Atendimento Comercial

Prove Seu Valor Para a Empresa e Você Será Uma Pessoa de Valor e Referência Para a Sociedade

Paulo Silveira
Escrito por Paulo Silveira em 27 de junho de 2017
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Prove Seu Valor Para a Empresa e Você Será Uma Pessoa de Valor e Referência Para a Sociedade” é um artigo que sugere diversas formas de ser reconhecido e vencer neste mercado competitivo!

Muitas vezes executivos e colaboradores são extremamente prejudicados por diversas razões, entre elas, burocracia, arrogância, distância física e interpessoal da alta diretoria, planejamento inadequado, visão de investimentos de curto prazo, recursos e habilidades inadequadas, equipes comerciais medíocres, seu mercado entrando em disrupção, entre outros.

Fracassos aparentemente inexplicáveis ocorrem em setores que progridem com rapidez e nos que caminham lentamente; nos que têm por base tecnologias eletrônicas, e também nos que se alicerçam em tecnologias químicas, mecânicas; nos setores de manufatura, varejo e serviços…

Hoje ninguém mais escapa das consequências da mudança.

Porém, este conteúdo te levará a reflexões importantes e produtivas para a sua carreira.

Embora a maioria dos executivos e gerentes sintam que são mais valorizados hoje do que há alguns anos pelas pessoas para quem trabalham, seu valor ainda pode ser aumentado.

É mais provável que as pessoas altamente valorizadas sejam as primeiras a serem consideradas para avançar na carreira ou para assumir algumas das melhores funções na empresa.

E, durante os tempos difíceis, é mais provável que as pessoas altamente valorizadas e estimadas nas suas relações interpessoais não sejam os primeiros alvos de redução de quadro pessoal.

Entre as ideias claras a respeito do que aumentaria seu valor aos olhos dos chefes ou investidores, no topo da lista, o que talvez surpreenda, está o aumento de receita, o que leva de volta a um dos conceitos fundamentais do gerenciamento eficaz: LUCRO e foco nos resultados.

Não há mais aquilo que eu denomino “leveza” no mundo do trabalho…

As palavras de ordem são: comprometimento, atitude, força de vontade, entrega de trabalho intenso e inteligente, cooperação, lealdade e resultados pessoais de curto, médio e longo prazo, gerando satisfação para as equipes e para a sociedade.

Quando os departamentos e empresas determinam o verdadeiro valor que fornecem aos olhos, assim como na percepção e experiência de uso do cliente, isso apresenta uma oportunidade para que você alinhe com o seu valor.

E para que isso aconteça, comece fazendo as seguintes perguntas que envolvem VOCÊ:

  • O que você tem planejado para os próximos seis meses?
  • Como acredita ter sido o seu desempenho nos últimos seis meses?
  • O que você está fazendo agora para elevar o seu valor e a lucratividade da sua empresa, e que apenas você tem capacidade para conduzir seja através da sua liderança ou através de seu conhecimento?
  • Você exerce influência sobre as equipes em sua empresa?
  • Você é uma referência para seu mercado comprador?

Agora, responda às seguintes perguntas sob a visão da EMPRESA:

  • Sua empresa é a primeira opção de compra do seu cliente quando ele precisa de uma solução completa em relação aos problemas que ele tem?
  • Que serviços o seu cliente valoriza e paga sem reclamar? Ou ele insiste em renegociações e obtenção de descontos a todo o momento?
  • Como sua empresa trata os processos e as equipes de vendas? Com profissionalismo e zelo, ou como um “mal necessário”?
  • Qual a percepção de seus melhores clientes em relação a marca? Eles reconhecem que a empresa possui uma equipe qualificada no atendimento?
  • Seus concorrentes o veem como uma ameaça? A reputação das lideranças, equipes e domínio técnico são pontos fortes da empresa?
  • As equipes de desenvolvimento estão trabalhando não só no desenvolvimento tecnológico, mas em um processo e produto que possa garantir a existência da empresa daqui a 5 anos? O que está sendo planejado para que não sofram disrupção?
  • Qual foi a última inovação? Ela gerou ganho de imagem e aumentou a lucratividade?
  • E o que não deu certo? Realizaram uma análise dos erros e barreiras afim de evitar novos prejuízos e investimentos desnecessários?
  • O que, quais produtos e quais equipes geram maior receita para a sua empresa?
  • Quanto tempo você acredita que a sua empresa existirá no mercado, independentemente de ter prejuízos ou estar com grande lucratividade?

Perceba que o número de questões e a maior preocupação e complexidade das respostas se volta para as necessidades dos clientes e do mercado, e as questões internas da empresa acabam ficando para segundo plano, independente de que parte do mundo a sua empresa esteja situada.

Com isso, seja você o fator de mudança e o tomador das iniciativas. Jamais espere que a empresa “pegue na sua mão” e o conduza para as ações…

Pois esse tempo já foi extinto!

Os empregos não são eternos, mas independente disso, tenha a atitude de evoluir e gerar resultados positivos sempre, pois a última impressão é a que fica.

As 12 Maneiras de Ser Mais Valorizado na sua Organização (por ordem de importância segundo pesquisas)

  1. Aumentar a receita
  2. Fazer mais com menos
  3. Comprar bem
  4. Aumentar o lucro
  5. Cortar custos
  6. Fornecer ideias criativas
  7. Assumir mais responsabilidades sem necessariamente ter aumento de salário (pelo menos por um período curto de tempo)
  8. Colaborar mais no sucesso de outras equipes ligadas ou não a seu “departamento”
  9. Compartilhar informações com os estrategistas da empresa para que possam projetar cenários e ações afim de evitar ou amenizar a disrupção, ou ser pego de surpresa pelos concorrentes
  10. Passar mais tempo com os clientes e transformar tanto o atendimento, como o pós venda em resultados positivos e distribuição de lucro a todas as equipes participantes
  11. Assumir o desenvolvimento de sua própria carreira
  12. Fazer seu superior parecer bom, e o superior dele melhor ainda… Pois toda a imagem que o mercado tiver de ambos refletirá diretamente na sua evolução pessoal, profissional e financeira.

Empresa não é casa de caridade e precisa dar lucro pois o lucro é a semente do amanhã!

Por isso, é fundamental compararmos e medirmos nosso desempenho e o desempenho de nossas equipes, tendo consciência de que nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos!

E tem mais: nas regras da administração não existe remorso ou coração. Você entra em uma empresa para fazer a diferença somando nos resultados, ou você está fora…

Seja bem-vindo ao fabuloso mundo dos negócios!

Logo, COMPROMETIMENTO e LEALDADE são as regras universais de evolução do líder, do empresário, do gestor, assim também como para seus liderados!

Pois quem fica no emprego apenas pelo dinheiro perdeu a esperança de que algo mais é possível e será questão de tempo para essa pessoa perder a autoestima e começar a arruinar a si, sua equipe, seus clientes e a empresa que trabalha.

Guarde para sempre a minha última mensagem deste artigo, e estará sempre na vanguarda se praticá-la:

* O termo “disrupção” foi cunhado pelo professor de Harvard, Clayton Christensen. Ele é usado para descrever inovações que oferecem produtos e serviços acessíveis e criam um novo mercado de consumidores, desestabilizando as empresas que eram líderes no setor.

Tenha um fabuloso dia hoje e sempre… Pois o MERCADO é do TAMANHO de sua IMAGINAÇÃO.

Se você tiver algum comentário, sugestão ou dúvida entre em contato pelo e-mail falecom@paulosilveira.com.br e no campo “Assunto” SUPER VENDEDORES.

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