Pré Negociação: 6 Dicas Para Conduzir os Clientes Nessa Etapa

A pré negociação é o alicerce de todo o processo que irá culminar no fechamento do seu negócio. É a primeira das fases do processo de negociação e, se não estiver bem estruturada, pode fazer com que todo o trabalho desmorone.

Para que você construa a melhor das relações ao negociar, o blog Supervendedores preparou 6 dicas para conduzir os clientes nesta pré negociação. Confira!

Dica 1 – Saiba tudo sobre o seu cliente

A pré negociação começa com uma pesquisa apurada sobre quem é o seu cliente, qual é o negócio dele e as peculiaridades daquele ramo de investimento. Hoje em dia, com redes sociais e com todos os mecanismos que a internet oferece, temos muita facilidade para isso. Se for possível, converse com um amigo que já fez negócio com este mesmo cliente.

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Dica 2 – Livre-se das objeções

É muito comum que, em um primeiro contato, o cliente crie objeções para não atender ao vendedor. Esteja preparado para ouvir (e escapar) de um “não tenho tempo hoje” ou “não tenho dinheiro agora”. Abra as conversas mostrar de forma objetiva que o seu produto tem benefícios imperdíveis.

Dica 3 – Conduza o seu cliente

Se o cliente segue apresentando objeções, leve a conversa para um caminho no qual o cliente deixe bem clara qual é o principal motivo que o está impedindo de fazer a compra. Quando você souber qual é a principal objeção, poderá argumentar de forma a derrubar o veto que ela impõe.

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Dica 4 – “Sim!” é a resposta

Esta é a técnica de venda baseada na Programação Neurolinguística chamada Reforço Positivo. Após entender o cliente e reconhecer as suas necessidades, conduza a sua argumentação de vendas para que as respostas óbvias às perguntas sejam sempre “sim”. A partir do momento que o próprio cliente se der conta que ele mesmo está concordando com a utilidade do produto, você estará mais próximo de fechar a venda.

Dica 5 – Reconheça os valores envolvidos

Aqui não estamos falando necessariamente de valores financeiros. É necessário reconhecermos que nem todos compram um mesmo produto pelo mesmo motivo. A partir do momento que você entendeu o cliente e as suas necessidades faça um exercício e se pergunte: por que o meu produto é bom exatamente para este cliente? Quais são os valores, quais são os benefícios que o meu interlocutor terá com a compra deste produto. Encontrar a motivação que ele deve ter para efetuar a compra é uma manobra inteligente.

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Dica 6 – Confie na sua capacidade

Uma pessoa bem preparada e confiante está muito mais perto de realizar uma venda do que alguém sem segurança. Olhe nos olhos de seu cliente e argumente com firmeza durante as negociações. O cliente deve sentir durante todo o processo de vendas que você é uma pessoa que realmente acredita no que está dizendo, gerando credibilidade.

Veja muitas outras dicas de negociação no nosso blog e não perca também a série de posts com dicas sobre a Programação Neurolinguística aplicada a vendas.

Até a próxima!!!