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Você conhece as melhores práticas para apresentar uma proposta? 

De que forma você deve apresentá-la: por email, online ou pessoalmente? 

Qual seria o melhor momento para fazer a apresentação? 

A apresentação da proposta comercial é um momento chave, e para descobrir essas respostas, convidamos Alexandre Valente, especialista em Gestão de Equipe de Vendas e Alta Performance, que vai ensinar como é possível apresentar uma proposta comercial matadora!

Quando acontece a Proposta Comercial?

A proposta é um momento que aparece quando o vendedor está pronto para oferecer o que a empresa precisa. Nesse momento, ele já sondou e absorveu todos os detalhes da solução que pode ser apresentada.   

O mais comum, entre os vendedores, é pular a etapa de diagnóstico (investigação e necessidades) e ir direto para a proposta, mas, do outro lado, o cliente consegue notar, e com muita facilidade, se a proposta comercial faz sentido ou se é somente uma proposta vazia. 

Proposta é Valor

Alexandre Valente determina que uma proposta não pode ser algo banal, ela deve ter valor. Ela deve resolver algo e ser demonstrada com eficiência!

Um cliente sabe muito mais do próprio serviço/produto do que o profissional de vendas, e, para a proposta ser valorizada, ela deve atender às necessidades principais do negócio.  

ESCUTAR e PERGUNTAR é o caminho para chegar à melhor proposta. 

Uma boa proposta não vem do vazio, ela vem de um grande entendimento do cliente, e deve-se, portanto, tentar descobrir com muita propriedade e dedicação qual é a melhor maneira de servi-lo. 

A Venda é um Exercício de Empatia

Quando você absorve os desafios que o cliente enfrenta, fica muito mais fácil demonstrar os meios para ajudá-lo e conseguir ter a mesma visão que o cliente tem da própria empresa. 

Daniel Mestre esclarece que uma reunião presencial não pode ser a única e a proposta comercial também não precisa incluir, de primeira, os preços e descontos. É fundamental evidenciar as suas intenções em solucionar as dores.

Após a reunião inicial, se o vendedor puder expressar, claramente, que a proposta ainda pode ser aprimorada, o cliente perceberá o real interesse em ajudar. 

Uma proposta não é um ultimato, a própria empresa entende que as soluções podem vir a longo prazo. Os detalhes e a customização da proposta são pontos fundamentais na apresentação, mesmo que seja por email. 

Os maiores motivadores

Alexandre Valente percebe que o valor de uma proposta vem tanto pela dor, quanto pelo prazer de ganhos, porém, a dor será sempre mais contundente. 

Um vendedor de alta performance deve provar que consegue resolver o problema principal do cliente. E deve se lembrar que nem sempre um cliente pergunta como o vendedor pode ajudá-lo. 

Em uma proposta escrita, por exemplo, é importantíssimo o vendedor indicar, através de links, vídeos e cases, a capacidade que ele tem de realizar o que propõe. Só através de muitos exemplos e de um histórico de valor é possível tirar o cliente da sua zona de conforto! 

Supere as Barreira de Preço

Valores numéricos, relacionados à proposta, representam o valor real da sua solução. No entanto, muitos vendedores se sentem desconfortáveis ao apresentar o preço do que estão vendendo, isso cria insegurança, atrapalhando profundamente a imagem de uma proposta comercial.

Em muitos episódios do Podcast, mencionamos a importância do preparo emocional e comportamental do vendedor, e isso não pode ser ignorado em momentos-chave, como o da proposta comercial. 

Características Principais da Proposta Comercial

Para facilitar a apresentação de uma proposta comercial, Leandro Munhoz faz uma lista dos tópicos principais: 

  1. Motivador de compra;
  2. A solução apresentada (provando a capacidade em solucionar);
  3. Compromisso em levar a proposta até o fechamento (etapas do comprador).

 

Alexandre Valente entende que um vendedor deve confirmar, a todo momento, como os desafios serão enfrentados pela proposta, enfatizando as provas da proposta através dos números. 

Se a proposta puder demonstrar cálculos de ROI (Retorno Sobre o Investimento), ficará muito mais claro para o cliente compreender a solução. Para isso, você deve ter todas as informações suficientes, antecipando ao máximo as objeções da proposta! 

Etapas para uma boa apresentação

  1. Entender os desafios do cliente;
  2. Saber quais são as implicações para o enfrentamento desse desafio;
  3. Apresentar Indicadores de resultado (ROI);
  4. Estar preparado para a apresentação.

 

Alexandre indica que não é uma boa ideia apresentar a proposta por email. Para ele, a melhor forma de demosntrar a proposta é no modelo presencial ou online, com todos os detalhes possíveis. 

Devemos entender que a conversa com o cliente precisa ser iniciada antes mesmo de a proposta ser apresentada.

Todos os Detalhes São Importantes

Se for online, é importante manter o cliente informado de todas as formas (cases, vídeos e links) sobre o real valor que você está oferecendo até que o momento da proposta ocorra. 

Da mesma forma, a proposta escrita tem que estar perfeita e completa, porque, normalmente, o vendedor apresenta a proposta ao iniciador ou influenciador de compra, e, o decisor ou comprador, receberão somente a proposta escrita, apenas com alguns dados verbalizados pelos anteriores. 

Motivando os Papéis de Compra

O comprador tem que estar motivado a ler a sua proposta comercial por inteiro e não apenas pular para a parte de valores e preços, até porque, essa é uma etapa que faz qualquer vendedor suar frio, mas tudo depende do preparo e da capacidade em mostrar o real valor da solução. 

Saber escutar o cliente e compreender as suas implicações e problemas, guiará o vendedor a apresentar a proposta da melhor forma possível, portanto, é preciso compreender os desafios do cliente e se preparar para poder demonstrar a sua capacidade de forma legítima e honesta.

A melhor proposta vai provocar no cliente a vontade de aderir à sua oferta, fazendo-o acreditar que aceitar a sua solução é o melhor caminho!

 

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Conheça o convidado(a)

Alexandre Valente
Programa de Aceleração - Super Vendedores
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