PAPO DE VENDEDOR | EPISÓDIO #83

LIVROS para VENDEDORES! Um guia completo para VENDER MAIS!

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Neste conteúdo, sugerimos 10 livros para vendedores que abordam diversos aspectos das vendas, incentivando a escolha daqueles que mais se adequam ao momento profissional, separando por etapas de vendas e comportamento.

Nesta era do digital, todo tipo de conhecimento se tornou disponível, entretanto, para se aprofundar com disciplina e dedicação, em obras de grandes autores, temos que saber escolher o título adequado e verificar qual o tipo de leitura adotada, para não perdermos o ritmo e nem a vontade.

Ler Para Vender

Hoje vamos discutir os principais livros para vendedores, aqueles que são mais explorados em diversas etapas do processo comercial, livros que genuinamente fizeram sentido para a carreira de muitos vendedores.

Frequentemente vemos pessoas na internet falando sobre ler um livro por mês, alcançar a marca de 52 livros por ano, ou ler 24 livros por ano. Parece haver uma ênfase na quantidade de leitura. 

No entanto, a verdade é que se você se apressar na leitura, provavelmente não aproveitará muito. A questão crucial, em vez de se esforçar para atingir a meta de ler 52 ou 24 livros ao ano, está em escolher os livros com precisão.

Se você cuidadosamente selecionar três ou quatro livros para ler em um ano, escolhendo aqueles que estão diretamente alinhados com o desenvolvimento necessário e suas metas de carreira naquele momento, o impacto desses livros em seus resultados será significativamente maior. 

A Diferença entre Ler um Livro e Estudá-lo

Alguns livros você lê, enquanto outros você folheia e lê dinamicamente, focando nos capítulos que mais lhe interessam. E há também os livros que você sublinha, debate com outras pessoas, relê várias vezes e até se tornam uma tradição anual.

Nesse contexto, trazemos neste conteúdo 10 sugestões de livros para vendedores. 

Eles abrangem diferentes aspectos do processo de vendas. Alguns são mais voltados para o comportamento, enquanto outros são tecnicamente mais profundos. É crucial refletir sobre isso. Não é necessário ler os 10 exatamente como listamos. 

Escolha aqueles que mais façam sentido para você no momento. 

Onde está a sua dor?

Se você possui um funil de vendas bem organizado e sabe onde ocorrem as maiores perdas, se consegue identificar as etapas que desafiam você, ou até mesmo se está buscando aprimorar uma área específica do seu processo de vendas, é aí que você deve focar. 

Escolha um livro que verdadeiramente o ajudará nesse aspecto e, ao lê-lo, mergulhe com dedicação. Não se trata apenas de completar o livro, mas de absorver seu conteúdo de maneira significativa.

Essa abordagem se alinha com a qualidade da leitura, não apenas com a quantidade. Portanto, não se preocupe em atingir uma meta arbitrária de números, mas em alcançar uma compreensão mais profunda e aplicável das ideias apresentadas nos livros que você escolher.

Dicas Rápidas

É comum acreditarmos que sempre será necessário ler um livro da primeira à última página. Às vezes, ficamos presos em um livro ruim e adiamos começar outro, sentindo a obrigação de terminarmos o que havia começado. 

Devemos desapegar do pensamento de ter a obrigação de terminar um livro que começamos.

Se nos obrigamos a ler um livro que não está agradando ou que não conseguimos aplicar no dia a dia, perdemos a motivação de ler outros que são importantes. Aprender a abandonar um livro ou dar um tempo a ele, também é necessário para uma rotina de leitura. 

Escolha Títulos Que se Complementam

Aprender a selecionar outros livros e a focar em partes específicas é uma forma didática de retomar o prazer da leitura. Diante de alguma dificuldade específica, é possível consultar apenas o sumário de um livro mais técnico, encontrar o capítulo relacionado àquela dificuldade e se concentrar em um tópico apenas. 

Essa é uma forma de estudo, mais do que uma leitura convencional. É uma abordagem direcionada a um ponto específico, uma dor específica ou uma fase particular do funil de vendas, por exemplo. 

Essa abordagem ajuda a superar bloqueios na leitura e a desenvolver um gosto genuíno pelo livro. 

Além disso, com o advento do Kindle, ficou ainda mais fácil adotar esse método. Antigamente, carregar um livro por aí era incômodo, mas agora com o Kindle, do tamanho de um celular, a resistência é menor.

LIVROS PARA VENDEDORES

Fase do Funil: Prospecção

Livro 1 – “Receita Previsível” (Predictable Revenue), Aaron Ross & Marylou Tyler.

Como implantar a metodologia revolucionária de vendas outbound que pode triplicar os resultados da sua empresa. 

Vamos começar pelo início, prospecção. Temos aqui livros que estão diretamente relacionados à fase inicial do funil. 

O livro “Receita Previsível” foi escrito por Aaron Ross e Marylou Tyler. Aaron Ross, inclusive, esteve no Brasil, em um evento da RD Station, onde ele autografou uma cópia do livro do nosso host. 

Essa obra é de extrema importância, não só para os vendedores, mas também para gestores e donos de empresas. Isso porque ela inspira a criação de uma verdadeira máquina de vendas. 

Aaron Ross dedicou muitos anos de sua carreira à Salesforce, que é a principal empresa de CRM global, sendo a primeira a adotar o modelo de Software as a Service (SaaS). Ele desempenhou um papel crucial na criação de uma metodologia, principalmente para prospecção ativa, o que comumente chamamos de Outbound Marketing. 

Pioneirismo na Especialização da Equipe

Foi Aaron Ross quem estabeleceu a prática de separar profissionais para diferentes etapas do processo comercial: um especialista em prospecção, outro em fechamento de vendas e um terceiro voltado para retenção de clientes.

Estamos falando de SDR (Sales Development Representative) ou BDR (Business Development Representative), assim como do vendedor “Closer“, aquele que finaliza a venda. 

Ross foi pioneiro em estruturar essa dinâmica de passagem de bastão entre esses diferentes papéis, o que impulsionou o crescimento notável da operação comercial na Salesforce. A empresa atingiu metas consistentemente e, nesse contexto de transformação, Ross aprofundou ainda mais seus estudos.

Livro técnico, mas fundamental!

Vale ressaltar que esse é um livro bastante técnico e pode ser um pouco mais complexo para aqueles que não estão familiarizados com o universo da prospecção outbound. Ele contém diversos detalhes, exemplos e siglas, o que pode demandar algumas pesquisas para uma compreensão mais aprofundada da metodologia. 

Apesar disso, é uma leitura essencial e rica em pontos fundamentais para implementar eficazmente em operações comerciais. Portanto, não é apenas uma leitura, mas um livro que deve ser estudado com atenção, devido à sua relevância. 

Temos um conteúdo especial sobre “Técnicas Avançadas de Prospecção em Vendas!“, confira

Livro 2 – “Prospecção Fanática” (Fanatical Prospecting), Jeb Blount.  

O guia definitivo de conversas para iniciar vendas e encher o funil aproveitando ao máximo redes sociais, telefone, e-mail, texto e chamadas frias

Sem dúvida, o “Prospecção Fanática”, do Jeb Blount, é um case do tema. Ele é o principal estudioso de vendas dos últimos anos, alguém que é seguido de perto por grandes vendedores e vendedoras. 

O “Prospecção Fanática” se destaca por abordar a prospecção de uma forma diferente. Ele traz muito daquela PROSPECÇÃO TRADICIONAL, quase “raiz”, como é comum dizer. Fala sobre canais de prospecção, aquilo que antigamente chamávamos de “Cold Call”. 

A Cold Call era simplesmente pegar uma lista telefônica e ligar para todo mundo.

Abordagem Prática

Nesse livro, Jeb Blount traz uma abordagem menos científica do que a de Aaron Ross, porém, muito mais prática. É um guia que pode ser aplicado em diversos setores. 

O livro “Receita Previsível” é excelente, mas tem um enfoque mais direcionado para empresas que vendem serviços por assinatura.

O “Receita Previsível” é uma metodologia incrível para criar uma máquina de vendas, mas é especialmente eficaz em empresas de SaaS. Digamos que você tenha um CRM, um software contábil ou uma ferramenta de gravação de podcasts, aí você recorre ao “Receita Previsível”. 

Se você atua em uma agência de comunicação ou em treinamento de vendas, como a Supervendedores, a metodologia se encaixa perfeitamente bem ao “Prospecção Fanática”.

O “Prospecção Fanática” é versátil. Pode ser aplicado no mercado agro, de energia solar, de distribuição, enfim, é um livro atual e moderno, adequado a todos os setores e segmentos. 

O autor Jeb Blount é a referência em conteúdo de vendas atualmente. Ambos os livros oferecem ferramentas e estratégias para organizar essa fase inicial do funil: um focado na estruturação do processo e criação da máquina de vendas (Receita Previsível) e outro abordando diretamente a prospecção (Prospecção Fanática). 

Confira o episódio especial do Papo de Vendedor com Thiago Muniz, sócio de Aaron Ross e representante oficial da aplicação do método Receita Previsível no Brasil.  

Fase Do Funil: Levantamento De Necessidades

Livro 3 – “Spin Selling: Alcançando Excelência em Vendas”, Neil Rackham.

Continuando no nosso processo comercial em formato de funil, trazemos dois livros indispensáveis na biblioteca de um vendedor consultivo. 

Primeiramente, o “Spin Selling”, de Neil Rackham, que é, sem dúvida, a melhor referência quando se trata de investigação de necessidades.

Embora seja um livro antigo, da década de 90, ele é uma obra que abrange de maneira completa e profunda a estruturação da fase de identificação de necessidades e da agregação de valor por meio da solução de problemas apresentados pelo cliente. 

Um Livro Roteiro

O livro não se limita apenas ao levantamento de necessidades, ele abrange todo o espectro do processo de vendas, incluindo o início e a etapa de fechamento. No entanto, o grande destaque da metodologia está nas perguntas, especificamente nas perguntas “SPIN“, que integram a abordagem de venda consultiva. 

Essas perguntas englobam: 

  • A situação do cliente;
  • Os problemas que enfrentam;
  • As implicações desses problemas;
  • A necessidade de uma solução.

 

Portanto, se você está envolvido em vendas consultivas e ainda não teve a oportunidade de ler o “Spin Selling” ou se aprofundar nessa metodologia por meio de cursos, este livro é simplesmente essencial. 

Lições Práticas de Um Vendedor Nato

O trabalho de Rackham foi excepcional. Como pesquisador, ele estudou de perto os consultores e acompanhou uma série de visitas de vendas. Gravou, transcreveu e empreendeu uma pesquisa minuciosa para entender o que fazia a diferença entre os vendedores que alcançavam um sucesso excepcional e aqueles que não atingiam suas metas nas grandes empresas onde atuava.

Ele explorou tanto as perguntas abertas quanto as fechadas, notando que a proporção entre elas era mais equilibrada do que se pensava. Rackham categorizou essas perguntas e as agrupou em blocos, identificando os aspectos que cada uma delas buscava investigar. 

Foi assim que a metodologia “SPIN Selling” surgiu. Vale ressaltar que ela não foi inventada, mas derivada de observações e traduzida em um método validado na prática.

Quando você lê o livro e compreende os exemplos e a abordagem que ele descreve, fica claro que esse método realmente funciona. Ao aplicá-lo, você notará a facilidade de incorporá-lo ao processo de identificação de necessidades. 

Esta obra é frequentemente incorporada nos treinamentos da Supervendedores. Sem dúvida, é um dos livros para vendedores que devem ser revisitados anualmente, pelo menos dar uma olhada nas anotações. 

Aproveite e aprenda mais sobre Spin Selling no Papo de Vendedor especial com Guilherme Miranda!

Livro 4 – “Alcançando a Excelência em Vendas para Grandes Clientes”, Neil Rackham.  

Trazemos uma segunda recomendação do Rackham, uma espécie de segunda parte, que é “Alcançando a Excelência em Vendas para Grandes Clientes”. 

Este livro é como uma sequência natural do “Spin Selling”, inclusive a capa é praticamente a mesma. 

Enquanto o “Spin Selling” se fundamenta totalmente na metodologia das perguntas, este outro se apoia no entendimento profundo do PROCESSO DE COMPRA DO CLIENTE. 

Ele auxilia na identificação dos critérios que o comprador utiliza para avaliar as propostas, como você pode alinhar sua oferta com esses critérios, como descobrir e, quando possível, influenciar os critérios para adicionar mais valor à sua proposta.

O Momento Certo para a Proposta Final

Outro aspecto crucial é compreender a etapa específica do processo de compra em que o cliente se encontra. Por exemplo, se o cliente já identificou sua dor, está sofrendo e quase tomou a decisão, ele está no estágio de buscar propostas finais. 

Nesse ponto, fazer perguntas de situação ou de problema seria inadequado, em vez disso, você precisaria começar a explorar as implicações e fechar a venda de forma eficaz.

O livro oferece insights sobre como adaptar seu processo comercial, entendendo em que fase do ciclo de compra seu cliente está. A partir disso, você pode ajustar sua abordagem, acelerar ou retroceder, conforme necessário, e aproveitar essa compreensão para otimizar suas vendas.

Mais um excelente trabalho de Neil Rackham, que expande sua contribuição com essa obra que complementa sua metodologia anterior.

Fase Do Funil: Negociação

Livro 5 – “Como chegar ao sim: Como negociar acordos sem fazer concessões”, Roger Fisher,  William Ury e Bruce Patton.

O livro “Como Chegar ao Sim: Como negociar acordos sem fazer concessões” é a obra de Roger Fisher, William Ury e Bruce Patton, todos professores da Harvard Law School. 

Este livro transformou a perspectiva em relação às negociações, ao enfatizar a abordagem de ser rígido com o problema, mas cortês e amigável com a pessoa envolvida. Também explora a aplicação criteriosa, também mencionada no livro anterior, sobre as perguntas do “Spin Selling”. 

Suas técnicas são preciosas durante o processo de negociação.

Autores Advogados

Vale ressaltar que este não é exclusivamente um livro sobre vendas, mas sim uma obra redigida por advogados. Os advogados intervêm quando não é possível chegar a um acordo amigável entre as duas partes, muitas vezes para evitar conflitos extremos. 

O livro é baseado no curso de negociação da renomada Harvard, a principal instituição de ensino de Direito do mundo. Ele oferece uma infinidade de insights práticos para todos os tipos de negociação, seja a compra de um carro ou a escolha de um filme para assistir no cinema.

Livro 6 –As Cinco Habilidades Essenciais do Relacionamento: Como se expressar, ouvir os outros e resolver conflitos”, Dale Carnegie.

No que diz respeito à parte comportamental da negociação, trazemos o livro proveniente da Dale Carnegie Training, empresa de treinamento e desenvolvimento pessoal.

O livro “As Cinco Habilidades Essenciais de Relacionamento” aborda a maneira de se expressar, ouvir os outros e resolver conflitos. Embora sejam chamadas de cinco habilidades, o livro se desdobra em 16 capítulos, explorando tópicos como o desenvolvimento de afinidade, curiosidade, compreensão, etiqueta e persuasão. 

É um guia valioso para aprimorar a construção de relacionamentos. 

Dale Carnegie Training

A Dale Carnegie Training é uma instituição fundada em 1912, por Dale Carnegie. A instituição propõe treinamentos e desenvolve habilidades comportamentais de comunicação e relacionamentos. O livro aborda temas como expressão, empatia, resolução de conflitos e escuta ativa. 

O autor Dale Carnegie, também é responsável pelo clássico “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”. Ele oferece dicas tangíveis que são fáceis de seguir.

É importante notar que, embora não seja exclusivamente um livro de vendas, possui inúmeras lições aplicáveis na área comercial. A abordagem abrangente sobre competências de relacionamento, persuasão, comunicação e empatia fazem deste livro uma ferramenta valiosa para os vendedores. 

Este livro é um guia que transcende o contexto das vendas e pode ser aplicado a diversas áreas da vida.

Equilibre Técnica e Comportamento

É crucial que os vendedores não se restrinjam apenas a livros técnicos voltados para vendas. Um equilíbrio entre as obras técnicas e comportamentais é fundamental para desenvolver um repertório completo. 

Enquanto livros técnicos fornecem ferramentas para fechamentos e superação de objeções, obras comportamentais contribuem para construir conexões genuínas com os clientes. 

Portanto, alternar entre os dois tipos de livros pode ajudar a aprimorar tanto as habilidades técnicas quanto as interpessoais de um vendedor. Isso se aplica a qualquer pessoa que busque aprimorar suas habilidades de vendas.

Livro 7 – “Objeções: Como se tornar um mestre na arte e na ciência de superar um não”, Jeb Blount. 

O próximo livro é o “Objeções”, novamente de autoria de Jeb Blount. Este livro é, sem dúvida, um dos melhores sobre vendas, um verdadeiro tesouro. Apesar de ser relativamente breve, ele é excepcionalmente técnico no que diz respeito a lidar com objeções. 

Jeb Blount oferece um guia detalhado sobre como se tornar um mestre na arte e ciência de superar negativas. O livro aborda tanto a habilidade de chegar ao “sim” quanto a de superar o “não”, mostrando como esses conceitos estão intrinsecamente interligados. 

Essa conexão sugere que negociação e superação de objeções estão intimamente relacionadas.

O que realmente chama a atenção neste livro, e em grande parte do trabalho de Jeb Blount, é sua abordagem holística para lidar com objeções. Ele não se limita apenas à técnica, mas também explora profundamente o aspecto comportamental do vendedor. 

Preparação Mental

Jeb Blount reconhece a importância de estar mentalmente preparado para enfrentar objeções, pois mesmo as melhores técnicas podem ser inúteis se a mente do vendedor não estiver alinhada. 

Ele destaca como as emoções desempenham um papel crucial durante uma negociação. Assim, além de discutir como identificar, categorizar e entender objeções, o autor também enfoca a preparação emocional do vendedor, o que é essencial para manter o foco e aplicar as técnicas com eficácia.

Seguindo essa mesma linha de raciocínio, também podemos citar o livro “O Negócio Fechado”. Este é um dos trabalhos mais recentes de Jeb Blount e é especialmente voltado para o processo de fechamento e as táticas de negociação que levam ao “sim”. 

Durante a leitura, é perceptível que Jeb Blount mantém um equilíbrio notável entre as abordagens técnicas e emocionais. Ele explora como o vendedor deve abordar a negociação e o fechamento com disciplina, evidenciando a diferença entre meramente vender e efetivamente negociar.  

Um Livro para Desenvolver o Autocontrole

O autor discute a importância do autocontrole emocional, oferece estratégias para enfrentar sete emoções disruptivas e fornece ferramentas para a recomposição emocional. Tudo isso culmina em uma abordagem abrangente para enfrentar os desafios finais do funil de vendas, agregando valor e concretizando o fechamento.

Os livros de Jeb Blount, como estes que mencionamos, são verdadeiros tesouros para quem trabalha com vendas consultivas e B2B. 

Seu enfoque moderno e técnico, juntamente com sua consideração pela parte emocional, tornam suas obras essenciais para quem busca aprimorar suas habilidades de vendas. 

Negociação é o momento-chave para vender mais, confira nosso conteúdo com “o Faca na Caveira”, Fabrício Medeiros!

COMPORTAMENTO

Livro 8 – “Mindset: A nova psicologia do Sucesso”, Carol S. Dweck. 

Entre os títulos da lista de livros para vendedores, também devemos inserir autores mais comportamentais. Nesse sentido, há um livro muito interessante que merece destaque: “Mindset – A Nova Psicologia do Sucesso”.

Esse é um livro que também é utilizado nos treinamentos da Supervendedores. Ele foi escrito por Carol Dweck, uma renomada psicóloga americana e professora de Stanford. 

O trabalho de pesquisa que ela realizou ao longo de muitos anos é impressionante.

O “Mindset” é traduzido como mentalidade e se tornou uma palavra bastante proeminente em um certo período, gerando grande interesse e até mesmo adoração por parte dos coaches e entusiastas do desenvolvimento pessoal. Porém, esse livro é uma fonte primordial para compreender as duas perspectivas de “Mindset” que Carol Dweck apresenta e que têm um impacto profundo na jornada em direção ao sucesso.

Duas Mentalidades

A autora explora minuciosamente as diferenças entre os dois tipos de mentalidades: a mentalidade de crescimento e a mentalidade fixa. 

Ela detalha como esses diferentes modos de pensar influenciam quem alcança o sucesso com mais facilidade e quem enfrenta mais obstáculos. Mais da metade do livro é dedicada a essa explanação crucial sobre os Mindsets, o que pode fazer com que certas partes pareçam repetitivas.

O livro também aborda o impacto dos “mindsets” em diversas áreas da vida, como esportes, liderança, relacionamentos e até mesmo em papéis como pais e professores. 

É compreensível pular seções que talvez não se apliquem diretamente à sua situação, como as partes sobre esportes, liderança e afins. Contudo, o núcleo conceitual sobre os Mindsets e como mudá-los permanece essencial, independente do contexto.

Um Livro para Vendedores Vencerem a Mentalidade

Carol Dweck explora a ideia de que algumas pessoas têm uma mentalidade voltada para a superação de erros e o aprendizado contínuo, enquanto outras possuem uma mentalidade mais rígida, acreditando que suas habilidades e capacidades são fixas. 

Ela discorre sobre essas duas abordagens de pensamento e como elas afetam profundamente a trajetória das pessoas na vida.

O “Mindset” é um livro altamente valioso para quem se interessa pela parte comportamental e mentalidade. Embora parte dele possa parecer repetitiva, seu conteúdo é extraordinário e traz uma compreensão enriquecedora sobre como nossas crenças afetam nossas realizações.  

Com certeza, esta é uma leitura obrigatória para aqueles que buscam desenvolver suas habilidades de pensamento e mentalidade.

Livro 9 – “As 16 Leis do Sucesso”, Napoleon Hill. 

Este é o último livro que escolhemos para discutir: “As 16 Leis do Sucesso” de Napoleon Hill, com uma adaptação e comentários de Jacob Petry. 

No contexto dos treinamentos da Supervendedores, temos explorado muito esta obra comportamental. O livro traz as 16 leis do sucesso na perspectiva de Napoleon Hill, mas adaptadas e complementadas por Jacob Petry.

Essas leis oferecem orientações sobre como alcançar o sucesso em diversos aspectos da vida. 

Cada uma dessas leis é apresentada de forma detalhada, ocupando cerca de 20 páginas, o que torna a leitura fluida e agradável. A obra se destaca não apenas pelo conteúdo rico, mas também por sua edição bem cuidada. 

O livro é um exemplo de excelência em termos de marcações de frase, resumos e aplicações práticas.

Comentários do Autor Brasileiro Jacob Petry

Jacob Petry, através de suas adaptações, consegue transformar conceitos complexos em algo acessível e impactante. Ele é um estudioso e filósofo que consegue transmitir ensinamentos desafiadores de mentalidade e comportamento de forma direta e profunda, fazendo com que os leitores se envolvam e compreendam.

Um aspecto notável desse livro é como ele é habilmente construído. À medida que avançamos, percebemos que cada capítulo foi pensado estrategicamente, fornecendo os blocos de construção necessários para a compreensão das leis subsequentes. Isso contribui para uma leitura coesa e transformadora.

Napoleon Hill

Em relação ao autor Napoleon Hill, vale destacar que ele foi um jornalista na década de 1920 que se dedicou a estudar a mente dos maiores empreendedores dos Estados Unidos, incluindo Henry Ford. 

Ele inicialmente escreveu “A Lei do Triunfo”, um livro substancial e de linguagem antiga. Esse livro serviu de base para as “16 Leis do Sucesso”, que é uma versão mais condensada e acessível.

Esta obra possui uma abordagem contemporânea, adaptando exemplos para situações mais atuais e relevantes, como músicos de rock. A leitura das “16 Leis do Sucesso” pode ser mais envolvente e aplicável para o público moderno, em comparação com o estilo mais antigo e longo de “A Lei do Triunfo”.

Além desta obra, é importante mencionar outros livros do próprio Napoleon Hill que podem ser transformadores. 

Quem Pensa Enriquece

A obra “Quem Pensa Enriquece” é um livro que impactou muitas vidas e é recomendado para leitura anual. Com audiobook disponível, pode ser uma companhia inspiradora em viagens e momentos de reflexão.

Quem Vende Enriquece

Por fim, “Quem Vende Enriquece” também é uma criação notável de Napoleon Hill, refletindo sua compreensão de que o sucesso envolve habilidades de vendas. Essas obras não se limitam apenas ao campo das vendas, mas trazem conceitos poderosos e aplicáveis para diversas áreas da vida.

Explorar os livros de Napoleon Hill é um processo de aprendizado sobre sucesso, mentalidade e comportamento. Seja através das “16 Leis do Sucesso”, “Quem Pensa Enriquece” ou “Quem Vende Enriquece”, essas obras têm o potencial de transformar sua maneira de pensar e agir, orientando-o rumo a realizações significativas.

Vale ressaltar que, entre as sugestões de livros para vendedores, Napoleon Hill é um autor fundamental, pois ele estudou de perto os maiores empreendedores do mundo, e, para quem almeja uma grande carreira em vendas, este autor deve estar na cabeceira. 

Livro 10 – “Como Vender Qualquer Coisa a Qualquer Um: A Incrível Ciência da Persuasão e da Influência”, Joe Girard e Stanley H. Brown.

Chegamos ao fim da nossa lista de recomendações.

A primeira delas é o livro “Como Vender Qualquer Coisa a Qualquer Um: A Incrível Ciência da Persuasão e da Influência”, escrito por Joe Girard. 

Este livro é altamente recomendado para entender as técnicas de vendas do renomado vendedor de veículos que entrou para o Guinness Book como o maior vendedor dos Estados Unidos. 

Girardi baseia seu sucesso em uma abordagem simples, porém profundamente eficaz, de se relacionar e conectar com os clientes. Ele destacava a importância de criar laços duradouros, mantendo-se presente na vida de seus clientes ao longo dos anos, levando-o a obter resultados notáveis.

Livros para Vendedores: Dicas Bônus

O Velho e o Menino: A Instigante Descoberta do Propósito

A primeira sugestão bônus é “O Velho e o Menino: A Instigante Descoberta do Propósito”, escrito por Roberto Tranjan

Este livro é recomendado por sua abordagem única em relação ao conceito de propósito. 

Muitos profissionais enfrentam dificuldades em definir e compreender seu propósito de vida. No entanto, Tranjan guia os leitores através de uma jornada enriquecedora ao longo da vida de um jovem que busca seu propósito, com o auxílio de um mentor mais velho. 

A história nos mostra como é possível construir o entendimento e a conexão com nosso propósito, por meio de exercícios práticos e uma abordagem envolvente. Este livro pode ser um recurso valioso para quem deseja explorar e desenvolver seu propósito de vida de maneira significativa.

Sucesso em Vendas com PNL

E finalizando, reforçamos a sugestão do livro “Sucesso em Vendas com PNL” de Joseph O’Connor e Robi Prior

Esta obra aborda a Programação Neurolinguística aplicada às vendas de forma profunda e abrangente. Ela proporciona insights e técnicas valiosas para aprimorar suas habilidades de vendas, abordando diversos aspectos do processo de vendas. 

Este livro é uma ferramenta indispensável para quem deseja compreender como aplicar a PNL de maneira eficaz  no contexto das vendas.

Esperamos que esses livros enriqueçam sua jornada de desenvolvimento pessoal e profissional. 

Lembre-se de que a leitura é uma das maneiras mais poderosas de adquirir conhecimento e aprimorar suas habilidades. Aproveite essa oportunidade para explorar novos horizontes e se inspirar a conquistar novas metas e realizações em sua carreira.

Quer saber mais sobre livros com vendedores do ramo editorial? Temos um episódio com Cadu Perol especial sobre o tema!

Dicas Finais

Em vez de se apressar para comprar todos os 10 livros, opte por escolher 1 ou 2, leia com atenção e aplique o conhecimento adquirido. 

Consumir de maneira frenética sem colocar em prática não traz resultados efetivos. É mais vantajoso dedicar tempo para uma leitura aprofundada, aplicar o conteúdo de forma compreensiva e estudar de maneira cuidadosa, em vez de apenas passar superficialmente por várias obras sem mudar comportamentos ou tentar aplicar o aprendizado.

Portanto, vamos focar no estudo de vendas, aproveitando as diversas opções disponíveis. É possível ouvir podcasts, adquirir livros, participar de treinamentos e até mesmo estudar em casa. 

A simplicidade dessa abordagem é evidente, e a única condição para não estudar é a falta de vontade.

Esses investimentos são de baixo custo, aproveite a os podcasts estão acessíveis gratuitamente, enquanto os livros têm preços que variam de 40 a 100 reais, com opções a partir de 19 reais. 

Há também obras que possuem versões em áudio, o que permite aproveitar o conteúdo durante atividades cotidianas, como caminhar, correr ou viajar. O acesso ao conhecimento está ao alcance de todos. 

Livros Digitais e Livros na Estante

Para aqueles que desejam aprofundar ainda mais seu aprendizado, o Kindle é uma excelente ferramenta. Ler no Kindle e, posteriormente, adquirir o livro físico para sublinhar e marcar as partes importantes é uma prática muito recomendada.

Talvez você nunca tenha ouvido falar do termo “antibiblioteca”. É um conceito citado por Nassim Taleb, em seu livro “A lógica do Cisne negro”, ele usa o termo “antibiblioteca” para descrever a importância de termos livros não lidos na estante.

Como exemplo, ele cita a gigantesca biblioteca de Umberto Eco, que, ao ser questionado se já havia lido todos aqueles títulos, revelava que era mais importante tê-los para se lembrar que ainda tinha muito a aprender.

Seja Humilde e Afie o Machado

O conhecimento disponível é muito vasto e valioso e a sensação de ter uma série de obras prontas para serem exploradas serve como um lembrete constante da nossa busca contínua pelo saber.

Quando começamos a ler livros sobre vendas, ficamos empolgados e queremos compartilhar esses conhecimentos com todos. Porém, à medida que avançamos e lemos mais, percebemos que o conhecimento é abrangente e complexo, e que há sempre mais a descobrir. 

É um caminho que nos mantém humildes, mostrando-nos que, quanto mais aprendemos, mais nos conscientizamos do quanto ainda precisamos descobrir.

A importância de manter-se em constante desenvolvimento é como afiar um machado. Quanto mais afiado ele estiver, mais eficientemente ele desempenhará sua função. Da mesma forma, ao continuarmos os estudos, explorando e aprendendo, podemos aprimorar ainda mais nossas habilidades e alcançarmos novas oportunidades. 

Aproveite e acesse a Livraria Super Vendedores para escolher a sua lista especial sobre vendas!

 

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