O funcionamento de um funil comum, destes que temos nas nossas cozinhas, é bem simples e qualquer um pode facilmente entendê-lo.
Basta colocar uma grande quantidade de líquido na parte de cima e esperar que ela passe aos poucos pela parte de baixo.
Um conceito sem segredos, mas que guarda um ensinamento importante para o mundo das vendas.
Então, o que é um Funil de Marketing?
Se você tem um produto e quer atingir uma grande quantidade de pessoas (topo do funil) com suas funcionalidades, mostrando que tipos de soluções ele oferece (meio do funil), conseguirá fazer com que, aos poucos, mais pessoas realizem uma compra (ou “passem pelo fundo do funil”).
Este é o modelo simplificado do funil de marketing, ou funil de vendas.
Só que o seu funcionamento é um pouco mais complexo, envolve técnica de marketing digital, processos dentro de um empreendimento, treinamento de quem tem um emprego em uma loja e muito trabalho! Vamos juntos entender melhor estes conceitos?
Topo do funil
Foi-se o tempo em que um vendedor tinha um número limitado técnicas de vendas e de pessoas para prospectar.
Hoje, com a internet, outras cidades, outros estados e até outros países estão a apenas alguns cliques de distância.
Basta usar a técnica de marketing digital mais adequada. Já explicamos, inclusive, que uma técnica de marketing digital bem definida pode fazer com que um profissional venda até 6 vezes mais.
Para isso é necessário aumentar o topo do funil de marketing, isso é, aumentar o impacto que um conceito tem sobre as pessoas, seja por meio de um site, das redes sociais ou outra solução similar.
Quanto mais pessoas impactadas no topo do funil, mais clientes sairão na parte de baixo, o fundo do funil.
Meio do funil
Após impactar o maior número de pessoas possível, é hora de qualificar estes potenciais clientes.
Isso se dá no meio do funil. Essa é a parte do processo em que são usadas técnicas de venda para “educar” o futuro cliente sobre como um determinado produto ou serviço.
A técnica de marketing digital também está presente neste contexto, com um blog (como este que você está lendo), ebook, webinários, vídeos ou outros recursos que façam com que o cliente ganhe conhecimento e se torne um lead, em um estágio mais avançado no processo de compra.
Fundo do funil
Agora que o seu lead já tem um maior conhecimento de um problema a ser resolvido e que conhece uma ou mais soluções a serem compradas, é hora de convencê-lo que você tem a resposta mais adequada, ou seja, é hora de vender!
Mais uma vez, uma técnica de marketing digital – a técnica de inbound marketing – pode ser usada para atingir este objetivo.
Como vender melhor?
Fazendo uso destas técnicas de convencimento e extraindo o melhor da sua equipe de vendas. Isso pode ser feito de maneira presencial ou usando uma das diversas tecnologias em vendas disponíveis hoje. O mundo mudou e as técnicas precisam acompanhar toda essa mudança.
O emprego do funil de marketing, aliado com o uso inteligente da tecnologia disponível, tem todo o potencial para alavancar os seus resultados!