O Que é um Key Account Manager (Gerente de Contas) e o Que Ele Faz?

As grandes empresas descobriram que: para ter sucesso com outras grandes empresas, é preciso entender tudo em relação a esta conta e, por isso, a importância de um profissional como o Key Account Manager ou Gerente de Contas. Está é das estratégias competitivas mais importantes para as organizações. Então vamos entender o que é um Key Account Manager e o que ele faz.

O Que é um Key Account Manager

Este profissional trabalha na gestão de contas-chave. A função do key account é gerenciar os clientes fundamentais para uma organização, procurar fechar parcerias de forma personalizada, a fim de manter sua fidelização, e conversar internamente com todos os gerentes da empresa que o contratou.

O que é Key Account Manager?

É  importante compreender a logística de funcionamento e conversar com pessoas-chave dentro da empresa. Dessa forma, o gerente de contas saberá sobre prazos acordados, emissão de notas fiscais e demais processos importantes para um trabalho bem sucedido e a contínua satisfação de seu cliente.

O Key Account Manager (KAM) precisa saber de todos os processos (dentro ou fora da empresa), e também conhecer a fundo a conta que ele fará a gestão, conhecer os contatos (sejam eles compradores técnicos, compradores usuários, compradores econômicos ou influenciadores) e saber de todo o processo de compras e quais os principais formadores de opinião, conhecer as principais dores (problemas que o que o cliente tem).

A Necessidade do Key Account Conhecer as suas Contas

O trabalho do Key Account vai além de ser um vendedor, pois ele precisa se dedicar ao cliente de forma que ele supere expectativas, desenvolvendo intimidade com as necessidades e valores dos clientes.

Algumas das funções deste profissional são:

  • Entender todos os aspectos dos negócios do cliente, ajudando-o a se tornar mais competitivo
  • Harmonizar objetivos do negócio com oportunidades e recursos disponíveis, tanto da empresa quanto do cliente
  • Orientar a aplicação de recursos em favor da relação ganha-ganha
  • Garantir um relacionamento estável e rentável
  • Planejar a conta e assegurar o futuro
  • Estabelecer fortes relações com os participantes do processo decisório.

As empresas estão buscando melhorar suas relações de vendas com os seus principais clientes através do Key Account Manager. Este conceito parte do princípio que vender é muito mais do que o ato da venda – é um compromisso diário com o sucesso dos clientes.

É um compromisso diário com o sucesso dos clientes

Key Account é a chave para superar expectativas cada vez maiores, estreitando parcerias e promovendo relacionamentos de longo prazo.

Para o KAM é necessário que conheça e aplique a etiqueta profissional, tenha excelentes condições de negociação, empatia, visão estratégica, que conheça bem as necessidades do cliente e que possua um alto nível de relacionamento interpessoal.

Precisa estar alinhado ao mercado, aos produtos e serviços da organização que representa e quais os procedimentos internos existentes são fundamentais para  facilitar a interface com as grandes contas de clientes.

O Key Account e o Relacionamento com o Cliente

As vantagens que um Key Account trará para o cliente começa na:

  1. Construção de um excelente relacionamento.
  2. Condições de preços e pagamentos diferenciados.
  3. Entendimento de toda a complexidade do cliente.
  4. Contratos de preços com programas de entregas.
  5. Construção de soluções otimizadas para o cliente.
  6. Ter um único ponto de contato com o fornecedor.
  7. Redução do seu custo de compra.
  8. Recebimento de maior valor agregado.
  9. Possível garantia de fornecimento
  10. Maior integração entre iniciativas.

O Segredo da Conta Chave é Agregar Valor ao Cliente

Quando o cliente observa que o gerente de conta agrega valor ao modelo de negócio,  ele o verá como parceiro estratégico! Mas como o cliente o percebe? Sua empresa quer que ele seja um cliente especial, mas qual exatamente é o valor que isto tem para ele?

Muitas vezes, ao comunicar ao cliente que agora ele tem um gerente de conta só para ele, muitos compradores dizem, “lá vem mais um querendo empurrar mais coisas para nós…”.

Assim, não somente é crucial ter uma boa proposta de valor para o seu cliente especial, mas também reconhecer o que e como ele o percebe, para ver se há coerência entre a necessidade e visão dele e de sua proposta.

A principal variável a ser reconhecida neste ponto é o risco ou significância estratégica que a sua empresa representa para o negócio dele. Se ele lhe perder, qual o risco que ele corre? Qual o impacto no negócio dele?

Em muitos casos, seu cliente pode nem reconhecer que o risco de lhe perder como fornecedor exista, e assim ele pode não atribuir a devida importância estratégica a você enquanto fornecedor.

Papel Fundamental do Gerente de Contas

Este é um dos papéis fundamentais do gerente de conta:

  • Fazer o cliente compreender o quão importante sua empresa é, estrategicamente, para o negócio dele.
  • Qual o grau relativo de gasto que ele tem com você?
  • Qual o valor estratégico que você tem para ele?
  • Qual o nível de confiança dele na sua empresa?
  • Nas alternativas estratégicas abaixo você identificará várias opções de análise

Quais são as Habilidades do Gerente de Contas?

A figura central do processo de KAM é ser o Gerente de Contas-chave ou Key Account Manager. Como em outras posições e projetos, existe um perfil ideal para essa posição. Obviamente, suas características variam de negócio para negócio, conforme seus objetivos e, também muitas vezes, conforme o próprio perfil do cliente.

Quais são as Habilidades do Gerente de Contas?

Em clientes altamente politizados, em que o relacionamento e a articulação política prevalecem em muitos aspectos técnico-comerciais, habilidades de relacionamento e articulação passam a ser mandatórios.

As principais habilidades de um gerente de conta:

  1. Facilidade de relacionamento, articulação e criação de empatia em todos os níveis.
  2. Visão ampla e estratégica de negócios.
  3. Facilidade de planejamento e coordenação de recursos.
  4. Liderança e espírito empreendedor.
  5. Agressividade e pró-atividade comercial.
  6. Criatividade em resolução de problemas.

Alinhar uma organização em torno de uma filosofia, estratégia competitiva e proposta de valor aos clientes-chave, desenvolver pessoas capacitadas e processos robustos, usando sistemas e tecnologia de forma inteligente para suportar os processos e a estratégia, entre vários outros desafios, está longe de ser uma tarefa fácil. No entanto, são nas iniciativas estratégicas difíceis de serem copiadas que as vantagens competitivas são mais sustentáveis.

Conclusão Sobre Key Account Manager

Não restam dúvidas que um programa de Key Account Manager implantado com sucesso pode significar uma real vantagem competitiva no mundo das vendas corporativas. Devo salientar que: subestimar a complexidade deste tipo de projeto acaba sendo, muitas vezes, a própria causa do fracasso. Portanto, com um planejamento bem elaborado, uma conta pode trazer um crescimento em vendas que supera seus 200% em dois anos, ou muito mais em alguns casos.