O que falar em uma entrevista de emprego para ter um bom desempenho e aumentar a chance de ser contratado?
Sim, existem algumas técnicas para que você possa expor melhor as suas habilidades e experiências em uma entrevista, mas o primeiro ponto é avaliar o seu entrevistador.
Perceba como ele age desde o momento em que vocês apertaram as mãos. Ele é firme? Mais amigável? E durante a conversa, como ele se comporta? Está aberto ao bate-papo ou aparenta pressa? Assim, sua estratégia de discurso pode ser mais objetiva ou mais prolixa, dependendo do modo como o seu entrevistador age.
Uma vez que você já sabe como deve ser o seu discurso, conheça agora 7 dicas para saber o que falar em uma entrevista de emprego!
Dica 1 – Selecione momentos
Você já deve ter passado por inúmeras situações profissionais. Antes da entrevista, relembre algumas delas, se achar necessário para uma boa fixação na memória, coloque-as no papel. Então, quando o entrevistador perguntar sobre experiências, você terá o assunto fresco na memória.
Dica 2 – Seja positivo
Busque sempre o aspecto positivo das situações pelas quais você já passou. O entrevistador tende a “pegar ganchos” do que você fala para continuar a entrevista e se este “gancho” for positivo, as chances de que a entrevista seja excelente aumentam bastante.
Dica 3 – Seja lógico
O raciocínio lógico é muito bem avaliado em uma entrevista de emprego. O seu discurso deve manter uma linha de pensamento coerente para que você tenha a maior chance de sucesso e por isso tente não ser muito prolixo. Mantenha um discurso sempre coerente e busque a objetividade se achar necessário.
Dica 4 – Seja bem humorado
Entrevistas de emprego podem ser bastante tensas e o entrevistador sabe bem disso. Portanto, é natural que ele (o entrevistador) esteja de olho em como o candidato se porta diante desta tensão e ele vai considerar relevante o estado de espírito do candidato ao responder as perguntas. Por isso, o candidato que apresentar bom humor mesmo diante desta situação, tem vantagem.
Dica 5 – Saiba o que falar em uma entrevista de emprego
A entrevista tem como objetivo avaliar as habilidades, experiências e comportamento do candidato. Para atingir o seu melhor desempenho, seja honesto com as respostas e tenha na mente o que você quer que o entrevistador reconheça em você. Construa o seu discurso de forma que ele enxergue as qualidades que você considera mais fortes no seu perfil.
Dica 6 – Saiba o que NÃO falar em uma entrevista de emprego
Você não precisa neste momento expor os seus pontos negativos (a não ser que seja perguntado sobre o assunto). Procure ser o mais positivo possível nas respostas que você dará durante a entrevista.
Dica 7 – Perguntas são importantes
Essa é uma dica importante sobre como se comportar em uma entrevista. O entrevistador busca pessoas interessadas e comprometidas. Por isso você tem toda a liberdade para questionar sobre a empresa, modelo de gestão e o cargo para o qual está concorrendo.
Saiba muito mais
Navegue no nosso blog e saiba mais sobre como encarar uma entrevista tranquilidade e naturalidade e conheça ainda as principais perguntas feiras por recrutadores experientes!
Até a próxima!