4 Dicas de Negociação para Vendedores Iniciantes!

Não é fácil entrar para o ramo de vendas. Você tem que lidar com rejeições, com objeções, tem uma meta sempre a ser batida. Não podemos nos enganar: o dia a dia pode ser realmente cansativo.

No entanto também há momentos brilhantes! Conduzir uma negociação passo a passo, desde a pesquisa até o fechamento da venda, pode ser algo realmente prazeroso. O bom vendedor é um apaixonado pela arte de negociar, pode perguntar a ele!

Se você está iniciando no ramo de vendas e precisa de algumas dicas de negociação para descobrir o quão apaixonante pode ser esta arte, siga no post que a equipe do blog SuperVendedores preparou especialmente para você!

É comum classificar o ato de negociar em quatro fases do processo de negociação, a pré negociação, a troca de informações, a proposta de solução e o fechamento. Confira as nossas dicas de negociação para cada uma das etapas e atinja os melhores resultados!

Dica 1 – Durante a pré negociação

Antes da negociação em si, prepare-se! Informação é poder, por isso navegue pelas redes sociais, conheça a pessoa que irá negociar com você. Procure também o máximo de informações sobre o negócio de seu cliente. Saiba quais são os principais indicadores econômicos que têm impacto sobre este ramo e todas as peculiaridades envolvidas no negócio.

Dica 2 – Durante a troca de informações

Durante o encontro, saiba ouvir. Pergunte sobre aspectos relacionados ao negócio de seu cliente e tire as dúvidas que ficaram depois da sua pesquisa inicial. Entenda sobre como é o processo de tomada de decisões do seu cliente, quais são as principais demandas e, principalmente, como você pode ajudá-lo a ser mais eficiente. A qualidade da troca de informações está diretamente ligada à qualidade do acordo final.

Dica 3 – Durante as propostas de solução

Nesta fase da negociação, você já entendeu o que o cliente espera do seu produto e tem a capacidade de montar uma proposta para atender aos problemas que ele enfrenta. É importante deixar claro os valores (benefícios) que o seu produto vai trazer ao cliente. Ele vai melhorar as vendas, vai ajudar a reduzir custos, vai agilizar processos? Deixe isso bem claro durante a negociação. O uso de projeções é bastante bem-vindo nesta etapa.

Dica 4 – Durante o fechamento

Feche um acordo que seja bom para as duas partes. Aqui é importante não só completar a venda, mas também criar uma relação de parceria. Se o acordo for bom também para o seu cliente ele passa a te enxergar como alguém que traz benefícios ao negócio e a possibilidade de novas vendas no futuro é enorme.

Estes são apenas conceitos iniciais para que o vendedor faça uma boa negociação. Existem inúmeras outras dicas de negociação, técnicas para vender bem e bater as suas metas.

Transmitir estas informações e trocar experiências com vendedores, tanto os iniciantes como os mais experientes é o objetivo do blog SuperVendedores. Portanto, fique à vontade para navegar bastante e entrar em contato conosco!

Até a próxima!!!