9 Frases Proibidas em Vendas

Então você quer aumentar suas vendas, desenvolver sua carteira de clientes e ganhar mais comissões? Para ajudar você a alcançar esses objetivos, resolvemos criar um artigo com 9 frases proibidas em vendas, e você também deve eliminá-las do seu dia a dia. Vamos lá?

A Motivação é o Segredo!

Um profissional motivado é capaz de mover montanhas. Quando somos estimulados a alcançar um objetivo, descobrirmos uma forma de correr atrás e derrubar qualquer barreira para ter sucesso.

A Motivação é o Segredo!

Mas é fato que existem momentos difíceis e que apagam essa vontade gigante dentro da gente. Para piorar, nós ainda utilizamos frases que nos sabotam, que fazem com que percamos o brilho nos olhos!

Para auxiliar você a não cair na armadilha, vamos estudar 9 frases proibidas em vendas!

1 – “O senhor não está precisando de nada não?”

Nada melhor que começar a conversa com o cliente com uma pergunta NEGATIVA, não? Nessa frase ainda há dose dupla de negatividade!

Nunca faça uma pergunta FECHADA para seu cliente ou prospect que contenha “NÃO”. As chances dele responder curto e grosso (NÃO) é muito grande, uma vez que você já criou um clima de expectativa negativa durante a pergunta!

Portanto, faça perguntas que estimulem o cliente a pensar de forma positiva e mostre entusiasmo na conversa com ele. Sorria sempre que possível e, para verificar suas necessidades, faça perguntas inteligentes.

2 – “Acho que não vou vender nada hoje…”

Essa é a pior frase que um vendedor por falar para ele mesmo! Essa frase carrega um ar negativo e deixa a atmosfera do trabalho pesada. Começamos a nos sentir cansados, o desânimo começa a bater e iniciamos o período de desculpas.

Para combater essa frase, nada melhor que afirmar: “HOJE EU VOU VENDER MUITO!”. Se você repetir essa frase antes de conversar com um cliente, vai colocar ENERGIA nas palavras e na forma que está apresentando seus produtos.

Seu cliente vai perceber que está falando com um vendedor motivado e comprometido com o sucesso. Suas chances de fechar negócio aumentam apenas pelo fato de mostrar interesse nas reais necessidades do cliente e também durante a negociação!

Acho que não vou vender nada hoje

3 – “Ele não vai comprar nada de mim…”

Você vai fazer uma ligação ou uma visita e, momentos antes de falar com o cliente, você diz que ele não vai comprar! Como você acha que suas expressões vão estar? Será que você vai transmitir confiança e credibilidade ao cliente?

Para combater esse desânimo, nada melhor que afirmar em alto e bom som: “MEU CLIENTE VAI COMPRAR SIM!” Respire fundo, ouça uma música, faça uma oração ou qualquer outro ritual que torne suas expressões positivas!

4 – “Só consigo vender para ele se der desconto…”

Essa frase é muito usada pelos últimos vendedores do ranking da empresa, estou certo? Escrevemos um artigo chamado “10 Dicas de Como Vender Mais e Melhor” em que descrevemos a importância de não atrelar o sucesso das suas vendas com o famoso “desconto”.

Vendedor que só consegue vender se der desconto é vendedor preguiçoso, que não quer desenvolver suas técnicas de fechamento ou mesmo aquele profissional que não está preocupado com o sucesso da empresa.

A melhor forma combater essa frase é se acostumando a negociar com as informações que você possui normalmente, sem ter que solicitar ajuda ao seu gerente ou supervisor. Seu cliente nem sempre quer ou precisa de desconto para comprar, acredite!

5 – “Na minha região não vende”

Uma das desculpas mais clássicas dos vendedores preguiçosos é colocar a culpa na região! Usar frases desse tipo deixa claro que você está dando uma desculpa por não ter a postura de desenvolver aquela região!

Já vi campeões de vendas que atuavam em áreas que outros desacreditaram anteriormente. Vendedor PROFISSIONAL é aquele que desenvolve a região onde atua, criando demanda e desenvolvendo o mercado.

Geralmente, profissionais com esse perfil tendem a ter muito mais sucesso dentro de suas empresas, uma vez que estão aptos a desenvolverem mercados onde muitos outros acreditavam não ter potencial.

6 – “Impossível atingir a meta!”

O mês mal começou e o vendedor já está reclamando da meta? Se você repetir essa frase constantemente, é claro que nunca irá atingir a meta! Você se convenceu de que é impossível.

A melhor forma de reverter esse quadro é quebrar sua meta em pequenas metas diárias para, então, traçar uma estratégia para alcançá-la diariamente. Você vai ficar motivado com suas conquistas diárias e vai notar que seu desempenho vai crescer!

Impossível atingir a meta?

Além disso, analise sempre o crescimento das suas vendas. As vezes seu gerente enxergou em você um potencial de crescimento que nem você mesmo notou! Se você tem essa meta é porque alguém acredita que você pode atingi-la!

7 – “A culpa é do governo”

Vivemos em um país de economia incerta, ainda mais com a atual economia mundial. Porém, colocar a responsabilidade pelo sucesso da sua carreira nas mãos de um terceiro, é insanidade!

Se o governo não ajuda, procure outra alternativa. Quando temos a característica de buscar novas soluções, nunca entramos na zona de conforto e nossa carteira de clientes fica consistente e lucrativa.

8 – “O problema é a crise”

Todo pais enfrenta ou enfrentou crises. Dizem que são nas crises que as melhores oportunidades surgem! Eu concordo plenamente com essa afirmação.

Mas se você se desmotivar por causa da crise, não existirá uma pessoa que vai tirar isso da sua mente. Busque alternativas para vender seus produtos ou serviços para outros mercados ou mesmo diversificar sua área de atuação.

A melhor forma de vencer uma crise é encarando ela de frente e MOTIVANDO seus clientes a encararem também!

9 – “Não tenho tempo”

Dizer que não tem tempo é assumir que possui problemas de produtividade e de prioridade. Descubra, antes de qualquer coisa, o que é IMPORTANTE para sua carreira. Depois, leia e estude técnicas de produtividade para aumentar a qualidade do seu trabalho.

Acredite: não conheço ninguém que tenha mais de 24 horas no dia! Se você não se organizar para aumentar suas vendas, nunca conseguirá um resultado positivo fazendo as mesmas ações.

Conclusão sobre Motivação em Vendas

A motivação na nossa profissão é muito sensível e, todos os dias, precisamos buscar novos combustíveis para nossas atividades. Se você eliminar frases proibidas em vendas, como as descritas acima, já terá dado um grande passo na direção do SUCESSO!


Frases Proibidas em vendas

Um grande abraço, boas vendas e SUCESSO!