Liderança

Trabalho em Equipe Aplicado a Vendas

Leandro Munhoz Moreira
Escrito por Leandro Munhoz Moreira em 11 de agosto de 2017
Trabalho em Equipe Aplicado a Vendas
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O trabalho em equipe é fundamental para a área de vendas de uma empresa ter sucesso.

Quando vários indivíduos pensam e agem juntos, as chances de se obter um resultado positivo são muito maiores, pois cada pessoa traz uma bagagem cultural diferente e uma experiência de vida própria. Esses são fatores que contribuem para solucionar os problemas de forma mais eficaz.

No artigo de hoje vamos falar exatamente disso: trabalho em equipe aplicado a vendas! 😉

Área de Vendas

O departamento de vendas é uma das áreas mais competitivas dentro de uma empresa, principalmente as que utilizam o sistema de comissão, pois cada um quer ser o melhor e se destacar na empresa, devido aos benefícios que ganhará com isso.

A empresa tem uma missão, que deve ser o norte de todos os colaboradores.

Por isso, quando a disputa profissional vai para o lado pessoal e prejudica o clima corporativo, toda a instituição fica comprometida.

Escrevemos um artigo sobre competitividade em vendas para explicar melhor esse ponto.

Além disso, em se tratando de vendas, mais do que em qualquer outro ponto, todos os profissionais devem estar focados em satisfazer as necessidades do cliente e saber oferecer, com qualidade, um produto ou serviço que fará diferença em sua vida.

O que Fazer Para Estimular a Competitividade Saudável?

Existem algumas maneiras de incentivar o trabalho em equipe na área de vendas, sendo que o gestor deve estar atento aos pontos que motivam sua equipe.

A forma mais básica (e óbvia), muitas vezes acaba sendo esquecida: é necessário promover o trabalho em equipe!

No lugar de estabelecer premiações individuais, é possível formar equipes dentro do departamento de vendas, de modo que os resultados sejam avaliados de acordo com o desempenho de todos os integrantes.

Isso dará aos profissionais a oportunidade de trabalharem uns com os outros.

A empresa deve deixar claro que, independente do trabalho individual, todos são responsáveis pelos sucessos e fracassos da organização.

Outra dica interessante é fazer com que a equipe compartilhe os problemas e dificuldades.

Se possível, estabeleça um momento regularmente em que todos possam se reunir e comentar as situações difíceis pelas quais passaram durante o trabalho.

Aliás, é muito importante ter reuniões com toda equipe, em que o gestor possa dar feedbacks e reforçar os objetivos da equipe.

Mesmo atuando juntos, cada um deve saber qual é o seu papel, para entender que faz a diferença na empresa e que, por isso, é desnecessário entrar em brigas pessoais.

Remuneração Individual x Equipe

Como falamos sobre estimular o desenvolvimento da equipe, estabelecendo metas e prêmios para todos, surge uma nova dúvida: a comissão ou bônus deve ser colocado individualmente ou sobre o resultado da equipe?

Minha resposta é: DEPENDE da sua empresa e do ramo de atuação.

Uma loja de roupas pode colocar a meta de vendas baseado na equipe sem problemas, mas uma empresa que lida com projetos focados em B2B, em que o ciclo de vendas seja grande, torna-se inviável.

Recomendo você assistir a Entrevista com Erik Penna – Qual é o Melhor Sistema de Remuneração para um Vendedor para aprofundar nesse tema! 🙂

Mas como Definir a Melhor Estratégia?

Basicamente, eu recomendo que cada membro da equipe tenha uma meta individual (com comissão sobre as vendas), baseado em sua experiência de mercado, tempo na empresa e também na carteira de clientes que possui.

No entanto, o bônus deve ser objetivado pelo resultado final da empresa.

Dessa forma, mesmo o vendedor que já bateu sua meta vai continuar vendendo, pois sabe que se a empresa atingir sua meta ele vai receber mais pelo seu trabalho (além da comissão).

Dessa maneira, você estimula que TODA a equipe trabalhe em conjunto, mesmo com as vendas individuais.

Se você quiser, pode até estender para toda a empresa, provendo ainda mais o trabalho em equipe e evitando a tão famosa má fama da área de vendas.

O Sucesso na Prática – Case de Sucesso

 A Toyota é uma das montadoras de veículos que mais crescem no mundo todo, e segundo o portal Ideia de Marketing, um dos seus diferenciais é apostar no trabalho em equipe.

Uma das maneiras utilizadas por ela para fazer isso é ouvir os colaboradores da área comercial, colocando suas ideias em prática dentro do possível.

Certamente, quando um funcionário sente que tem importância dentro do seu local de trabalho, irá se empenhar pela empresa, e isso envolve o ato de trabalhar em parceria com os colegas.

Conclusão Sobre Trabalho em Equipe Aplicado a Vendas:

O sucesso de uma empresa, inclusive na área de vendas, demanda muito esforço e dedicação, mas quando todo esse trabalho é realizado em conjunto, as chances de atingir as metas da empresa são muito maiores, e em um espaço de tempo menor.

Por isso, é válido valorizar o trabalho em grupo dentro da força de vendas, estimulando a cooperação, o compartilhamento de experiências e o auxílio mútuo sobre todos os profissionais do time!

E você? Trabalha bem em equipe? Conte-nos como é sua rotina de trabalho!

Um forte abraço, boas vendas e SUCESSO!

E ae? Terminou a leitura? ;)

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