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Como Qualificar Oportunidades ou Leads e Vender Mais?

Keldner Pedreira
Escrito por Keldner Pedreira em 11 de setembro de 2017
Como Qualificar Oportunidades ou Leads e Vender Mais?
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O termo qualificar oportunidade, também conhecido como qualificar leads, qualificar solicitação de proposta ou qualificar uma futura venda, é nada mais nada menos que qualificar todas as solicitações de propostas e observar se a empresa tem condições de atender plenamente as solicitações de proposta.

O que são LEADS?

LEADS são “possíveis oportunidades de vendas, ainda não qualificadas”! Aqui vão algumas perguntas para refletirmos:

  • Devemos qualificar uma futura venda ou oportunidade?
  • Por que a maioria dos vendedores acha que toda oportunidade resultará em vendas?
  • Será que é porque desconhece o seu cliente ou por não possuir uma metodologia, ou também, por falta de uma orientação correta pela gestão de sua empresa!

Qualificar oportunidades dá muito trabalho, porque antes de decidirmos se colocaremos realmente recursos e esforços para tentar transformar a oportunidade em venda bem sucedida, é preciso um trabalho que consiste em fazer ligações telefônicas para o solicitante da proposta e seguir um método e, se for o caso, até declinar a oportunidade.

Por que devemos qualificar os LEADS?

Trabalhar as oportunidades não qualificadas implica em grandes perdas para a empresa como: elevado custo de pré-vendas, ciclos longos, descontos excessivos, clientes insatisfeitos, retrabalho, perca de tempo, e metas não atingidas.

O correto seria a utilização de uma metodologia de vendas aliada a construção e manutenção de um bom relacionamento com os clientes, que levam a transformação de oportunidades em bons negócios.

Não é novidade que a realização de um processo de vendas complexo necessita de muita atenção, da adoção de metodologias para a gestão das etapas dos processos de negociação e muita paciência, uma vez o caminho a ser percorrido até o fechamento é longo.

Quando falamos em qualificar uma oportunidade de venda você automaticamente está iniciando uma venda consultiva, e uma característica marcante da venda consultiva é que a empresa precisa alocar mais recursos e tempo, pois o ciclo é longo e o custo da venda se torna elevado caso a empresa não tenha qualificado a venda anteriormente, por isso a importância da qualificação.

O ciclo não é longo apenas porque o comprador ou o vendedor quer.

É longo pela necessidade de interação entre as partes, até que o comprador esteja convencido de que aquela solução irá efetivamente resolver o seu problema.

O ciclo longo exige que se mantenha o mínimo de controle sobre o processo, daí surge o funil de vendas, uma ferramenta para gestão das oportunidades e medição da performance do vendedor.

A importância de mapear o mercado antes

Antes mesmo de você fazer a qualificação, é importante fazer uso do Marketing!

O Marketing fará uso de ferramentas que lhe posicionará perante o mercado e, com isso, você receberá LEADS quentes, com maiores oportunidades de negócios e mais direcionados do seu mercado e produto.

O Marketing possui duas funções primordiais: comunicar mensagens para determinados mercados e, para isso, entender o mercado em que se deseja atuar é fundamental. Isso é comumente chamado de mapeamento de mercado. mapear o mercado e ele antecede qualquer esforço de geração de leads.

Obviamente, para gerar leads é preciso que ocorra um interesse pelas empresas em nossa proposta de valor e, para isso, é necessário conhecê-las melhor (esse é o objetivo do mapeamento).

Se antes da qualificação a empresa que você trabalha fez um trabalho de Mapeamento de Mercado, saberemos com maior precisão:

  1. Onde estão as melhores oportunidades
  2. Quais as necessidades dos potenciais clientes
  3. Qual o posicionamento dos concorrentes e como o valor de nossa marca é percebido pelo cliente.

Como fazer a qualificação de oportunidade

Após mapear o mercado entendemos que precisamos de uma metodologia de como qualificar as futuras vendas ou oportunidades de vendas.

É importante que os gestores se questionem, com as respostas obtidas saberão se a oportunidade vale a pena ser trabalhada. Abaixo algumas perguntas que devem ser feitas antes de trabalhar a oportunidade:

  • Quais são as necessidades do cliente que justificaria a compra de um produto?
  • Nossa empresa tem como atender a essas necessidades?
  • Se sim, de forma mais efetiva que o concorrente e sem brigarmos por preço?
  • O cliente tem budget?
  • O cliente reconhece suas necessidades e concorda que nossa solução seria a melhor?
  • Você tem acesso a quem decide?
  • E a quem paga, quem avalia e quem utilizará?

Perguntas feitas no momento certo fazem toda a diferença, pois auxiliam em muito a equipe de vendas a focar em prioridades mais altas.

Lembrando que a implantação do processo de Qualificação de Oportunidades é fundamental para o sucesso e o atingimento das metas.

Toda via, é comum vendedores e gestores acharem que toda oportunidade de vendas é realmente boa, desdobrando-se, colocando esforços e tempo para fechar negócio quando, na verdade, essa oportunidade não é tão boa, e por fim, acabam gastando tempo, energia e não alcançam resultado algum.

Abaixo um exemplo para ilustrar

Encontramos uma empresa em que a cada dez oportunidades, somente duas são qualificadas como “BOA” e uma resulta em negócio. Em outra empresa encontramos um cenário diferente. Empresa também recebe dez oportunidades, atende a todas as oportunidades, resultado:  em apenas um negócio concretizado.

O resultado final parece o mesmo, mas a primeira conseguiu o mesmo resultado com uma equipe menor, menos stress e com um custo de venda muito inferior. Em vendas consultivas o projeto que irá dar maior retorno em curto prazo é o de qualificação de oportunidades.

Para fazer uma boa qualificação é importante saber com quem você está falando, o nome da pessoa, seu papel na decisão de compra, sua intenção real (seja na venda ativa ou receptiva).

Vantagens extra para quem sabe qualificar

Criar interesse em seu produto ou serviço é importante para que você atraia e retenha a atenção do cliente. Se ele ainda demonstra atenção em seu discurso é porque entendeu que o seu produto é fundamental para ele.

Além disso, durante a conversa tente identificar qual a finalidade do produto ou serviço para o seu cliente. Combinado a isso, pense em uma série de produtos ou serviços adicionais que possam interessar seu cliente.

É na qualificação da venda que você poderá vender outros produtos que seu cliente apenas ficou interessado porque você ofereceu e mostrou o quão necessário é para sua plena satisfação.

Frase do dia:

“Atitude é uma pequena coisa que faz toda a diferença” – Winston Churchill

Resumo Sobre Como Qualificar LEADS!

Qualificar o Lead torna a venda mais rica, além de ser um diferencial frente aos seus concorrentes.

Quando uma empresa se preocupa em atender e entender bem o cliente desde o primeiro momento, a empresa evita apuros como o não atingimento das metas e desgastes internos desnecessários.

Vale lembrar também a importância do mapeamento, pois para Marketing o mapeamento de mercados é a função mais importante, uma vez que prepara o terreno para vendas tornando a geração e a qualificação de leads mais eficazes.

E ae? Terminou a leitura? ;)

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