Livro – Inteligência Emocional para Sucesso nas Vendas – Colleen Stanley

Um dos pontos mais importante para todo profissional de vendas é a forma como encaramos as emoções do nosso dia a dia profissional. No artigo da coluna “Livro para Vendedores” de hoje, vamos conversar sobre o livro Inteligência Emocional para Sucesso nas Vendas da autora americana Colleen Stanley.

O Que É Inteligência Emocional?

Basicamente, inteligência emocional é a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nossos relacionamentos (Goleman, 1998).

Mas e a Inteligência Emocional APLICADA a VENDAS?

A definição acima foi escrita por Daniel Goleman em seu livro “Inteligência Emocional”. Mas de nada adianta um conceito teórico se não conseguirmos aplicar no dia a dia. É isso que a Colleen Stanley faz com maestria!

O livro é uma aula aberta sobre como nossas atitudes, nossos sentimentos e nossos comportamentos influenciam nos resultados diários. Ele vem recheado de técnicas e exercícios para desenvolvermos nosso Quociente Emocional!

Livro para Vendedores – Inteligência Emocional para Sucesso nas Vendas – Colleen Stanley

O Que é Quociente Emocional?

O Quociente Emocional, segundo Collen Stanley, é a forma como você se relaciona com seus clientes e colegas de trabalho, e a sua capacidade de se colocar no lugar deles.

Portanto, aprender e desenvolver sua inteligência e seu quociente emocional permitirá que você controle suas emoções, aprenda a lidar com os desafios que seus clientes impõe e converta o maior número de objeções em vendas!

Sobre a Autora – Colleen Stanley

Colleen Stanley é presidente da SalesLeadership Inc, uma consultoria de vendas especializada em inteligência emocional e em treinamento de competências de venda consultiva. Ela é colunista do The Business Journals e autora de “Growing Great Sales Team”. Atualmente, mora em Golden, Colorado.

O Que Você Vai Aprender com esse Livro?

Este livro é destinado a todos que desejam se comunicar e se relacionar com seus clientes de maneira tranquila, segura, objetiva e assertiva. O objetivo é ajudar você a formar parcerias de sucesso, e não apenas “tirar pedido”.

Lendo o livro e aprendendo as técnicas apresentadas por Colleen, você vai aprender a controlar seus impulsos, vai parar de perguntar em demasia, vai desenvolver confiança e simpatia. Sua tranquilidade e prática proporcionarão resultados de vendas muito mais eficientes, aumentando seus resultados financeiros.

O Que Você Não Vai Aprender com esse Livro?

Este livro não é sobre TÉCNICAS DE VENDAS! Se busca um livro mais prático, que ensine técnicas de vendas ou de fechamento, este não é um livro que recomendo para você.

Inteligência Emocional para Sucesso nas Vendas” é um livro que auxilia você a melhorar suas vendas através do controle das emoções. Isso é bastante interessante, porque não adianta conhecer todas as técnicas de vendas se não temos o controle das nossas emoções quando o cliente apresenta objeções durante a negociação.

Estilo da Escrita

Os textos são leves e a linguagem extremamente fácil de ser entendida. Embora todos os exemplos sejam do mercado americano, com um pouco de interpretação de texto podemos transferir para nosso dia a dia!

O que achei mais interessante é que, apesar de ser um livro teórico, a autora conseguiu tirar o peso da “teoria” e deixou o texto extremamente agradável. O livro tem pouco menos de 200 páginas e pode ser lido em menos de uma semana.

Organização do Conteúdo e Apresentação das ideias

Um dos grandes diferenciais do livro “Inteligência Emocional para Sucesso nas Vendas” é a organização do conteúdo! Toda teoria é divida em duas partes, recheadas por diversos capítulos e subcapítulos. O livro foi pensado para que seu aprendizado cresça a cada virar de página.

A Parte I aborda a “Inteligência Emocional e Resultado de vendas”, com capítulos que vão desde assuntos básicos sobre o que é inteligência emocional até assuntos mais complexos, como a neurociência aplicada a vendas.

A Parte II trata sobre a “Inteligência Emocional e Processo de Vendas”, trazendo conceitos de prospecção, simpatia, expectativas, aspectos comportamentais e liderança.

Minha Opinião Sobre o Livro

É fantástico ver a evolução ao absorver o conteúdo. É incrível ter em mãos um livro denso mas escrito de forma simples. Ele não traz apenas importantes lições, mas EXERCÍCIOS que fazem qualquer um sair da zona de conforto e crescer em sua carreira profissional!

Recomendo a leitura do livro “Inteligência Emocional para Sucesso nas Vendas” se você deseja entender mais sobre comportamento, sobre emoções e sobre como suas atitudes são o fator primordial para o sucesso na sua carreira!

Forte abraço, boas vendas e BOA LEITURA!