4 Dicas de Negociação para Vendedores Avançados!

Um vendedor experiente conhece bem esta dinâmica: o cliente reage super bem à prospecção, mas na hora de fechar o negócio a coisa empaca. E dá-lhe nova rodada de negociação e você perde um tempo que poderia estar se dedicando a uma nova venda.

A equipe do blog SuperVendedores discutiu este problema e chegou a quatro dicas de negociação para vendedores avançados ganharem este tempo e ficarem mais próximos de bater as metas.

Antes das dicas de negociação, vamos relembrar quais são as quatro fases do processo de negociação. Um bom vendedor, aquele que já é experiente, tem que saber muito bem quais são e como se comportar em cada uma delas:

A pré negociação – É a fase de pesquisa sobre o negociador, sua empresa e o seu ramo de atividades.

A troca de informações – O vendedor usa essa fase para saber mais sobre a empresa e sobre quais são as soluções que ele pode apresentar.

As propostas de solução – Nesta fase, o vendedor apresenta as propostas para atender à demanda do cliente. Apresentações preparadas no computador são muito bem-vindas.

O fechamento – É chegada a hora do acordo final, quando o vendedor tem que avaliar em quais pontos ele pode ou não ceder para fechar a negociação.

dicas de negociação

Dica 1 – Use a PNL

A Programação Neurolinguística é uma ferramenta extremamente eficiente no processo de vendas. Ao conhecer suas técnicas, o vendedor pode reconhecer padrões de comportamento que vão lhe dar subsídios para encaminhar a negociação para o fechamento. Pesquise aqui no blog SuperVendedores a nossa série de posts sobre PNL e faça uso desta ferramenta incrível.

Dica 2 – Use o feedback do seu cliente

Alguns clientes são mais abertos e outros muito mais fechados e, neste caso, o vendedor tem dificuldade em descobrir qual é o real motivo da demora do fechamento. Para superar esta adversidade, peça um feedback. Uma frase como “Admiro o seu trabalho, mas se coloque no me lugar… Como você venderia o meu produto para a sua empresa” pode abrir o caminho para que ele exponha o real motivo da demora na negociação.

Dica 3 – Use a autoanálise

Se você já é um vendedor experiente, já deve ter passado por bons fechamentos e por outros que não tiveram um acordo positivo. Dê a você mesmo um tempo para analisar cada caso. Por que uma negociação foi tão bem sucedida? Por que uma outra não funcionou? Use os erros e acertos a seu favor.

Dica 4 – Use a fidelização

Use as etapas do processo de negociação a seu favor para fidelizar o cliente. Para isso, você tem que ser extremamente profissional e mostrar que ele pode contar contigo. A ideia é que o cliente veja o vendedor como um parceiro de negócios. Quando ele tiver esta sensação, suas próximas negociações serão bem mais rápidas e eficientes.

Pesquise mais no blog Supervendedores sobre dicas de negociação, conheça detalhadamente as técnicas de Programação Neurolinguística e saiba muito mais sobre o processo de vendas.

Até a próxima!!!