Resiliência
No dicionário significa “capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças.”. No meio de vendas podemos entender como a capacidade que um profissional tem de absorver as negativas e se adaptar, usando estas “decepções” como aprendizado para realizar novos negócios.
Curiosidade
Um bom vendedor é um profissional que está sempre em busca de novas informações – e não estamos falando só em informações da área de vendas. Ele precisa ter a curiosidade de entender o negócio de um prospect e a área em que ele atua. Além disso, cultura geral, cultura pop, esportes e muitas outras áreas podem ajuda-lo a cativar o possível comprador.
Capacidade e vontade de aprender
Outro item fundamental na personalidade de qualquer bom vendedor (mesmo daquele mais experiente). O mundo está em constante modificação e em tempos modernos isso acontece cada vez mais rapidamente. Por isso, o desejo de aprender e a capacidade para absorver os novos conhecimentos é vital.
Relação interpessoal
Outra premissa básica! Busca-se em um bom vendedor um alto poder de persuasão e isso só será conseguido se o profissional presar muito pelas suas relações interpessoais. Aqui é importante lembrar também que uma venda excelente é aquela que abre portas para negócios futuros e as relações interpessoais são importantes também no aspecto de cativar e fidelizar o cliente.
Facilidade de adaptação
No futebol há um ditado que diz que cada jogo é um jogo. Em vendas, é a mesma coisa, cada venda é uma venda. O argumento que foi matador para o fechamento de um negócio com um determinado cliente pode se mostrar ineficiente quando é exposto a uma outra pessoa. A rápida adaptação a novas situações é fundamental para que as metas do dia a dia sejam batidas.
Comprometimento
Não existe um bom vendedor sem comprometimento. São necessários a cada dia novos estudos, novos planejamentos e novas formas de agir. Uma pessoa desinteressada ou desmotivada não consegue vibrar o necessário para atingir o desempenho excelente.
Desenvoltura
A timidez é uma inimiga do bom vendedor, mas por outro lado uma pessoa com excesso de confiança pode parecer aos olhos de um cliente um tanto quanto antipática. Ter a desenvoltura correta e aplicá-la durante a prospecção e as reuniões de negociação é fundamental para que o processo de venda seja desenvolvido e finalizado de forma satisfatória.
Iniciativa e atitude
Nas vendas (assim como na vida), precisamos nossa posicionar de forma otimista em relação aos desafios que nos são lançados. É preciso que os encaremos de forma franca e sincera. Quando o cliente sente esta atitude no vendedor é gerada uma confiança fundamental na relação entre os dois
Passo 5 – Conhecer as perguntas mais frequentes
Você deve se preparar para possíveis perguntas em uma entrevista de emprego, existem algumas que são feitas com muita frequência. No entanto, a questão não é decorar a resposta, e sim encontrar a maneira mais natural para dar essa resposta.
Ouça com muita atenção tudo o que for dito pelo entrevistador para poder responder a todas as questões de maneira muito sólida.
Entenda que o entrevistador é um profissional em busca de um recurso humano (um novo funcionário) para a empresa.
Seu objetivo na entrevista é enxergar valores em cada um dos candidatos para encontrar qual deles (candidatos) tem o melhor perfil para a vaga em questão.
Pois bem, este profissional entende a entrevista de forma técnica. Então, certamente tem algumas questões preparadas para reconhecer cada uma das habilidades pelas quais ele está em busca. Um candidato que entenda essa função do entrevistador pode antecipar as perguntas que serão feitas e, desta forma, ganhar uma grande busca por ser contratado em uma entrevista.
Algumas das perguntas para uma entrevista de emprego mais frequentes são:
- Como você se imagina daqui a 5 ou 10 anos?
- Quais são seus pontos fortes e fracos?
- Por que você quer trabalhar nesta empresa?
- Qual sua pretensão salarial?
- Porque devo te contratar?
Passo 6 – Saber como responder as perguntas
Lembre-se: o recrutador quer conhecer suas características pessoais para entender se você está apto a ocupar o cargo que está em disputa e ainda se você se enquadra à missão e aos valores que fazem parte da cultura da empresa.
Sendo assim, suas respostas devem ser elaboradas para mostrar que as suas habilidades, competências e atitudes são sim de grande valor para a empresa. Confira algumas possibilidades de resposta:
Pergunta sobre o planejamento
Você deve se deparar com uma pergunta do tipo: “o que você espera do seu futuro profissional?”. O entrevistador, nesta pergunta, busca saber se o candidato tem um perfil mais imediatista. Ou, se é alguém com planejamento a longo prazo. Para ter sucesso em uma entrevista de emprego, busque mostrar que você quer ser contratado. E, se possível, fazer carreira dentro da empresa.
Pergunta sobre a humildade
Entre as possíveis perguntas em uma entrevista de emprego, uma delas deve ser sobre a humildade do candidato. O entrevistador deve pedir para que o entrevistado fale sobre pontos forte e fracos com o objetivo de entender como ele se vê. Exponha seus pontos fortes, mas também mostre que você tem pontos fracos, reconhece isso e está trabalhando para melhorá-los.
Pergunta sobre a preparação
Um bom candidato é aquele que se preparou para a entrevista de emprego e, tenha certeza, o entrevistador irá checar se isso foi feito. Em algum momento uma pergunta como “por que você quer trabalhar nesta empresa” será feita. Não existe resposta certa ou errada. Entretanto, aquele que estiver preparado e encarar uma entrevista de emprego com tranquilidade e naturalidade vai falar um pouco sobre as características que lhe atraem dentro daquela corporação. Por isso, mostrar preparo é fundamental!
Pergunta sobre pretensão salarial
Se o seu desempenho foi excelente, umas das possíveis perguntas em uma entrevista de emprego pode muito bem ser “qual é a sua pretensão salarial?”. A melhor resposta é se mostrar aberto a negociações. Portanto, não fale um valor fechado, mas sim uma faixa salarial que lhe agrade. Lembre-se de manter um valor mínimo, afinal é preciso valorizar o seu trabalho. Candidatos que não se valorizam não são bem vistos em um processo de seleção.
Pergunta chave: Por que devo te contratar?
Lembre-se da divulgação da vaga em um jornal ou revista. Se o anúncio pedia “facilidades em comunicação com clientes”, é desta forma que você irá responder. Se não houve um anúncio, fale sobre valores divulgados pela empresa. “Acredito que o cuidado com o meio ambiente tomado nos processos da empresa merece todo o meu esforço”. Sendo assim, as chances de ser contratado em uma entrevista são muito maiores quando você entende o processo de recrutamento como um todo e faz uso disso.
Passo 7 – Saber quais assuntos deve-se evitar
O que não falar em uma entrevista de emprego? Saiba que falar sobre determinados assuntos pode reduzir (e muito) as suas chances dentro desta seleção. Por isso nossa equipe conversou com especialistas sobre os pontos que você deve fugir enquanto estiver frente a frente com o seu entrevistador:
- Problemas com antigos empregadores – Fazer queixas neste momento vai gerar uma reação negativa no seu entrevistador.
- Questões internas da sua antiga empresa – O selecionador sabe que uma hora no futuro você pode fazer exatamente a mesma coisa com ele.
- Visão sobre assuntos polêmicos (política, religião) – O seu posicionamento político e religioso pode ser bem diferente daquele adotado pelo entrevistador. Portanto, criar uma animosidade neste momento definitivamente não é boa ideia.
- Evitar “não sei” e “não gosto”- Prefira um “não tive acesso a estes dados” ou “preciso estudar melhor esta questão”. Quanto ao “não gosto”, saiba que esta atitude negativa pode ser vista pelo selecionador como falta de iniciativa.
- Informações não confirmadas –. Informações não confirmadas podem pegar muito mal na entrevista
- Dizer mentiras – Pecado mortal em uma entrevista de emprego e certamente vai enterrar as suas chances de ser contratado em uma entrevista. Então, seja honesto com as suas informações sempre!
Saiba sempre mais!
Navegue no blog SuperVendedores e confira mais artigos, posts, dicas para vendedores, análises, entrevistas e muito mais. Você é bem-vindo para ler, criticar, sugerir e trazer as suas experiências!
Até a próxima!