7 dicas para aumentar a produtividade da sua equipe de vendas!

Melhorar a cada mês, bater mais e melhores metas e apresentar resultados cada vez mais concretos. Estas são algumas das missões de um gerente ou diretor comercial em qualquer empreendimento que tenha o ato de vender como finalidade.

Em outras palavras, buscar uma alta produtividade em vendas é um exercício que deve sempre ser realizado por estes profissionais. No nosso artigo de hoje você vai conhecer 7 dicas para aumentar essa produtividade. Acompanhe!

 

produtividade em vendas

 

1 – Invista em treinamento

Um funcionário que saiba quais são as decisões que ele deve tomar e quais devem ser levadas à chefia, que conheça os processos envolvidos e que saiba tudo sobre o produto que está vendendo é alguém que está próximo de obter uma alta produtividade em vendas.

Para isso, invista sem medo nos treinamentos em comércio e prepare-se para colher melhores resultados!

2 – Preparação é fundamental

Antes de qualquer reunião o bom vendedor fará uso da técnica da preparação. Ao sair para prospectar, para fechar a venda ou para qualquer outro contato com um cliente, este vendedor deve saber tudo o que for possível sobre o produto ou serviço que está à venda e também sobre o seu cliente.

Portanto, o emprego da técnica da preparação é fundamental para quem busca produtividade em vendas!

3 – Seja um bom líder

Um gerente ou diretor da área de vendas tem como trabalho ser um bom líder. Isso significa fazer contratações e tomar as decisões justas. Com isso, elaborar as estratégias que serão colocadas em prática na busca por resultados, dar motivação para a equipe e não se esquecer de comemorar quando as metas forem cumpridas.

O bom líder é aquele que está com a equipe no planejamento, na execução, na busca e na checagem dos resultados obtidos. Então, buscar produtividade em vendas é uma das suas missões.

4 – Conheça o processo

O processo de vendas tem etapas distintas e bem definidas: prospecção, abordagem, sondagem, elaboração de propostas, argumentação e fechamento. Melhorar cada uma das etapas é melhorar a produtividade em vendas!

Entenda a relação entre produtividade da equipe comercial e as etapas do processo comercial para extrair os melhores resultados da equipe.

5 – Atenha-se ao funil de vendas

Como a produtividade pode aumentar as vendas? Usando o conhecimento! Por exemplo, quem compreende o funil de vendas sabe qual é a importância de sempre alimentarmos a boca do funil (sempre fazer novas prospecções) para que o fundo do funil (as vendas realizadas) tenha sempre mais e melhores resultados.

produtividade em vendas

Então, compreenda o funil de vendas, demonstre seu funcionamento para a equipe e tenha sempre condições de bater novas metas.

6 – Mantenha os pilares firmes

A busca pela melhor produtividade em vendas tem quatro pilares fundamentais: pessoas, processos, gestão e tecnologia. Pessoas felizes e bem treinadas, processos funcionando muito bem, com uma gestão atuante e atenta e com todo o suporte tecnológico vão render bons resultados.

Cuide bem dos pilares fundamentais e tenha um processo de vendas muito mais firme.

7 – Tecnologia é poder

Técnica, concentração, dedicação no emprego são qualidades que, sozinhas, não garantem boas vendas. Hoje, a tecnologia tem que estar presente nesta equação. Por isso, colocar a internet no processo de vendas e usar programas que ajudem na organização da equipe não são apenas diferenciais, são verdadeiras necessidades.

Então, use e abuse da tecnologia para obter uma produtividade em vendas cada vez melhor.