PAPO DE VENDEDOR | EPISÓDIO #97

HÁBITOS DE SUCESSO! Como Super Vendedores criam hábitos!

Assista também no Youtube:

Como desenvolver hábitos de sucesso? Tudo que fazemos com certa frequência e constância se tornam hábitos. 

No entanto, ainda que saibamos a importância de mudar os hábitos ou implementar hábitos de sucesso, nossa motivação acaba e perdemos o foco.  

Nosso convidado para este tema é o Wellington de Oliveira, fundador da Areteah, uma consultoria de desenvolvimento humano que aplica mentorias de estilo de vida e bem estar, aplicando a ciência do hábito para que as pessoas possam construir hábitos de sucesso e ter uma vida equilibrada.

Wellington vai nos ajudar a entender como os hábitos se formam e o que podemos fazer para alcançar a disciplina e a motivação necessárias para que as nossas ações se tornem hábitos saudáveis.

O que são Hábitos?

Na perspectiva do Wellington, um hábito é caracterizado como um processo que é executado quase automaticamente.

Ele explica que essa automatização é uma estratégia de economia de energia do cérebro, que busca otimizar o consumo de energia ao tornar certos processos quase automáticos. 

Isso inclui decisões cotidianas, como a escolha de roupas ou o planejamento das atividades diárias, que consomem energia cerebral.

Além disso, ele menciona que os hábitos têm sua base no cérebro, especificamente na área basal, que está relacionada não apenas aos processos automáticos, mas também à instalação e execução de hábitos. 

É preciso ensinar o cérebro

Wellington destaca a importância de entender essa distinção entre a base do cérebro, onde os hábitos são formados, e o córtex, a parte mais racional do cérebro, para criar estratégias eficazes na instalação de hábitos que funcionem de maneira quase automática. 

Resumindo, a definição de hábito envolve PROCESSOS REALIZADOS COM POUCO ESFORÇO E QUASE AUTOMATICAMENTE.

Hábitos de Sucesso & Vendas

Mas qual será a influência dos hábitos na rotina dos vendedores? 

Quando as pessoas repetem tomadas de decisão ao longo do tempo, estão estabelecendo padrões que podem não ser benéficos. Isso pode levar à repetição de processos que não geram os resultados desejados. 

Podemos mencionar o hábito de procrastinar, onde um indivíduo, rotineiramente, atrasa o início do trabalho, após tomar café, criando uma hora e meia de procrastinação.

Esse comportamento se torna um hábito porque foi repetido diversas vezes, e o cérebro registra isso como o padrão a ser seguido. 

É FUNDAMENTAL COMPREENDER COMO OS HÁBITOS FUNCIONAM, TANTO OS BONS QUANTO OS RUINS. 

Cuide também dos hábitos ruins

Assim como é desafiador criar hábitos benéficos para alcançar o sucesso, também é necessário estar atento aos hábitos prejudiciais que podem minar o progresso, uma vez que esses hábitos muitas vezes funcionam automaticamente e são difíceis de mudar. 

Pequenas tarefas realizadas durante a rotina comercial são um exemplo de como os hábitos profissionais podem se tornar hábitos de sucesso.

A natureza profissional da área de vendas, por exemplo, requer volume e repetição, que são fatores diretamente relacionados à uma frequência intensa de atividades,  que costumam ser abandonadas pelos profissionais na correria do dia a dia.

Hábitos e Projetos de Vida

Tanto os hábitos benéficos, quanto prejudiciais, seguem um processo de instalação semelhante. 

Precisamos desenvolver estratégias para direcionar o poderoso cérebro na criação de hábitos, independentemente de serem bons ou maus. 

Há muitos MITOS relacionados aos hábitos, havendo a necessidade de desmistificar essas crenças, pois a nossa capacidade em criar ou mudar hábitos é mais simples do que se imagina. Há, por exemplo, uma forte relação entre hábitos e os projetos de vida. 

O Fator Motivacional

Podemos perceber, em várias histórias de sucesso, como hábitos cotidianos podem ser criados para se adequarem aos projetos de vida. 

Quando uma pessoa se determina a criar um projeto com determinação, ela enraíza um fator motivacional que se mantém como um impulsionador do hábito.

As quebras de hábitos se originam de incertezas, mas quando temos firmeza em algum sonho e propósito, os hábitos se constroem naturalmente. 

Nessa construção, devemos nos questionar: 

  • Por que desejamos isso? 
  • Por que queremos manter esse hábito? 

 

Procure a Causa

Procurar o “por que” do desejo é uma forma de explorar motivações internas e aspirações pessoais de um modo mais equilibrado e determinado. 

Isso é visto como um processo de autoconhecimento e definição de metas, a fim de alinhar os hábitos com os objetivos de vida. 

A falta deste alinhamento é um dos motivos pelos quais muitas pessoas começam projetos sem concluir, por isso é importante ter uma base sólida e um propósito claro na construção de hábitos, devemos ter em mente o objetivo do hábito, ONDE QUEREMOS CHEGAR.

Um Passo de Cada Vez

Quando tratamos de hábitos, é comum nos concentrarmos no resultado final, definindo metas ambiciosas desde o início, sendo esta, uma das razões para o abandono desses hábitos ao longo do tempo. 

No entanto, precisamos abordar primeiro o aspecto do “ser” antes de considerar o resultado. Isso envolve questionar que tipo de pessoa alguém deseja se tornar ao adotar um hábito, identificando os valores relacionados a esse hábito e criando uma identidade sólida a partir desses elementos. 

ESSES ASPECTOS AJUDAM A ESTABELECER UMA BASE SÓLIDA PARA PERSEGUIR OBJETIVOS ESPECÍFICOS.

Como Começar

Na construção de hábitos, há a necessidade de estratégias que evitem iniciar com metas excessivamente grandes, em vez disso, deve-se estabelecer pequenas vitórias ao longo do caminho. 

EXPLORAR OS MOTIVOS PELOS QUAIS ALGUÉM DESEJA ADOTAR UM HÁBITO É FUNDAMENTAL, pois isso se relaciona com a ideia de propósito de vida, e não se limita a conceitos filosóficos, mas também envolve perguntas práticas que muitas vezes são negligenciadas.

As perguntas práticas estão diretamente relacionadas à falta de planejamento.

Dificilmente estabelecemos metas de médio prazo, que podem ser mais fáceis de visualizar e de alcançar, como, por exemplo, fazer um mês de academia, três vezes por semana. 

Um plano de um mês não é uma meta árdua, no entanto, quando traçamos a mudança de hábito para ir à academia, pagamos o plano anual e paramos em duas semanas, ou até mesmo, caímos na rotina da procrastinação, simplesmente por ter faltado em alguns dias.

Começar ou Procrastinar?

Para resumir por que procrastinamos diante de alguns objetivos, nosso host, Leandro Munhoz, cita uma frase do pesquisador e escritor Jacob Pétry:

“Você, nos últimos cinco anos, viveu cinco anos ou viveu cinco vezes o mesmo ano?”

As pessoas estão repetindo os mesmos anos em vez de progredirem em direção a seus objetivos, e, infelizmente, nos esquecemos que o hábito é uma construção interna e invisível, e não algo que pode ser comprado. 

A importância de alinhar os hábitos com metas de médio e longo prazo é fundamental, visto que, focar apenas em resultados distantes não faz o menor sentido.

Hábitos x Objetivos

Nossas aspirações pessoais costumam ser ideias de consumo: viajar, comprar um apartamento, um carro, etc. Porém, mesmo para alcançar o dinheiro, precisamos implementar hábitos concretos, como economizar ou se desenvolver profissionalmente para chegar na renda almejada.

Nesse sentido, podemos diferenciar os conceitos de hábitos e objetivos:  

  • Objetivos são mais relacionados à construção de metas que precisam ser percorridas, a curto, médio ou longo prazo;
  • Os hábitos se concentram em comportamentos e ações diárias, ações que podem ser iniciadas imediatamente de acordo com o propósito definido: seja mudar hábitos alimentares, ou profissionais, como realizar follow-up, ligação para clientes e prospecção.

 

No caso de hábitos de sucesso na área de vendas, essas pequenas tarefas descritas acima são o primeiro passo para o alcance das metas, sejam elas semanais, mensais ou anuais.

Hábitos Vencedores

Devemos ter em mente que, as tão sonhadas metas, podem ser subdivididas em METAS MENORES, que contribuem para construção de um processo de vendas.

Os hábitos são os comportamentos que compõem essa rotina direcionada para alcançar esses objetivos.

Para implementar esses hábitos em suas rotinas, há a necessidade de ENCONTRAR MOMENTOS NA AGENDA COM POUCAS INTERRUPÇÕES, para focar em tarefas como prospecção, follow-up e pós-venda. 

É possível criar momentos na agenda, onde essas atividades possam ser realizadas de forma consistente.

Hábitos de Sucesso para Vender Mais

Imagine, por exemplo, que você queira prospectar de forma proativa, com o objetivo de crescer mais na carreira.

Para essa atividade chegar ao nível de um hábito enraizado é preciso muita disciplina, pois a rotina profissional é um pouco caótica, e se não houver horários estipulados ou, ao menos encaixados na agenda do dia a dia, a atividade não acontece.

Essa abordagem, de estabelecer momentos e horários para atividades específicas, ajuda a criar âncoras e gatilhos que facilitam a execução dos hábitos. Além disso, a consistência na criação de hábitos é o que trará resultados, SEM A REPETIÇÃO, NENHUM HÁBITO SE FORMA.

Busque a Experiência

Deve haver um equilíbrio entre começar com passos nem muito grandes, nem muito pequenos, para permitir a continuidade.

A experiência dos hábitos deve ser prática e pragmática, a construção é uma execução real e não uma abordagem filosófica apenas.

Embora a motivação inicial seja importante, como no caso de hábitos para emagrecimento, é a consistência e a execução diária que fazem a diferença na criação de hábitos eficazes.

Como a Motivação Impacta a Construção de Hábitos

Outra questão fundamental é a dificuldade de se manter motivado ao longo do processo. A motivação, muitas vezes, não é eficaz como se vende, e ela pode se tornar uma desculpa para baixa performance. 

Para instalar hábitos eficazes, é importante DEPENDER O MENOS POSSÍVEL DA MOTIVAÇÃO, pois esta pode ser externa, variável e temporária.

A motivação pode ser comparada à resolução de ano novo, que muitas vezes começa forte, mas diminui ao longo do tempo.

Devemos CRIAR PEQUENAS VITÓRIAS ao longo do caminho para manter a motivação e fornecer um combustível constante para a construção de hábitos. 

Buscando a Consciência

Além disso, os objetivos devem ser bem definidos, criando uma conscientização sobre o que se deseja alcançar.

Há uma fórmula do comportamento de B.J. Fogg, autor americano e pesquisador de psicologia humana na Universidade de Stanford, em que o autor relaciona motivação, esforço e gatilho à facilidade de formação de hábitos. 

Entre os livros escritos por B.J. Fogg, está “Micro-hábitos”, onde ele orienta a COMEÇAR COM PEQUENOS PASSOS, que são à prova de falhas e podem ser realizados durante a rotina do dia a dia, ajudando a construir hábitos de sucesso. 

A fórmula desenvolvida por ele, descreve que, quanto maior o esforço para alcançarmos uma meta, maior deve ser a motivação, entretanto, as motivações são impulsos que se perdem com facilidade e, portanto, devemos iniciar um hábito da forma mais simples possível, para que não haja erro e nem cansaço.

A Regra dos 2 Minutos

Quando tentamos começar por ações complexas e metas distantes, corremos o perigo da procrastinação, que pode resultar em um hábito de não fazer nada e perder a motivação rapidamente, pois grandes metas, num primeiro momento, são pouco realistas e nos cansamos de tentar alcançá-la.

Outro estudioso da ciência dos hábitos é James Clear, autor do livro “Hábitos Atômicos”. Neste livro, Clear descreve a regra dos dois minutos, isto é, no momento de definir qualquer nova rotina que você está começando, tente se perguntar se consegue fazer ela em dois minutos, não quer dizer que ela vai ficar em dois minutos sempre, mas é um ponto de partida.

Quando começamos algo novo, precisamos de mais energia para começar, e se a motivação não está lá, será mais complicado chegar ao objetivo.

Aproveite e confira o episódio do Papo de Vendedor sobre Livros para Vendedores, com Cadu Perol (vendedor de livros)!

Algumas dicas podem facilitar na busca por hábitos de sucesso:

Estabeleça Prioridades

O que o motiva em sua vida e carreira? Tente traçar objetivos alinhados a um propósito de vida, que sirvam como uma motivação intrínseca para realizar atividades diárias, mesmo quando a motivação momentânea está ausente.

O hábito de correr, por exemplo, exige um esforço de acordar, se vestir e sair, uma ação em que se torna essencial superar o cansaço e a preguiça, no entanto, esse esforço não depende apenas da motivação de querer correr, mas sim, do propósito de se manter saudável e resiliente.

Vislumbrar um objetivo futuro, como uma prova de corrida, ajuda a construir e sustentar o hábito. Para algumas pessoas, um torneio é um motivo para correr diariamente, para outras, pode ser a saúde ou uma vida equilibrada.  

Comece devagar 

Lembre-se de tornar as ações diárias fáceis de executar, planejando antecipadamente e removendo barreiras que possam desencorajar a realização de hábitos. Também respeite a sua individualidade, as nossas motivações são muito pessoais, cada pessoa pode encontrar internamente o que a impulsiona à ação.

Motivação não é tudo, pois a alta ou baixa performance, não depende apenas da motivação, mas da disciplina necessária para construir e manter os hábitos. A motivação é um motivo para a ação inicial, assim, é importante se comprometer com a jornada, mesmo quando a motivação diminui.

O Tempo é o Seu Aliado

Uma questão que também devemos enfatizar é o tempo necessário para que um hábito seja consolidado. 

Após sabermos que é possível implementar novos hábitos, com pequenas ações, motivadas por um objetivo, quanto tempo será preciso para que o novo hábito entre no piloto automático?

Nesse sentido, a DISCIPLINA desempenha um papel crucial, mas ela não deve ser vista como algo negativo, mas sim como um complemento aos hábitos já estabelecidos.

Há muitos mitos relacionados à duração necessária para formar um hábito, como os famosos 21 dias, 44 dias, 66 dias, ou até 200 dias, observando que estes prazos variam de pessoa para pessoa e de hábito para hábito. 

Pessoas únicas, hábitos únicos

A consistência é o motor do hábito, mas cada indivíduo, circunstância e hábito são únicos, impossibilitando generalizações.

Quando realizamos uma ação na criação de hábitos, há um impacto do sentimento de bem-estar, esse sentimento libera a dopamina, um neurotransmissor associado à sensação de prazer e recompensa, que desempenha um papel fundamental na formação de hábitos. 

Pequenas vitórias e a celebração das conquistas são como estratégias para gerar dopamina e acelerar o processo de construção de hábitos. As mini recompensas criam um gatilho que ajudam a manter o foco.

Insista e Concentre-se no Objetivo

Temos que lembrar que nem todas as atividades proporcionam prazer imediato, por isso é importante alinhar as ações aos objetivos desejados.

O sucesso na criação de hábitos está mais relacionado a como uma pessoa se sente bem do que a sentir-se mal, portanto, é muito mais relevante sentir-se bem e ter um senso de realização, ao realizar tarefas relacionadas aos hábitos, do que o contrário.

Atualmente, há diversos aplicativos que exploram a ciência do hábito, ensinando fórmulas e comportamentos, inclusive, alguns dos alunos de B.J. Fogg foram os criadores do Instagram, Kevin Systrom e Mike Krieger.  

Disciplina: Constância & Consistência

Da mesma forma que a disciplina conduz o hábito, constância e consistência são elementos que desempenham papéis essenciais nesse processo. 

A constância pode ser definida como um elemento fundamental para o desenvolvimento de rotinas e a REPETIÇÃO necessária para que um hábito seja instalado.

A consistência, por sua vez, ajuda o cérebro a se organizar quando uma tarefa é realizada regularmente, evitando confusões.

Obter constância e consistência não significa necessariamente limitar-se a uma rotina restrita, mas sim, criar as vias neurais necessárias para a formação de hábitos.

Ambos os aspectos são apontados como sustentadores dos hábitos, ajudando a manter o foco e a organização mental.

DO MESMO MODO, A CELEBRAÇÃO FAZ PARTE DA RECOMPENSA IMEDIATA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HÁBITOS. 

Crie Pequenas Recompensas

A recompensa é fundamental para retroalimentar o processo de criação do hábito. Podemos citar como exemplos alguns aplicativos, como o HabitBull, que utilizam a gamificação do hábito, incentivando as pessoas a manterem a consistência em suas atividades. 

Toda vez que você consegue realizar as ações determinadas, seu score fica positivo, no aplicativo, trazendo uma imagem visual positiva.

Além disso, é importante destacar que, mesmo quando uma atividade não proporciona uma recompensa imediata, é possível criar recompensas intermediárias, como o acompanhamento do progresso ao longo do tempo, para manter a motivação. 

À MEDIDA QUE OS HÁBITOS SÃO INCORPORADOS E SE TORNAM PRAZEROSOS, A NECESSIDADE DESSAS ESTRATÉGIAS INICIAIS DIMINUI NATURALMENTE.

Não Se Torture: Hábitos de Sucesso devem ser Estratégicos e Práticos

É fundamental que possamos criar hábitos que levem a resultados de médio prazo mais significativos do que as recompensas de curto prazo associadas aos hábitos prejudiciais. Porque, na medida em que os hábitos se tornam parte da rotina e do fluxo da vida, a rotina se torna mais prazerosa e eficaz.

Lembre-se que o desenvolvimento de hábitos não deve ser uma jornada de tortura, mas um processo em que pequenas estratégias iniciais, como a gamificação, podem ajudar a criar as bases para uma mudança sustentável e positiva.

Dicas Para Criar Hábitos de Sucesso

1-) Autoconhecimento

Antes de começar a criar hábitos, busque o autoconhecimento e a auto análise, esses elementos são a base para a criação de qualquer hábito significativo e isso influencia todos os aspectos da vida, especialmente os hábitos.

2-) Facilite a sua Vida

Procure facilitar a execução do hábito, tornando-o mais acessível e integrado à rotina. Isso inclui a influência do ambiente na mudança comportamental (quer ler um livro? deixe ele exposto em sua casa ou se quer acordar e correr, deixe a roupa e o tênis prontos para usar) e a necessidade de ter esse controle do ambiente, pois ele interfere na rotina.

3-) Consistência Diária

Mantenha a consistência, lembre-se que não existe um prazo específico (como 21, 44 ou 200 dias) para criar um hábito, mas sim a importância de manter a consistência diária em ações práticas. O que fazemos no dia a dia influencia nosso futuro e pequenos passos são fundamentais.

4-) Eduque o Cérebro

Crie estratégias para educar o cérebro, buscando recompensas imediatas e celebrando pequenos sucessos. A celebração é uma parte crucial do processo de criação de hábitos, e, tanto as metas claras, como a divisão de metas, em pequenas vitórias, são essenciais para direcionar o comportamento.

5-) Faça Associações entre os Hábitos

Aproveite os hábitos já existentes como gatilhos para criar novos hábitos. No caso da área de vendas, por exemplo, associe a prospecção de clientes a uma atividade mais leve, como a hora do cafezinho ou associá-la a pequenas pausas, ou até mesmo antes de uma atividade prazerosa como a hora do almoço. 

Esses gatilhos facilitam a incorporação de novos hábitos à rotina existente.

Quebre a Resistência

Quando nos acostumamos à inércia, fica muito difícil para o cérebro reajustar a rotina, então, a resistência é uma reação natural, mas, à medida que você enraíza o hábito, criando pequenas recompensas, a mentalidade se remodela e somos capazes de manter o foco.

Exemplo: “só me dou o direito de assistir à Netflix se conseguir ler dez páginas de um livro”.

É como reeducar o comportamento, da mesma forma que fazemos com as crianças, mas desta vez, temos que domar a si mesmos.

Em vendas, repetição também é sucesso

Da mesma forma, um vendedor ou vendedora pode estabelecer uma pequena tarefa de ligar para dois clientes novos toda vez que tomar um cafezinho ou toda vez que for encher a garrafa de água, assim é possível criar disciplina e manter o foco.

Resumindo, as principais dicas para criar hábitos de sucesso incluem autoconhecimento, facilitação da execução do hábito, consistência diária, celebração de pequenas vitórias e aproveitamento de hábitos existentes como gatilhos para novos hábitos. 

Todo destino exige um caminho a ser percorrido, dê o primeiro passo, crie e conquiste hábitos de sucesso e ensine a mente a gostar do processo, só depende de você!!!

 

Gostou do nosso conteúdo? Comente e Compartilhe!!!  

O Super Vendedores realiza consultorias para empresas (B2B) e treinamentos em vendas para vendedores! Entre em contato conosco para entender como podemos trabalhar juntos.

Conheça o convidado(a)

Wellington de Oliveira

Continue ouvindo o Papo de Vendedor

Programa de Aceleração - Super Vendedores
Programa de Aceleração - Super Vendedores

Aprenda a metodologia de vendas consultivas que está ajudando profissionais a dobrarem suas vendas em até 3 meses

Participe do treinamento online de vendas de 14 encontros que já ajudou mais de 3.000 vendedores a se especializarem em vendas consultivas e dobrarem seus resultados em 3 meses.

Seja o primeiro a receber os próximos conteúdos

Cadastre-se na nossa newsletter para receber em primeira mão todos os episódios e materiais extras.

Descubra a solução ideal para te ajudar a vender mais

Agende uma reunião estratégica com nossos consultores e descubra como podemos ajudar você, profissional de vendas ou gestor, a como vender mais, melhor e com mais lucro.