Vender é muito mais que atender bem o cliente, ser um exímio negociador ou mesmo amar a profissão. Acredito que são as vendas que movimentam o mundo, pois são estas as responsáveis por movimentar a economia dos países. Imagine sua empresa sem um único vendedor, haveria o departamento de produção, logística ou financeiro? Mas, meu caro SUPERVENDEDOR, você já parou para refletir: o que é vendas?
A Definição de Vendas
Vendas é uma das profissões mais antigas do mundo.
Existem relatos que a profissão de vendedor foi originada na época feudal, junto com o nascimento dos primeiros comércios.
Para entendermos o fundamento, a definição de VENDER, segundo o dicionário Michaelis é: “Alienar (um objeto) mediante certo preço; trocar por dinheiro, negociar e exercer a profissão de Vendedor”.
O Que é Vendas
Para mim, a definição de vendas é gostar de pessoas e gostar de atendê-las bem.
Vendas é um processo, porque tem começo, meio e fim, mas que NUNCA existira sem o atendimento de qualidade e a criação do relacionamento com seu cliente!
Vender é Atender e Gerar Relacionamento?
Sim! Vendas é puramente atendimento e relacionamento com seu cliente.
Podemos citar diversos exemplos, desde vendas presenciais até mesmo vendas on-line como ocorrem em um e-commerce (que também faz atendimento e gera relacionamento).
Sem esses dois ingredientes, nenhum vendedor poderá ter sucesso e ganhar dinheiro!
Vendas é Marketing ou não?
A função do Marketing é despertar o interesse e a necessidade de compra do produto no cliente.
Vendas têm como objetivo formar os canais de distribuição e tornar o produto disponível para o cliente comprar.
Portanto, o Marketing atua diretamente no público alvo do produto e vendas nos canais onde esse público vai saciar essa necessidade despertada.
Portando Vendas NUNCA será Marketing e Marketing NUNCA será vendas.
Ambos trabalham juntos para aumentar o volume de vendas, mas é muita pretensão dizer que é responsabilidade de um setor ou de outro o sucesso de um determinado produto ou serviço!
Exemplos de Vendas e Marketing
Em uma indústria de sorvete, se você deseja estruturar uma equipe de VENDAS, o gerente de vendas precisa desenvolver uma equipe interna que crie relacionamento, através de um atendimento de qualidade em todos os pontos de vendas da empresa.
Junte a isso um estudo de logística ponto a ponto para estabelecer uma meta de entregas local e, na baixa temporada, quando se vende menos sorvete, estabeleça novas metas em que você possa aumentar o raio de atuação da empresa, mas de forma consciente e que não onere ou diminua os custos !
Neste exemplo, a função do MARKETING seria uma campanha publicitária para alavancar o interesse pelo produto da empresa (SORVETE), para que o consumidor vá ao PDV (ponto de venda), seja um freezer em uma padaria ou uma sorveteria da rede e compre-o.
Mas o papel das VENDAS vem antes do Marketing, pois é fundamental gerar esses canais de atendimento para tornar o produto disponível ao consumidor!
Mais uma vez, vendas é atendimento e relacionamento com pessoas!
Resumindo a Definição sobre o Que é Vendas
Vender é atender bem seus clientes e gerar bons relacionamentos.
Mas também é um conjunto de técnicas e habilidades que podem ser aprendidas e desenvolvidas por profissionais que desejam crescer profissionalmente.
Além disso, VENDAS contempla vários níveis hierárquicos dentro de uma empresa, indo do vendedor até o diretor de vendas.
Mas uma coisa é fundamental, que a pessoa que exerça essa função tenha ORGULHO de ser VENDEDOR!
E para você SUPERVENDEDOR, o que é vendas? Deixe seu comentário abaixo e nos diga a sua opinião quanto a esse assunto tão intrigante e apaixonante!
Boas VENDAS e muito, mais muito SUCESSO!