Como ser um Bom Vendedor? 10 Passos para o Sucesso na Profissão!.

Vender não é uma ciência exata, como já foi dito em outro post aqui no blog SuperVendedores. Cada cliente, cada produto, cada caso tem dezenas de peculiaridades e usar a criatividade para vender é algo que precisa ser cultivado no dia a dia do vendedor. Mas só criatividade não basta, por isso elencamos 10 passos sobre como ser um bom vendedor. Vamos a eles!

Passo 1 – Entenda o paradoxo entre cliente e vendedor

“Empurrar” um produto ou serviço a um cliente que não precisa dele ou não concluir a venda e esperar um momento mais adequado para fechar negócio com este mesmo cliente. Paradoxalmente, em muitos momentos, é melhor ser franco e mostrar para o cliente que a melhor solução é fechar o negócio no futuro. Vai ser mais difícil fechar a meta neste mês, é claro, mas você pode ganhar a confiança do seu cliente e ficar muito mais próximo de fechar metas no futuro. Afinal, o cliente entende que você sabe que a resposta para a pergunta “como ser um bom vendedor” está na honestidade.

Passo 2 – Escolha sua área de atuação

Você precisa saber se os custos com o deslocamento para visitas e entregas é proporcional aos ganhos que você terá na área escolhida. Escolhida a área, entenda se o seu produto é adequado para ser vendido nesta região.

Passo 3 – Escolha o produto certo

É muito mais difícil vender um produto em uma área em que ele já está saturado, portanto, a partir do momento que você escolheu e entendeu sua área de atuação, observe as demandas deste local e busque supri-las.

Passo 3 – Escute e conheça o seu cliente

Mantenha suas atenções nas necessidades do cliente. Quem é ele? Quais os problemas inerentes ao negócio dele? Aprender como ser um bom vendedor passa necessariamente por entender o seu cliente.

Passo 4 – Mostre-se disponível

O cliente precisa enxergar o vendedor como um “resolvedor de problemas”, alguém a quem ele procurar quando estiver enfrentando um determinado mal momento. Mostrar-se disponível é uma das maneiras de ganhar a confiança deste cliente.

Passo 5 – Tenha estoque

Se o cliente precisar do seu produto e você não tiver em estoque, ele vai procurar outro distribuidor, simples assim. Ter um estoque inteligente é uma forma de manter a fidelidade do seu cliente.

Passo 6 – Crie reputação

Na área de vendas, reputação é fundamental. O boca-a-boca funciona muito nesta área e o cliente pode fazer recomendações para que parceiros de negócios dele se tornem também seus clientes.

Passo 7 – Planejamento

Otimizar seu tempo é uma das chaves para que você consiga bater as suas metas. Pense em quais são os melhores dias para encontrar o seu cliente com dinheiro no bolso e procure saber quais são as pessoas chave que devem ser procuradas. Sair de casa e não encontrar o seu cliente é tempo desperdiçado e que você não irá recuperar na sua missão de venda de produtos.

Passo 8 – Conecte-se!

As redes sociais são uma realidade hoje em dia. Expor o seu produto nelas é um passo decisivo no processo de vendas. Mas como vender no Facebook? Como vender no Instagram? Como vender no Whatsapp? Encontrar estas respostas certamente vai aumentar o seu alcance.

Passo 9 – Se prepare para a visita ao seu cliente

Roupas e cabelos alinhados, pontualidade, mostrar-se preparado sobre o produto que você está vendendo e sobre o cliente que está visitando são premissas básicas, passos fundamentais para ganhar a credibilidade junto a seu cliente.

Passo 10 – Seja honesto!

A última, e talvez a mais importante dica de como ser um bom vendedor: coloque-se no lugar do comprador. Não faça nunca com ele o que você não gostaria que fosse feito contigo!

Até a próxima!!!