Recrutamento e Seleção

Dicas de recrutamento e seleção: o que fazer e o que não fazer

Leandro Munhoz Moreira
Escrito por Leandro Munhoz Moreira em 3 de setembro de 2018
Dicas de recrutamento e seleção: o que fazer e o que não fazer
Faça como mais de 42.975 Super Vendedores

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos

Um processo de recrutamento e seleção leva tempo e consome dinheiro da empresa. Desde a definição do perfil que queremos encaixar no nosso desenho de cargos até a adaptação do novo colaborador em sua função, a equipe vive dias em que alguns estão se desdobrando pela ausência do antigo funcionário.

Nesta hora, tudo o que não queremos é prolongar o processo. É necessário um bom planejamento para que possamos diminuir a taxa de demissão de contratações recentes

Agilidade e erro zero são premissas para que o desempenho do time seja rapidamente colocado de novo em seu patamar mais alto. O blog SuperVendedores preparou algumas dicas de recrutamento e seleção para que você tenha excelência neste momento que pode ser complicado. Acompanhe!

Qualifique o recrutador

As empresas que já contam com um departamento de rh estruturado estão na frente em um processo de recrutamento e seleção.

Afinal elas contam com pelo menos um funcionário que está preparado os passos da contratação do novo colaborador.

Já quando as empresas, por um motivo ou outro, não contam com este departamento, é necessário que ao menos uma pessoa (o gestor ou um colaborador de extrema confiança).

Conheça passo a passo o que as melhores empresas de recrutamento e seleção colocam em prática para avaliar os candidatos. É aconselhável que essa pessoa se qualifique, fazendo cursos, assistindo a palestras, lendo livros sobre RH e todo o processo.

No blog SuperVendedores você encontra diversas dicas de recrutamento e seleção como neste post.

É um ótimo primeiro passo para conquistar a excelência na contratação.

Conheça bem todas as etapas do processo de recrutamento e seleção

É função do responsável pelo recrutamento conhecer os oito passos do processo. São oito etapas distintas:

Parte 1:

  • Desenho de cargos – É o mapeamento dos cargos da empresa e das atividades que cada colaborador deve exercer. O novo contratado deve se adequar ao desenho pré-estabelecido.
  • Prospecção de candidatos – É a divulgação do processo de seleção. Veículos como rádios, TVs e sites especializados podem dar uma maior visibilidade. Mas, em muitos casos é aconselhável fazer também divulgação em universidades e em redes sociais
  • Triagem de currículos – Descarte (pelo menos para esta vaga) os currículos que não apresentam as habilidades ou as experiências necessárias.
  • Entrevista prévia – É o momento em que são selecionados aqueles candidatos que realmente se interessam pela vaga, descartando os que não estão dispostos a continuar na seleção.

Parte 2:

  • Seleção de profissionais – É a fase de dinâmicas e testes específicos que irão apontar o perfil de trabalho, habilidades e competências do candidato.
  • Entrevista com finalistas – É hora do encontro no qual o entrevistador vai conhecer o candidato mais profundamente. Portanto, as perguntas devem extrair as habilidades que o candidato ainda não demonstrou durante o processo.
  • Contratação e integração do contrato – Tomada a decisão de se contratar um determinado candidato, ele deve integrado à equipe de forma rápida e eficiente, extraindo o melhor de suas habilidades desde o primeiro dia de trabalho.
  • Feedback com os reprovados – Não se esqueça de agradecer a participação dos eliminados, afinal eles podem estar em novo processo de recrutamento e seleção no futuro.

Saiba muito mais

A última das dicas de recrutamento e seleção deste post é seguir passo a passo o processo, sem pular etapas.

Com cuidado, o melhor candidato será escolhido da forma mais rápida e com o mínimo de risco.

Conheça muito mais sobre recrutamento e seleção e diversos outros assuntos do mundo das vendas no nosso blog.

Até a próxima!

E ae? Terminou a leitura? ;)

O que você achou desse conteúdo? Conte pra nós, logo abaixo?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Junte-se a mais de 42.975 Super Vendedores! :D