Entrevista com Aldan Neto – Excelência em atendimento e vendas! Descubra como encantar seus clientes!

Na entrevista de hoje conversaremos com Aldan Neto. Apaixonado por vendas, começou sua carreira aos 14 anos e, desde então, coleciona passagens por grandes experiências que se destacam no atendimento ao cliente e vendas. Atualmente, ele ministra palestras para os mais variados públicos, ajudando profissionais a serem melhores vendedores. Assista agora a entrevista sobre excelência em atendimento e vendas! Confira!

Entrevista com Aldan Neto:

O que é Excelência em Atendimento?

Primeiro precisamos saber o que é atender. Para isso você pode fazer algumas perguntas: me atendeu? Supriu o que eu queria? Atendeu a minha expectativa? Chegou onde eu queria?

Para se obter a excelência no atendimento você deve entender a necessidade do cliente e juntar o que ele deseja com a necessidade. Você sabe que atendeu excelentemente bem quando seu cliente passar a vender por você, através da indicação.

Então, excelência no atendimento é satisfazer o cliente e superar as expectativas dele.

Agora o Que Não é Atendimento?

Tratar as pessoas bem, com educação, gentileza e falar bom dia, por exemplo, não é o bom atendimento, é um braço da excelência do atendimento, isso é o básico para atender.

Quais são as principais ferramentas para o vendedor atender e encantar seus clientes?

  1. Aprenda a servir bem, seja um bom servidor, queira fazer o bem e ajudar de qualquer maneira
  2. Faça perguntas que vendam, essa é uma ferramenta muito importante que é onde você consegue obter informações. Leia mais sobre isso em Entrevista com Jaques Grinberg – O Vendedor Coaching
  3. Seja um bom ouvinte, pergunte e saiba ouvir seu cliente. Entenda o que ele quer e traga a solução do problema dele. Durante uma conversa informal o cliente dá muitas informações para o vendedor, se ele não souber aproveitar, infelizmente ele perde a venda. Mas se ele for um bom ouvinte vai vender muito mais do que espera.

Princiais Ferramentas para Antender e Encantar seus Clientes - palestrante Aldan neto

Como Negociar e Atender Cada vez Melhor seus Clientes e Fechar Mais Vendas

O que é negociar? Muitas pessoas podem pensar que é quando se tem um conflito, mas venda é um conflito? Não, ela pode ser um impasse, só é alguma diferença entre vocês e por isso devem chegar em um acordo. Você tem que ter em mente se a negociação é baseada em uma posição ou em um interesse.

Em uma negociação, muitas pessoas acham que sempre alguém vai sair perdendo e outra ganhando, as pessoas começam a desvalorizar sua proposta porque já acham que tem uma competição ali, e o nosso papel de vendedor é quebrar isso, não haverá ganhador e perdedor, haverá negócio feito!

Não venda a qualquer custo, você deve se preocupar com o cliente e entregar seu melhor sempre, porque a venda de hoje pode ser o motivo da sua falência amanhã, seja cauteloso e faça boas vendas.

Encante seu cliente, faça algo que ele não espera, faça algo que não está incluso, mas que você pode fazer, desde de que não gere ônus para a empresa.

Quais são as Posturas e os Comportamentos que o Vendedor Precisa ter Para se Destacar na sua Carreira?

Precisamos entender que as pessoas são carentes, elas precisam de atenção. Quando um cliente chega no balcão da loja não é diferente. Pensando por esse lado: o que as pessoas menos recebem hoje? Um sorriso.

Uma pesquisa feita em maio de 2015 mostra que o Brasil ficou em penúltimo lugar no quesito sorriso como primeiro contato, e o que está faltando no atendimento é justamente o sorriso. As pessoas querem e precisam ser bem atendidas!

Outra coisa que precisamos enfatizar são as atitudes. Ser uma pessoa de atitude empreendedora é muito importante, principalmente no cenário econômico que vivemos hoje, isso é não pensar como um mero vendedor, devemos pensar como um gestor de vendas.

Saiba que tudo que você faz perante o cliente reflete na marca que você representa, o desconto que você dá reflete no financeiro da sua empresa, a forma que você trata o cliente reflete na imagem da sua empresa, tudo que você afirma perante o cliente pode virar até um crime, então é importante que as pessoas saibam a responsabilidade que o empreendedor tem e em cima disso criar suas atitudes.

Um bom exemplo é chegar para a equipe de uma empresa e dar uma mesma meta e metade dizer: “ah impossível” e outra metade já começa a planejar como vai fazer para bater a meta.

O que difere um dos outros? Eles têm o mesmo treinamento, as mesmas condições, a mesma estrutura só que com atitudes diferentes.

A Principal Atitude que um Campeão de Vedas tem é a Atitude EMPREENDEDORA!

Outro ponto importante é ser empático, as pessoas esquecem que nem todo mundo é igual e as vezes acabam tratando as pessoas de qualquer forma, muitas vezes o vendedor é um solucionador de problemas e não se importa, não se preocupa, não liga para saber. Existem vendedores que tem medo de ligar para um pós-venda porque sabem que venderam de forma errada ou com má qualidade. Se coloque no lugar do outro sempre.

3 Dicas Para Atender com Excelência!

1 – Conheça seu Público-alvo

Entenda como essas pessoas agem, conheça quais são suas preferências, para que quando a pessoa chegar em sua empresa você já esteja preparado para atendê-la.

Lembre-se que o atendimento não é na hora, ele é antes, durante e depois, é assim que funciona a excelência no atendimento. Então prepare-se muito bem antes.

2 – Conheça seu Produto

Conheça muito bem seu produto ou serviço, porque assim você vai conseguir adequar isso dentro das necessidades do perfil do seu cliente, se você não conhecer seu produto ou se mostrar perdido ele não vai confiar no seu serviço ou produto, não vai confiar na empresa e provavelmente vai procurar o concorrente.

3 – Conheça suas Condições

Não prometa descontos que você não possa dar, não prometa condições de pagamento se você não sabe se pode fazer, porque quando o cliente cria expectativas e você quebra isso, você perdeu o cliente!

Por fim, essas são dicas práticas que ocorrem do dia a dia do vendedor, entenda muito bem como funciona a logística da sua empresa para que todas as informações sejam passadas corretamente para o cliente. Combinado não sai caro e isso faz parte da excelência do atendimento, faça muito bem feito, prepare-se muito bem para atender sempre.

3 Dicas para Atender com Excelência e Vender Mais

Resumindo o Atendimento ao Cliente

Na entrevista com Aldan Neto conversamos sobre excelência em atendimento e vendas, sobre a importância de atender bem, e mais que isso, sobre a importância de ter um atendimento de excelência.

Precisamos entender que a venda tem que acontecer no tempo dela, não adianta o vendedor forçar ou “empurrar”. Atenda da melhor maneira possível que o cliente vai comprar e vai voltar.

Na entrevista também falamos sobre olhar para empresa que você trabalha com uma visão e atitude empreendedora, se coloque como dono do negócio, pense e aja como um, você verá que a fidelização vai ocorrer mais naturalmente.

Um forte abraço, boas Vendas e SUCESSO!