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Como um vendedor se prepara para o ápice da venda? 

O fechamento da venda é o momento do sucesso. No entanto, a insegurança e a falta de estratégia podem deixar tudo a perder. 

Qual a relação entre objeção, negociação e fechamento? É possível driblar a insegurança e a ansiedade? Quais são os maiores desafios nessa etapa? 

Para o nosso convidado, Jeremias Oberherr, sem fechamento não há venda! Ele é palestrante e coach executivo com mais de 20 anos de experiência em vendas e pode nos ajudar a encarar essa etapa tão importante para vendedores e vendedoras.

Fechamento da Venda

O fechamento da venda é a etapa depois da negociação, engloba o conjunto de todo o trabalho. Assim como uma construção começa pelo projeto, o fechamento começa com preparação e planejamento, se um vendedor não prospectar bem, não irá fechar bem. 

De forma isolada, essa etapa final começa no meio da negociação, a partir das objeções. 

Jeremias Oberherr analisa que as objeções normalmente geram medo nos vendedores, que começam a evitar o momento do fechamento ou o seu direcionamento. No entanto, é exatamente nesse momento que o cliente começa a ficar interessado e passa a fazer mais perguntas. 

É Preciso Ler o Cliente

As solicitações do cliente trazem a necessidade de o vendedor direcionar da forma correta o processo de negociação, fazendo indagações nas quais o cliente não poderá fugir.  

Como em todo processo comercial, tudo vai depender do perfil do cliente e do mercado em que ele atua. 

Há clientes que se mostram interessados e a negociação pode ser conduzida para o fechamento da venda. Outros clientes ficam apenas ouvindo, para, depois, fazerem perguntas mais contundentes e objetivas, nesse caso, a negociação deve ser abordada com mais cautela. 

Motivações e Necessidades

Todo fechamento da venda é uma dança, que exige troca de informações e interesse mútuo. 

O vendedor deve se mostrar interessado em ajudar. O comportamento humano é o guia mais importante e há diversas necessidades para uma compra. 

Daniel Mestre recorda a venda de um apartamento que foi concretizada porque o comprador precisava de mais uma vaga na garagem, ou seja, uma motivação que não envolvia o objeto da compra em si, apenas um benefício agregado. 

Superando as Barreiras de Preço

Jeremias ressalta que a postura do vendedor em relação ao preço cria barreiras para a conclusão da venda. 

Todo mundo gosta de dinheiro e precisa de dinheiro. O trabalho em vendas não exige que nos preocupemos com o que as pessoas fazem ou deixam de fazer com o seu poder de compra.

Em vendas consultivas, por exemplo, há valores que são altos para o vendedor, mas não representam nada para os compradores.

Pare de vender olhando para o seu bolso! 

Como driblar a insegurança? Treino!

O treino teórico e prático é importante, 20% de teoria e 80% de prática. 

A correção e os feedbacks devem ser constantes. Não será produtivo treinar um instrumento musical, por exemplo, durante dez mil horas, do jeito errado. 

Livros, podcasts e técnicas podem ser estudados como complementos teóricos.  

Técnicas para Fechamentos Rápidos

O fechamento é um momento que vai exigir mais estratégia do que técnica. 

A técnica te ensina a usar uma arma, mas ainda é possível errar o tiro por falta de estratégia. Uma estratégia sólida é 90% da conclusão de venda, e a técnica vem na sequência, como um fator primário do fechamento da venda.  

A estratégia é a melhor técnica, não haverá objeções que resistam!

Para Daniel Mestre é preciso criar o melhor ambiente e a melhor solução, retomando que tudo começa com preparação e planejamento. Aplicar muita técnica sem estratégia é tentar vencer pelo cansaço, causando, inclusive, um arrependimento no cliente, e, consequentemente, provocando um aumento nas taxas de rejeição. 

Caso Real

Jeremias cita um exemplo em que um comprador desejava a venda, mas rejeitou a visita de um vendedor específico, exigindo que o fechamento fosse feito pelo telefone. 

Um caso incomum, mas que demonstra como um profissional pode irritar um cliente. 

É importantíssimo entrar em uma negociação pensando em ganhar e, não, com medo de perder! 

Dessa forma, a técnica não será vazia e a estratégia se manterá sólida. 

Percebemos o quanto é importante a preparação para descobrirmos as necessidades reais do cliente e fecharmos uma venda. 

Contornar objeções e driblar a insegurança é vital. O fechamento da venda é o ápice, então, se prepare para ele, sem fechamento não há resultados! 

 

Nossos conteúdos anteriores percorreram todo o ciclo de vendas. 

Passamos pelas características de um bom vendedor, falamos de funil, prospecção, rapport, qualificação, proposta, negociação e o tão esperado momento de finalizar a venda.

Vender não é uma coisa fácil, por isso estamos aqui para guiar vendedores e vendedoras ao sucesso!!

O Super Vendedores realiza consultorias para empresas (B2B) e treinamentos em vendas para vendedores! Entre em contato conosco para entender como podemos trabalhar juntos.

Conheça o convidado(a)

Jeremias Oberherr
Programa de Aceleração - Super Vendedores
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