7 erros que um vendedor NÃO pode cometer!

Como em qualquer ramo de atividade, quem está começando em um emprego de vendas está sujeito a erros. Claro que um veterano também pode errar, mas, quando ele tem experiência, os erros de vendedor acabam sendo mais raros.

Se você quer conhecer alguns erros que os vendedores não podem cometer, siga acompanhando os nossos 7 exemplos.

Erro 1 – Falta de planejamento

Não antecipar os seus próximos passos é um dos erros de vendedor gravíssimos que devem ser evitados a todo custo. É preciso saber quando e como visitar um determinado cliente. É preciso ter os argumentos e o estudo sobre o empreendimento do seu cliente com antecedência. Datas que podem ajudar (ou atrapalhar) as suas vendas precisam, estar na ponta da língua.

Erro 2 – Perder o foco

Não deixe que problemas externos atrapalhem o seu dia a dia profissional! Isso pode até parecer simples, mas nem sempre é. Seja extremamente profissional quando estiver atuando como vendedor, seja no comércio ou na indústria. Por isso, é preciso estabelecer quando é a hora de vestir a camisa profissional e a de quando se deve atuar no campo pessoal.

erros de vendedor

Erro 3 – Ser desorganizado

A falta de organização certamente é um dos mais graves erros de vendedor. Estabeleça uma rotina, crie uma agenda com os compromissos profissionais que precisam ser cumpridos, conheça técnicas de vendas. E não se esqueça também de manter um tempo reservado para estudos e lazer. É preciso evoluir sempre!

Erro 4 – Não buscar mudanças e novas soluções

Cair na rotina e não buscar novas soluções para vender mais é um grande problema. Hoje as pessoas estão com o celular na mão, prontas para se comunicar e para fazer negócios pela internet. Aquele vendedor antigo, que apenas visita a loja do cliente e ainda não se adaptou à nova tecnologia, certamente está um passo atrás da concorrência. Quando a solução não estiver aparente, pense “fora da caixinha”!

Erro 5 – Não entender o seu cliente

Um dos maiores ativos de um bom vendedor é a confiança que ele inspira em seu cliente. Ele, o cliente que vai comprar, deve enxergar o vendedor como um agente facilitador para o seu próprio trabalho. Afinal, ninguém quer trabalhar com um vendedor que só quer “morder” um dinheirinho todo mês. Por isso, estude o máximo que for possível do seu cliente e aja como um parceiro de negócios.

Erro 6 – Não conhecer a si mesmo!

Como ser um bom vendedor se você não conhece nem a si mesmo? Muito difícil, não é? Mas o bom vendedor deve entender quais são os seus pontos fortes e quais são seus pontos fracos. Então, use e abuse dos seus diferenciais e procure melhorar naquilo que você não é tão bom.

erros de vendedor

Erro 7 – Não conhecer o seu produto

Você deve ser um expert no seu produto para não cair em um dos erros de vendedor mais comuns. É preciso saber tudo sobre os itens que estão sendo vendidos. Quando estiver em uma negociação com o seu cliente, é sua obrigação saber todos os aspectos dos seus produtos e quais são os valores que eles vão agregar para o comprador.

Saiba como vender mais!

Evitar estes erros de vendedor vai te deixar bem mais próximo de bater metas, ganhar experiência e conquistar espaço na carreira.

Até a próxima!