Vendas internas é um formato muito utilizado pelas empresas do nosso país. É mais barato e, em alguns casos, eficiente, mantermos a equipe comercial interna. Mas… O mundo das vendas é dinâmico e a gestão do tempo é um dos fatores que mais contribui para o sucesso dos vendedores internos.
Saber administrar o tempo e organizar as rotinas de trabalho faz com que os vendedores não apenas vendam mais, mas tenham um índice de qualidade em vendas maiores. No post de hoje vamos apresentar 8 técnicas de gestão do tempo em vendas internas.
Técnicas de Gestão do Tempo em Internas:
Para quem acompanha o Blog SuperVendedores, recentemente fizemos um post com “10 Dicas de Gestão do Tempo em Vendas Externas“, em que enfatizamos a importância do PLANEJAMENTO como base de sucesso para os vendedores que atuam externamente, ou seja, visitando os clientes.
Para os vendedores internos não é diferente, planejar-se é fundamental para que você também tenha sucesso em vendas.
O que ocorre é que você tem um tempo maior de preparo e esta mais bem equipado para lidar com as diversas mudanças que podem ocorrer no cotidiano comercial.
Utilize uma planilha no EXCEL para auxiliar a sua tarefa e coloque o maior número possível de informação como, por exemplo: nome do cliente, telefone, último contato, assunto conversado, maior interesse na conversa, aniversário e qualquer informação que possa ser usada a seu favor!
Caso você prefira usar a tecnologia em vendas, pode adotar um CRM – Customer Relationship Management ou, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente – para apoiar a sua estratégia de vendas internas. Seguem abaixo conteúdos sobre CRM:
- O que é CRM e Qual sua Utilidade em Vendas
- Aprenda 5 Técnicas de Produtividade para Vender Mais e Melhor!
- Entenda como a sua Produtividade pode Aumentar suas Conversões em Vendas!
O foco da venda interna é encontrar o “decisor” da compra e negociar com ele por telefone para fechar o pedido, sem a necessidade de uma visita para negociação presencial.
Contrariando o que muitos dizem, é possível SIM criar um elo de relacionamento com os clientes através das vendas internas. Para isso precisamos:
- Estar sempre em sintonia com o cliente. Saber o que ele deseja, quando deseja e como deseja, mostrando a ele que não estamos preocupados com o “pedido”, mas sim em ajudá-lo a ter sucesso no negócio.
- Manter contato frequente com ele (que varia de segmento para segmento) faz com que seu cliente não o abandone, o que aumenta as chances indicação à outras empresas. Isso é relacionamento!
8 Técnicas de Gestão do Tempo em Vendas Internas:
Agora que você já sabe a importância do planejamento nas vendas internas, vamos colocar abaixo 8 técnicas de gestão do tempo em vendas internas para que você não perca nem um minuto do seu precioso tempo e venda cada vez mais:
1. Estabeleça Meta
Estabeleça uma meta da quantidade de contatos telefônicos que você deseja efetuar por dia. Dessa quantidade, quais são para NOVOS clientes?
É muito importante que você, além de vender para os seus clientes, conquiste NOVOS clientes!
2. Ofereça Novos Produtos
Para os clientes da sua carteira, ofereça novos produtos, além dos que eles já estão acostumados a comprar!
Acredite, você vai se surpreender com o aumento de vendas apenas pelo fato de oferecer os demais produtos do seu portfólio.
3. Peça Indicação
Quando terminar o contato e, consequentemente a venda, peça indicação de novos clientes. Provavelmente ele tem um amigo ou conhecido no mercado que precisa do seu produto ou serviço e vai ter o prazer em indicá-lo.
4. Meça seus Resultados
Em sua planilha de EXCEL ou no CRM, anote quantas ligações realizou, quantos contatos conseguiu realizar (são números diferentes), quantos pedidos conquistou e qual foi o valor total.
No final, divida o valor total do faturamento pelos contatos para que você obtenha sua média de sucesso. Ao longo do tempo você poderá comparar-se com você mesmo!
5. Mantenha o Foco
Siga o seu planejamento a risca! Mantenha seu FOCO e se você não conseguir falar com determinado contato, retorne mais tarde ou em outro dia, mas RETORNE até conquistar o pedido!
6. Energia e Empolgação
Vendas é atitude! Energia e empolgação vendem pelo telefone e seu cliente percebe isso pelo tom da sua voz!
DICA EXTRA: no momento mais quente da negociação, levante-se! Quando você se levanta, sua voz sai de forma mais firme e você sente-se mais seguro. Use essa técnica no momento do FECHAMENTO e suas conversões em vendas aumentarão!!!
7. Cuidado com as Distrações
Não perca tempo com o Facebook ou Instagram no celular. Utilize o horário do almoço para visualizar seu perfil nas mídias sociais.
Alias, seu chefe (ou o RH da sua empresa) está de olho nas suas atualizações. Não vacile! 🙂
8. Agradeça Sempre!
Ao final do dia, envie um email de agradecimento a cada cliente que você fez contato. Diga a eles que a ligação foi muito importante e que você agradece pelo pedido.
Se o relacionamento permitir, diga que aguarda ansioso pela próxima ligação!
O email é uma ferramenta importantíssima para o vendedor interno e, principalmente para a gestão do tempo em vendas internas.
Se você quiser conhecer mais sobre o assunto, leia os posts “Como Escrever Email Corretamente” e “Como Fazer Email Marketing Vendedores” que irão ajudá-lo a ter sucesso na sua carreira!
Compartilhe conosco, nos comentários deste post, quais são suas técnicas de vendas e o que você tem feito para vender mais!
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Boas Vendas e SUCESSO!