Melhorar a cada mês, bater mais e melhores metas e apresentar resultados cada vez mais concretos.
Estas são algumas das missões de um gerente ou diretor comercial em qualquer empreendimento que tenha o ato de vender como finalidade.
Em outras palavras, buscar uma alta produtividade em vendas é um exercício que deve sempre ser realizado por estes profissionais.
No nosso artigo de hoje você vai conhecer 7 dicas para aumentar essa produtividade. Acompanhe!
1 – Invista em treinamento
Um funcionário que saiba quais são as decisões que ele deve tomar e quais devem ser levadas à chefia, que conheça os processos envolvidos e que saiba tudo sobre o produto que está vendendo é alguém que está próximo de obter uma alta produtividade em vendas.
Para isso, invista sem medo nos treinamentos em comércio e prepare-se para colher melhores resultados!
2 – Preparação é fundamental
Antes de qualquer reunião o bom vendedor fará uso da técnica da preparação. Ao sair para prospectar, para fechar a venda ou para qualquer outro contato com um cliente, este vendedor deve saber tudo o que for possível sobre o produto ou serviço que está à venda e também sobre o seu cliente.
Portanto, o emprego da técnica da preparação é fundamental para quem busca produtividade em vendas!
3 – Seja um bom líder
Um gerente ou diretor da área de vendas tem como trabalho ser um bom líder. Isso significa fazer contratações e tomar as decisões justas. Com isso, elaborar as estratégias que serão colocadas em prática na busca por resultados, dar motivação para a equipe e não se esquecer de comemorar quando as metas forem cumpridas.
O bom líder é aquele que está com a equipe no planejamento, na execução, na busca e na checagem dos resultados obtidos. Então, buscar produtividade em vendas é uma das suas missões.
4 – Conheça o processo
O processo de vendas tem etapas distintas e bem definidas: prospecção, abordagem, sondagem, elaboração de propostas, argumentação e fechamento.
Melhorar cada uma das etapas é melhorar a produtividade em vendas!
Entenda a relação entre produtividade da equipe comercial e as etapas do processo comercial para extrair os melhores resultados da equipe.
5 – Atenha-se ao funil de vendas
Como a produtividade pode aumentar as vendas? Usando o conhecimento!
Por exemplo, quem compreende o funil de vendas sabe qual é a importância de sempre alimentarmos a boca do funil (sempre fazer novas prospecções) para que o fundo do funil (as vendas realizadas) tenha sempre mais e melhores resultados.
Então, compreenda o funil de vendas, demonstre seu funcionamento para a equipe e tenha sempre condições de bater novas metas.
6 – Mantenha os pilares firmes
A busca pela melhor produtividade em vendas tem quatro pilares fundamentais: pessoas, processos, gestão e tecnologia.
Pessoas felizes e bem treinadas, processos funcionando muito bem, com uma gestão atuante e atenta e com todo o suporte tecnológico vão render bons resultados.
Cuide bem dos pilares fundamentais e tenha um processo de vendas muito mais firme.
7 – Tecnologia é poder
Técnica, concentração, dedicação no emprego são qualidades que, sozinhas, não garantem boas vendas.
Hoje, a tecnologia tem que estar presente nesta equação.
Por isso, colocar a internet no processo de vendas e usar programas que ajudem na organização da equipe não são apenas diferenciais, são verdadeiras necessidades.
Então, use e abuse da tecnologia para obter uma produtividade em vendas cada vez melhor.