O Que Você Faz Para Que Seu Cliente Volte?

Hoje em dia, com a concorrência acirrada e com produtos e serviços a preços similares, está cada vez mais difícil não apenas atrair, mas manter clientes. Especialistas de marketing são categóricos em afirmar que é muito mais caro atrair clientes do que mantê-los. No artigo de hoje, vamos entender o que fazer para que seu cliente volte a comprar em sua empresa!

Atualmente, quando entro nos estabelecimentos percebo que recebo o “feijão com arroz”, às vezes nem isso. Estou me referindo ao atendimento simples, ao atendente que fala um “bom dia” sem entusiasmo, não olha nos olhos e não agradece. Infelizmente, isso ainda acontece na maioria dos estabelecimentos. E por que não oferecer alguma cortesia para aquele que é o principal personagem do nosso negócio, o CLIENTE?

Sendo assim, precisamos ter em mente o seguinte questionamento: quando o cliente sair do meu estabelecimento, o que lhe terei dado para que volte? Para tê-lo de volta, precisamos ser diferentes. Já não aguentamos mais ouvir o termo: “Posso ajudar?”. Não que esteja errado, mas por que não mudar, inovar? Apresentar-se e dizer: “É um prazer recebê-lo e estou à disposição caso precise” é um bom exemplo.

O que fazer para que seu cliente volte a comprar da sua empresa!

Não entendo o motivo pelo qual os seguranças das lojas, mercados e outros estabelecimentos ainda precisam estar carrancudos. É necessário mudar isso, pois ele é a primeira pessoa com quem seu cliente terá contato. Sendo assim, peça a ele que sorria para o cliente e que o cumprimente com entusiasmo. Isso fará com que seu cliente comente com outras pessoas sobre a simpatia e boa vontade dos colaboradores. Sabe por quê? Por que não estamos acostumados com esse tipo de comportamento por parte dos seguranças.

Se um casal entrar no seu restaurante, bar ou padaria, o recepcionista ou garçom escutar que esse casal está comemorando aniversário de namoro ou de casamento, por que não oferecer uma sobremesa ou um bolo gratuito? Eles ficarão agradecidos e comentarão com outras pessoas.

Se uma cliente entrou no seu salão de beleza com o cabelo “detonado” devido a um erro de outro salão, arrume-o e não cobre nada. Apenas diga: “Esse trabalho será por conta do salão, você já teve gastos com isso, sem contar o estresse que passou. Transforme um problema em solução para encantar o seu cliente.

Dê um brinde para que o cliente se lembre de você, como um calendário com ímã de geladeira, por exemplo, todos gostam. Assim, sempre que a pessoa abrir a geladeira, verá o nome de sua empresa. Se for uma loja, faça uma sacola bonita com o nome de sua empresa. Sendo uma sacola resistente, a pessoa poderá usar muitas vezes e, com isso, fará gratuitamente a propaganda de sua empresa.

Dê um brinde ao seu cliente e deixe ele fazer propaganda para sua empresa!

Ofereça água, café, chá e bolo para seus clientes, e coloque música ambiente de acordo com seu público-alvo. Leve seu cliente até a porta, e diga: “obrigado!”. São as pequenas gentilezas que fazem a diferença.

Saiba fazer o marketing boca a boca positivo. Não custa nada, mas requer atenção e muita dedicação àquele que é essencial em qualquer negócio: o nosso amado CLIENTE! E lembre-se: A primeira impressão precisa ser positiva!