Dicas de vendas: todo mundo quer aquela dica pra poder vender mais. Mas… Será que funciona mesmo?
Alias… Quantos aspectos estão envolvidos em uma venda? É possível afirmar que a confiança que o vendedor inspira é um dos aspectos mais importantes entre todos eles. Tô certo?
A visita ao cliente é um dos momentos mais importantes na afirmação deste laço de confiança e é necessário que o vendedor esteja preparado de várias formas para não perder essa oportunidade de se apresentar bem. 😉
O Blog do SuperVendedores preparou algumas dicas de vendas que devem ser levadas em consideração neste momento tão crucial. Confira:
Dica 1: Pesquise o cliente
Estar sempre bem preparado sempre impressiona positivamente.
Tente conhecer ao máximo a pessoa para quem você está se apresentando (ou mesmo fazendo uma nova visita).
Com a internet, ficou muito simples obter dados de empresas, dados do setor econômico no qual ela está inserida e até mesmo dados pessoais por meio das redes sociais.
Se você ir para a etapa de abordagem ANTES de pesquisar sobre o cliente você está começando errado. Isso quer dizer que você perderá muitas oportunidades de negócio por negligência desse passo importante. 😉
Dica 2: Conheça os horários de preferência do seu cliente
Entenda se o negócio do cliente tem horários chave.
Por exemplo: se você vai visitar o restaurante, evite o horário de maior movimento, o almoço ou o jantar.
Certamente seu cliente estará mais ocupado neste momento e pode não dar a atenção que você precisa para fazer a venda.
Dica 3: Evite horários de pico
Essa é uma das mais importantes dicas de vendas, em especial para quem mora em grandes cidades.
Pontualidade é responsabilidade! 😀
Evite sempre o risco de se atrasar.Para isso, programe-se para sair para a sua visita com algum tempo de antecedência.
Dica 4: Esteja preparado para ouvir seu cliente
O seu foco na argumentação em busca de concluir o processo de vender e comprar deve ser sempre o seu cliente.
Quem é ele?
Quais os problemas inerentes ao negócio dele?
Como você pode ajudar a solucionar estes problemas?
Não tente “empurrar” produtos e serviços que não vão auxiliar nas soluções de problemas. Se você fizer isso, pode até concluir uma venda, mas não conseguirá fazê-lo novamente.
Aprender a vender passa necessariamente por entender o seu cliente.
Dica 5: Esteja preparado para receber críticas
Esteja sempre “desarmado”, pronto para levar com naturalidade eventuais críticas do seu cliente.
Elas podem ser positivas e ele, ao notar que você está realmente levando essas críticas em consideração, tende a confiar mais em você.
Ouvir críticas e corrigir problemas pontuais fortalece os laços de confiabilidade.
Dica 6: Vista-se apropriadamente
Entenda o seu cliente e prepare-se para estar vestido de maneira adequada.
Você vai visitar um advogado? Seu cliente é um quiosque na praia?
Entenda a peculiaridade de cada cliente e prepare-se visualmente para a visita.
Dica 7: Leve material de apresentação
Uma visita mais demorada, em uma sala com recursos áudio visuais pode ser adequada para o uso de uma apresentação em power point.
Se o encontro for mais rápido, leve folders ou outros materiais gráficos que você porventura tiver.
Não se esqueça do cartão de visitas, ele pode ser o início de uma comunicação mais ampla entre vendedor e cliente.
Dica 8: Tenha cuidado com a linguagem verbal
Um português bem falado sempre impressiona.
Não é preciso rebuscar, achar palavras difíceis.
Seja natural, evite gírias e não tropece em erros de concordância ou gramática!
Quer mais dicas de vendas? Navegue no nosso blog e conheça todas as nossas dicas para vendedores!
Até a próxima!!!