Vença seu Concorrente: 10 Dicas de Competitividade em Vendas

Quando estamos em uma negociação com um cliente, é comum ele apresentar a objeção de que o produto ou preço do concorrente é mais favorável. Nós, vendedores, temos que nos preparar para vencer nosso concorrente, entendendo a motivação para compra do cliente e, principalmente, os pontos fortes e fracos do concorrente. A competitividade em vendas é o que faz nossa empresa sobressair no mercado e aumentar o faturamento. Sendo assim, no artigo e no VÍDEO de hoje, vamos falar sobre como vencer seu concorrente e apresentar 10 dicas de competitividade em vendas.

A Negociação e a Competitividade

Competição é o ato de disputar com alguém ou várias pessoas um prêmio. No caso da negociação com o seu cliente, o PEDIDO DE COMPRAS dele!

Neste caso, você precisa estar muito bem preparado para negociar, isso se inicia muito antes da venda (na prospecção), durante a venda (na negociação) e também após a venda (pós-venda). Ser competitivo é estar 100% preparado a TODO MOMENTO e não apenas durante a negociação!

Para aumentar a sua competitividade em vendas, preparamos 10 dicas que vão desenvolver suas habilidades nos três pontos que acreditamos ser fundamentais: pré-venda (ou prospecção), no momento da venda e da negociação e no pós venda. Vamos a elas:

Dica 1: Conheça Seus Concorrentes

Conhecer seus concorrentes é entender seus pontos NEGATIVOS e também os POSITIVOS, pois é justamente a base para qualquer negociação de sucesso. Entenda que seu cliente pode “mentir” e você precisa estar preparado para esse momento. Conhecer as empresas que competem com você é a melhor forma!

Dica 2: Descubra TUDO sobre os Produtos do Concorrente

Entenda TUDO sobre o produto ou o serviço do concorrente. Se possível, inscreva-se na newsletter do site dele vá a empresa e pegue o catálogo de produtos. Quanto mais informações relevantes você tiver, mais bem preparado para a negociação estará.

Sua negociação terá mais chance de SUCESSO se você entender os pontos NEGATIVOS do seu concorrente e do produto dele x os pontos POSITIVOS da sua empresa e do seu produto, que serão justamente a base da sua negociação com seu cliente!

Dica 3: Conheça a Sua Empresa

Conhecer a sua empresa é FUNDAMENTAL! Aqui vale a regra dos pontos POSITIVOS e dos NEGATIVOS, pois não existe empresa perfeita. Sendo assim, faça uma lista com todas as características e esteja preparado para objeções pontuais e possíveis problemas que seu cliente pode apontar.

Dica 4: Tenha Motivação pelo seu Trabalho

Você é motivado? Trabalha com amor? Esse pressuposto é fundamental para que você tenha sucesso não em uma negociação, mas em sua CARREIRA!

Ter paixão pelo seu trabalho e pela sua empresa é fundamental para ter competitividade em vendas e também sucesso financeiro!

Tenha Motivação pelo seu Trabalho

Você é um(a) profissional MOTIVADO(A)? Você quer CRESCER na sua carreira?

Dica 5: Tenha Orgulho do seu Produto

Você compra o seu produto ou serviço? Você seria seu cliente? Quando você “compra” o seu próprio produto, você irradia confiança e realmente confia no que vende. O cliente percebe isso e seu entusiasmo e convicção são pontos que realmente fazem a diferença na hora da compra.

Dica 6: Fortaleça sua Apresentação

Fortalecer a apresentação é encantar seu cliente com a apresentação do seu produto ou serviço. Utilize recursos tecnológicos como um iPad ou mesmo um computador bacana e se a sua empresa possui catálogos deixe-os com o cliente.

É muito importante evitar distrações como telefones tocando ou pessoas de fora perturbando, para que seu cliente NÃO perca o FOCO!

Dica 7: Destaque suas Qualidades

Destaque as QUALIDADES da sua empresa e do seu PRODUTO ou SERVIÇO. No momento da apresentação, mostre como ele se aplica na empresa do cliente e como seu produto pode solucionar o problema que ele tem. Isso já inicia a criação do VALOR na mente dele, item que falaremos logo abaixo!

Dica 8: Saiba o VALOR do seu Produto

Identifique os pontos FORTES do seu produto ou serviço e transforme esses pontos em VALOR para o cliente! Se você, por exemplo, trabalha com desenvolvimento de sites mostre para seu cliente o quanto ele vai aumentar no faturamento com a empresa dele na internet, recebendo contatos de pessoas que o encontraram através do Google ou do Facebook.

Dica 9: Correlação PREÇO x VALOR

Sempre que seu cliente, durante a negociação, focar no PREÇO do seu produto ou serviço, volte para o VALOR e faça uma correlação direta com o PREÇO.

O VALOR do seu produto pode estar na economia gerada ao cliente, rentabilidade, praticidade, aplicação ou mesmo nos ganhos de produtividade na geração de leads, como no caso de um novo site (exemplo acima)!

Dica 10: Foque o Relacionamento

Conquistou a venda? Então esse é momento de fortalecer o relacionamento com seu cliente! Aproveite para falar sobre outros assuntos e entender quais são suas demais necessidades, se preparando para novas vendas.

Além disso, tome nota de TODOS os seus dados (email, aniversário, etc..) para que você possa manter um contato frequente com ele!

Quer aumentar sua competitividade em vendas? Foque o Relacionamento!

Quer aumentar sua competitividade em vendas? Foque o RELACIONAMENTO!

É possível ser Competitivo no Mercado Globalizado?

A resposta é SIM! Mesmo em mercados globalizados, a concorrência é a mesma. Você sabe com quem concorre e pode se preparar antecipadamente. O que difere um SUPERVENDEDOR de um mediano é a FORÇA DE VONTADE em vencer. Lembre-se que a vitória se inicia no dia a dia, e que uma batalha não se ganha do dia para a noite! Assim que o mercado funciona.

Está esperando o que? Boas VENDAS e SUCESSO!