Produtividade em Vendas

Entenda como a sua Produtividade pode Aumentar suas Conversões em Vendas!

Leandro Munhoz Moreira
Escrito por Leandro Munhoz Moreira em 16 de janeiro de 2019
Entenda como a sua Produtividade pode Aumentar suas Conversões em Vendas!
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Se você é um gestor ou um empregado em uma equipe de vendas, não pode deixar de conhecer o conceito de produtividade em vendas.

Essa é uma forma de entender melhor a sua função e vender mais. Com isso, batendo metas e conquistando cada vez melhores resultados.

Este é o objetivo deste artigo que você está lendo. Vamos mostrar o que é este conceito e como aplicá-lo para melhorar os seus números!

produtividade em vendas

Mas, afinal, o que é a produtividade em vendas?

Em primeiro lugar, produtividade não é apenas atingir determinados resultados.

Aqui, o importante é a jornada e não apenas o destino. Ou seja, não basta apenas alcançar um determinado resultado, produtividade em vendas fala também sobre como se conseguiu este resultado.

Imagine que você, para vender mais, dobre o número de horas extras da sua equipe (ou mesmo a sua própria carga de trabalho).

Certamente você conseguirá um número de vendas melhor do que no mês anterior, mas isso não significa que ganhou produtividade em vendas.

Agora imagine um segundo quadro. Você apresenta e passa a utilizar uma determinada técnica, aumenta o poder de concentração da sua equipe e faz com que cada um dos integrantes deste time tenha um maior rendimento no seu emprego, sem um aumento de gasto com horas extras ou de marketing.

Agora sim, isso é um aumento de produtividade em vendas!

Como funciona a produtividade em vendas?

Existem diversas técnicas de produtividade que você pode utilizar para melhorar o seu resultado ou os resultados de sua equipe.

Alguns deles são conceituais e outros são comportamentais.

Conhecer mais sobre o assunto e conhecer mais sobre si mesmo é um passo decisivo para alavancar os resultados de um empreendimento comercial.

Vejamos algumas dessas técnicas:

O funil de vendas

Conhecer o funil de vendas é uma das técnicas mais importantes para um vendedor.

O conceito é basicamente um processo no qual você busca por um número grande de pessoas que podem finalizar, em um momento ou outro, o processo de compra de um produto (este é o topo do funil).

É claro que durante o processo nem todos estes “candidatos” vão se tornar clientes. Em alguns casos, o número de pessoas que chega até a ponta do funil (aqueles que realmente fazem a compra) é muito pequeno. Entender porque as pessoas não chegaram até a ponta do funil é um passo gigante para melhorar as suas vendas.

Os pilares da produtividade em vendas

Como em uma construção, uma boa venda tem quatro pilares que, quando estão bem construídos, facilitam a busca por produtividade. Os quatro pilares são: Pessoas, Processos, Gestão e Tecnologia. Cada um destes pontos deve ser bem analisado.

As pessoas estão bem treinadas? Os processos são os mais adequados? A gestão está funcionando bem? A tecnologia no processo é a mais adequada?

Responder cada uma destas perguntas é usar as técnicas de produtividade para vender mais.

produtividade em vendas

Novas ferramentas

A tecnologia, como já mostrado no tópico anterior, tem que ser parceira das técnicas de produtividade em vendas.

Quanto tempo você gasta respondendo e-mails no seu emprego? Quanto você gasta em redes sociais? Estes recursos aumentam ou reduzem a sua concentração? Esta disponibilidade de recursos (financeiros e de tempo) o ajudam a obter melhores resultados? Programas como um bom CRM de Vendas podem ajudar na organização da equipe e na busca por melhores resultados.

Organização

Um bom vendedor consegue se organizar. No entanto, cada pessoa faz isso de uma forma diferente. Enquanto há quem consiga ter uma ótima produtividade em vendas apenas com um bloco de notas, outras pessoas precisam de maneiras mais modernas de organização. Entender o perfil de cada funcionário (e o seu próprio perfil) com o objetivo de encontrar a melhor forma de organização é algo que qualquer bom gestor busca no seu dia a dia.

Objetividade

Perder tempo é o contrário do que entendemos como técnica de produtividade em vendas.

Aceitar reuniões que não tenham agendas pré-definidas, por exemplo, pode ser uma enorme perda de tempo.

Tente buscar sempre soluções mais rápidas. Você pode se surpreender ao perceber que uma ligação de alguns minutos pode resolver mais do que uma reunião de uma hora.

Mesmo o melhor dos vendedores precisa de novas informações sempre. Frequentar cursos, ler livros, consultar blogs, assistir a palestras e participar de discussões sobre o comércio com outros profissionais podem fazer mais pela produtividade em vendas do que você pensa.

produtividade em vendas

Como aumentar a produtividade no trabalho?

Essas técnicas apresentadas acima são apenas algumas daquelas que podem ser usadas para aumentar a produtividade em vendas.

Entenda a relação entre produtividade da equipe comercial e o resultado como uma busca constante por melhores conhecimentos e comportamentos de todos.

Um gestor de um empreendimento comercial muitas vezes usa apenas metas e prêmios na busca por uma melhor produtividade em vendas.

Contudo, este tipo de gestão pode apresentar uma armadilha enorme.

Quando uma meta inatingível é imposta para uma equipe, haverá stress na busca pelo resultado que obviamente não será alcançado.

Mas este é um círculo vicioso no qual o funcionário, em vez de se sentir estimulado para aumentar sua produtividade em vendas, vai acabar desanimado com o seu emprego.

Por outro lado, uma meta justa, que premie o esforço com recompensas que fazem diferença financeiramente ou mesmo de forma pessoal, pode fazer com que cada um dos membros da equipe busque fazer o melhor em cada dia de seu trabalho.

Pense fora da caixinha

Existem muitos outros conceitos que podem ser aplicados na busca por uma melhor produtividade em vendas.

Cada um dos profissionais que lidam com as vendas pode (e até deve) buscar a técnica que mais pode lhe ajudar.

Há quem busque na neurolinguística as técnicas que vão alavancar os seus resultados.

Há quem busque no otimismo e na simplicidade o mesmo objetivo.

Mas o importante é cada um entender que a busca por otimizar o seu tempo.

E, além disso, por ser cada vez um profissional melhor vai gerar resultados individuais e para a empresa para a qual ele presta serviço.

E ae? Terminou a leitura? ;)

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