Estabelecer uma rotina fundamentada no conceito de funil de vendas é uma forma de alavancar as vendas. Por conta disso, pode pesquisar e você verá que qualquer especialista concorda com essa afirmação.
Quando este conceito é associado com a técnica de marketing digital, os resultados podem ser ainda melhores! Então, se você, gestor ou funcionário de uma equipe comercial, está em busca de melhoras nas suas vendas, não pode perder as dicas deste artigo. Acompanhe!
Mas, afinal, o que é o funil de vendas?
Ele é uma representação de cada um dos passos que um cliente percorre, a começar pelo primeiro contato, até o fechamento da venda. O funil de vendas também é conhecido como Pipeline.
Em geral, este “caminho” tem três etapas:
Topo do Funil
Que é quando o cliente em potencial precisa reconhecer uma necessidade em seu empreendimento e iniciar os estudos para a busca de uma solução.
Meio do Funil
Neste momento, o cliente em potencial passa a ser conhecido como lead e nesta etapa receberá informações sobre a melhor forma de solucionar o problema que será resolvido no fundo do funil.
Fundo do funil
Aqui, nesta fase os potenciais clientes têm as informações necessárias para perceber que o produto ou serviço à venda representa uma solução. O funil é fechado no momento em que ele realiza uma compra.
E o marketing digital, onde entra neste funil?
O marketing digital, por meio da técnica de inbound marketing, na qual são usados gatilhos mentais para levar as informações até o potencial cliente.
E isso é fundamental em cada uma das etapas do funil de vendas. Já mostramos aqui no blog que ele pode fazer com que um profissional venda até 6 vezes mais.
É preciso ficar claro que a técnica de marketing digital não é apenas promover alguns posts em redes sociais ou no site da loja.
Na verdade, essa técnica para vender mais vai muito além disso!
Confira as nossas 4 principais dicas:
Mensure os números: veja onde você está e onde você quer chegar
O acompanhamento das métricas (números) é fundamental.
Qual é a melhor comunicação e como vender melhor?
Conhecer essas métricas é um passo decisivo na técnica de marketing digital.
Veja se é preciso fazer melhorias no processo de vendas
Não tenha medo de fazer um pente fino sobre todos os passos da venda, analisando o processo em si e os profissionais envolvidos, efetuando mudanças e treinamentos necessários.
Execute corretamente todas as etapas do funil
Reconhecer e seguir cada uma das etapas do funil de vendas, corrigindo possíveis imperfeições, usando tecnologia em vendas e a técnica de marketing digital, são medidas fundamentais para vender mais em seu trabalho.
Faça a gestão do seu funil de vendas
Mais uma vez: estudar e entender os principais números do funil de vendas é uma das técnicas mais importantes na busca por produtividade em qualquer tipo de empresa.
Use e abuse do funil de vendas, do emprego das técnicas de vendas e da técnica de marketing digital e deixe as suas metas muito mais próximas de serem batidas!