O Poder do Follow Up em Vendas Perdidas!

Em vendas, a palavra Follow Up é bastante utilizada e quer dizer ACOMPANHAMENTO do processo, tanto na pré-venda como após a apresentação da proposta comercial. Resumidamente, trata-se de acompanhar de perto o prospect (futuro cliente) ou o cliente, no qual você já apresentou sua proposta comercial. Neste artigo, vamos focar o uso do Follow up após a apresentação da proposta comercial e também no caso de vendas perdidas ou não concluídas.

Como o Follow Up pode Contribuir para Aumentar as Vendas?

Quando fazemos um mapeamento da oportunidade de vender um produto ou serviço a um cliente, devemos fazer uma análise da real necessidade do cliente e de que forma nossa proposta comercial trará benefícios, gerando valor na negociação.

O “Follow Up em Vendas” é o acompanhamento técnico que o profissional de vendas faz junto ao cliente, para garantir que todas as dúvidas sejam sanadas e transmitir segurança ao partir para o fechamento da venda.

Baseado no grande jargão do mercado de Marketing, “quem não é visto, não é lembrado!”, devemos estar próximo aos clientes, fazendo algumas ligações periodicamente ou mesmo enviando um e-mail.

Para fazer um Follow Up em vendas eficaz, o vendedor não precisa, necessariamente, ir direto ao assunto do objeto da negociação. Ele pode, por exemplo, enviar um vídeo do Youtube que fala sobre o mercado do cliente e como as empresas tem melhorado usando a solução proposta por ele.

Dessa forma, praticamos a venda consultiva, orientando o cliente nas decisões estratégica do business e, de quebra, relembrando nossa proposta comercial. Se o cliente der abertura, o profissional de vendas pode partir para o fechamento, mas de forma discreta.

O uso do Follow Up em Vendas Perdidas para Vender Mais:

Quando uma venda não é fechada por qualquer motivo que seja e seu cliente não compra sua solução e também não a procura no mercado, o Follow Up em vendas é uma forma eficaz de acompanhar o cliente de forma discreta e gerar necessidade. Além disso, você ganha pontos no quesito relacionamento com seu contato, pois ele não enxerga apenas um “vendedor querendo vender”, mas sim um consultor comercial que deseja auxiliá-lo do desenvolvimento do seu negócio ou na correção de seu problema foco.

Case para estudo: TAJJ Eventos!

Para exemplificarmos o tema deste artigo, vou comentar um case de sucesso que ocorreu comigo recentemente. Em Outubro eu apresentei uma proposta comercial para o desenvolvimento de uma estratégia de Marketing Digital para o TAJJ Eventos (www.tajjeventos.com.br), um restaurante de comida libanesa localizado em São Roque, mas que possui um grande espaço, onde são realizados shows, festas sertanejas e alta gastronomia. Infelizmente a venda não foi concluída, pois o cliente não dispunha o capital suficiente para realizar o investimento.

Como vendedor, eu sabia que ele precisava do meu serviço e tinha plena certeza que nossa solução de S.E.O. (otimização do site para buscadores, como o Google) poderia ajudá-lo a aumentar o faturamento de seu negócio. Sendo assim, no início do novo ano eu mandei um e-mail de “Feliz Ano Novo”, me colocando à disposição para qualquer necessidade. Fui surpreendido positivamente com sua resposta, informando que ele estava mudando o foco do negócio somente para EVENTOS (sociais e corporativos), focando em festas de Casamento, Aniversários de 15 anos (Debutante) e eventos corporativos.

Rapidamente fiz uma pesquisa sobre o novo business do cliente, colocando informações relevantes sobre o mercado e realizei uma pesquisa no Google para dimensionar o número de buscas das principais palavras-chave. Quando terminei e enviei a ele, surpreendi positivamente, pois não apresentei uma nova proposta comercial, mas sim dados que auxiliaram ele a tomar uma decisão mais consolidada. Na seqüência, ele solicitou a proposta comercial e em 5 dias estávamos assinando o contrato para desenvolvimento do projeto.

Conclusão sobre Follow Up em Vendas!

Concluo que o Follow Up pode ser um grande diferencial para um profissional de vendas, pois os clientes não esperam um atendimento de qualidade, mesmo quando dizem “não” a uma de nossas propostas comerciais. Além disso, você aumenta o relacionamento com o cliente, ganhando sua confiança e tornando-se um ponto de referência em sua mente. Quando ele precisar novamente do seu produto ou serviço, certamente ele lembrará de você e seu concorrente iniciará a concorrência perdendo espaço.

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Boas vendas e SUCESSO!