Atendimento Comercial

Seja Flexível!

Leandro Munhoz Moreira
Escrito por Leandro Munhoz Moreira em 18 de setembro de 2017
Seja Flexível!
Faça como mais de 42.975 Super Vendedores

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos

Estabelecer regras é fundamental em qualquer negócio, mas é necessário flexioná-las de vez em quando, para não perdermos o que é mais importante: o CLIENTE.

No artigo de hoje, vamos conversar sobre a importância da flexibilidade em vendas!

Porque as Regras Existem?

As regras foram criadas para facilitar o atendimento aos clientes, não para lhes agradar.

Esses dias entrei em uma loja grande de tecidos, e logo na entrada havia três grandes placas com as seguintes informações:

  • “Não fazemos trocas aos sábados”
  • “Não aceitamos cheques”
  • “É proibido consumir alimentos dentro da loja”

Qual foi a sensação que tive dessa loja? Péssima.

Quando fui fazer uma pergunta para gerente a mesma nem sequer olhou para mim. Conclusão: fui embora e nunca mais voltei.

Precisamos ser compreensivos e, ainda assim, agradar e conquistar os clientes. Abra as portas (do banco ou da loja) antes do horário marcado, caso os clientes estejam esperando na fila.

Não seja tão rígido quanto aos prazos de garantia, por exemplo. Não cobre do cliente um conserto no produto solicitado um dia depois que a garantia expirou. Arredonde o preço para baixo.

Presenteie o consumidor. Se ele pedir uma porção média de batata frita, traga uma grande como cortesia. Procure compensar o cliente que está devolvendo um item com defeito. Troque o produto e devolva o dinheiro.

Permita que três pessoas visitem um paciente no hospital quando as regras só admitem duas, e não seja tão rigoroso com o horário de visita (desde que isso não interfira nos cuidados com os pacientes).

Deixe que o cliente utilize o serviço por mais tempo do que estava previsto. Estenda o horário de atendimento para esperar o cliente.

Peço, por gentileza, a todos aqueles que tem estabelecimentos e empresas, que dêem autonomia a seus funcionários.

Estimulem seus funcionários para que coloquem seus clientes em primeiro lugar, em vez de seguir a regra e “ fujam do carimbo azul”.

Uma empresa flexível treina seus colaboradores para terem discernimento, ou seja, clareza e compreensão das situações. Também incentiva as pessoas a infringirem as regras, ou seja, “faça seu cliente feliz!”.

E ae? Terminou a leitura? ;)

O que você achou desse conteúdo? Conte pra nós, logo abaixo?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Junte-se a mais de 44.721 Super Vendedores! :D