Vender e Comprar: Entenda o Paradoxo entre Cliente e Vendedor.

Reputação! Esta é uma palavra-chave quando estamos falando sobre a relação entre o vendedor e o seu cliente. Ela precisa ser conquistada e, como sabemos, isso não é fácil. O nascimento dessa reputação está justamente no respeito que é preciso haver pelo cliente e que cria um paradoxo. Entender essa contradição entre vender e comprar é tornar-se um melhor vendedor.

Mas afinal, o que é paradoxo?

Segundo a definição do dicionário, paradoxo é: pensamento, proposição ou argumento que contraria os princípios básicos e gerais que costumam orientar o pensamento humano, ou desafia a opinião consabida, a crença ordinária e compartilhada pela maioria. Aparente falta de nexo ou de lógica; contradição.

E qual é o paradoxo entre cliente e vendedor?

O vendedor, pela própria definição da palavra, precisa vender. Óbvio, certo? Sim, mas este processo de “vender e comprar” é bem mais complicado do que parece. O vendedor é movido por uma meta que precisa ser batida. A pressão sobre ele é enorme, uma vez que a empresa na qual ele trabalha necessita que o processo de vendas seja concluído.

No entanto, em vários momentos, este vendedor vai notar que o produto ou serviço que ele está oferecendo não é adequado para um determinado cliente. É aqui que entra o paradoxo. Deve este vendedor “empurrar” o produto e serviço ao cliente e concluir o processo vital para sua empresa? Ou é melhor que ele seja franco e mostre que, naquele instante, o melhor para o cliente é não efetuar a compra?

Paradoxalmente, o melhor caminho é o vendedor não concluir o processo de vender e comprar e mostrar ao cliente o porquê está fazendo isso. Ele pode até perder a venda neste instante, mas vai a confiança do cliente. Falamos no início do texto sobre a reputação do vendedor. Ela será o combustível para que ele, no futuro, possa procurar este mesmo cliente. A nova proposta de venda e os novos argumentos serão ouvidos com muito mais atenção.

vender e comprar

Conhecendo o cliente

Em suma, o vendedor tem que se portar como um parceiro do cliente, alguém que entende as dificuldades e necessidades daquele que está comprando um produto ou serviço. É preciso auxiliar o cliente a ter sucesso no seu negócio.

Uma vez que o vendedor tenha este entendimento e o cliente note que está ao lado de um parceiro, o processo de vender e comprar será muito mais simples.

Mas lembre-se! Não basta apenas compreender as necessidades do seu cliente. Use técnicas de venda criativa, evite explicar extensivamente cada uma das soluções que o seu produto ou serviço apresenta. Com as técnicas mais adequadas, conhecendo o seu interlocutor, as suas metas estarão muito mais próximas de serem batidas.

Saiba mais

Gostou deste artigo? Quer saber mais sobre técnicas de vendas e sobre como ser um bom vendedor? Siga navegando no blog do SuperVendedores, descubra os artigos de especialistas da área no nosso site e bata as suas metas com muito mais facilidade.

Até a próxima!