Representante Comercial

Por Que Todos os Seus Representantes Comerciais Devem Usar um Software de Vendas no Tablet

Leandro Munhoz Moreira
Escrito por Leandro Munhoz Moreira em 24 de agosto de 2017
Por Que Todos os Seus Representantes Comerciais Devem Usar um Software de Vendas no Tablet
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Foi-se o tempo dos meros representantes comerciais “tiradores de pedidos”. É isso mesmo, não existe mais espaço para o profissional de vendas que não se atualiza, que não aprende as novas técnicas de vendas, que não usa tecnologia. Todo mundo sabe que o mercado mudou drasticamente nos últimos anos, e o representante precisa acompanhar essas mudanças. Se ele não usa um software de vendas, é um forte indício de que você não deve contratá-lo!

Hoje é muito fácil e acessível para que o próprio representante adote um software de controle de vendas que funcione no Tablet. Confira 7  bons motivos para você querer em sua equipe somente aqueles que utilizam um software de vendas no Tablet.

1 – Credibilidade

Qual representante você acha que passa mais credibilidade para o cliente, aquele que tira o pedido no papel/Excel ou aquele que demonstra todos os produtos no Tablet, mostrando as fotos, simulando os preços e tirando os pedidos no próprio Tablet?

A resposta é óbvia, o representante que utiliza um aplicativo de vendas em seu Tablet demonstra muito mais profissionalismo e gera mais confiança para o cliente.

2 – Agilidade

Utilizando um software de pedidos, economiza-se tempo e evita-se erros de digitação.

Isto porque é possível inserir os itens somente informando o código do produto, que já estão pré cadastrados com o preço e descrição corretos.

Além disso, todos os cálculos de desconto e somatória total são feitas automaticamente.

Outra vantagem é que o representante fica sempre pronto para emitir o pedido na frente do cliente, e uma cópia do orçamento ou pedido já pode ser enviado para o e-mail do cliente e da fábrica no mesmo instante.

3 – Histórico de pedidos organizado

Utilizando um software adequado, seu representante consegue localizar todos os orçamentos em aberto, saber quais pedidos já foram e quais não foram enviados para a fábrica e localizar facilmente qualquer pedido para consulta.

4 –  Registrar o relacionamento com o cliente

Há uma frase famosa que diz: “Se você não atender bem seu cliente, o seu concorrente o fará”.

Isto é bem verdade, e por isso não há nada mais importante que criar e cultivar relacionamentos, em que o representante assume um papel ativo de se comunicar com o cliente.

E para isto, um bom software se torna essencial.

O representante que utiliza um software consegue anotar e consultar o histórico de seu cliente, sabendo assim quando e como foram suas últimas visitas, telefonemas, pedidos, preços praticados e produtos comprados. Também consegue agendar todas as atividades seguintes para fazer um acompanhamento adequado com o cliente.

5 – Conhecer os melhores clientes

Todos os clientes merecem um bom atendimento, mas alguns precisam de uma atenção especial, e não há nada de errado nisso.

Saber por qual fatia de suas vendas um cliente é responsável permite conhecer qual o prejuízo para sua empresa em perdê-lo.

Isto ajuda seu representante saber quanto tempo ele precisa, e pode, dedicar a ele.

Se seu representante não utiliza um software adequado, ele não conseguirá extrair esta informação, e poderá colocar em risco seus melhores clientes.

6 – Detectar os clientes que deixaram de comprar

Por questão de tempo e custo, sabemos que se seu representante precisa lidar com muitos clientes, nem todos ele conseguirá acompanhar o tempo todo e então precisará se organizar para não perder vendas.

Saber quais são os clientes que já estão sem fazer pedidos há mais de um certo tempo é uma ótima forma para ajudar seu representante a direcionar seus esforços.

Ao utilizar um sistema, ele poderá configurar um relatório de clientes inativos para saber aqueles que estão há mais tempo sem comprar e assim poder tomar uma atitude a tempo.

7 – Conhecer os números do negócio

O representante comercial, assim como qualquer outra empresa, precisa conhecer de perto os números de seu negócio.

Extraindo essas informações através do sistema, ele consegue planejar alternativas para colocar em prática com o objetivo de superar esses números, nos próximos meses, mantendo-se sempre em posição de evoluir.

O papel do gerente comercial

É muito saudável quando há troca de informações entre o gerente comercial da indústria e os representantes comerciais.

Por isso, o papel do gerente comercial vai muito além de simplesmente cobrar metas, ele precisa estar disposto a orientar e criar condições para que seus representantes comerciais possam ser produtivos.

Todos ganham com isso, afinal de contas, aumentar as vendas é o que todos querem.

E ae? Terminou a leitura? ;)

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