Entrevista com Juliana Albanêz – Como Fazer um PITCH Vendedor e Causar Impacto no seu Cliente!

Assista a entrevista com a Juliana Albanêz, formada em comunicação social e jornalismo pela PUC-MG e especialista em comunicação verbal e técnicas de apresentação pelo Instituto Passadori (SP). Conversamos bastante sobre um tema que está bastante em evidência: o PITCH. Portanto, se você quer descobrir Como Fazer um PITCH Vendedor e Causar Impacto no seu Cliente, confira a entrevista na íntegra:

Assista a Entrevista com Juliana Albanêz:

O que é um PITCH?

O PITCH é um discurso rápido para vender uma ideia, um conceito ou um produto em um tempo muito curto! No mundo das vendas, o PITCH pode ser exemplificado quando encontramos um cliente potencial em um elevador e precisamos criar uma situação que gere interesse nele e uma oportunidade de trocar um cartão de visitas.

Quando temos tempo falamos tranquilamente dos nossos produtos e serviços. Mas e quando o tempo é escasso? Nos dias de hoje, é cada vez mais difícil termos tempo para discursos cada vez mais longos. Quantas reuniões fazemos enquanto tomamos um café? Portanto, a comunicação expressa está cada vez mais presente em nosso dia a dia!

O que é uma Comunicação Expressa? Porque tem Chamado Tanta Atenção?

A comunicação expressa acontece quando você tem muito pouco tempo para expressar algo de extrema importância. É a base do PITCH!

Ela vem chamando muita atenção porque atende princípios básicos de clareza, concisão e objetividade. O PITCH deve ser objetivo, porque hoje vivemos em constante sobrecarga de informações e não toleramos mais excessos.

Como Fazer um Pitch em Vender sua Ideia

Como fazer um PITCH Vendedor?

O cliente tem intolerância a venda extensas. CUIDADO! Perceba o perfil do cliente e verifique se você não está falando mais do que o necessário. Além disso, passe conteúdo para o seu cliente, ou seja, de forma clara e objetiva, mostre os diferenciais e benefícios dos seus produtos e o porquê seu cliente deve comprá-lo! Além disso, segue algumas dicas:

Use Âncoras

Imagine um roteiro com palavras chave, imagens, situações, lembrete para desenvolver seu Pitch. Esse recurso ajuda a você não se perder e seguir um norte, com princípio, meio e fim para desenvolver seu assunto.

Seja Breve

O Pitch pode acontecer de forma inesperada, em um elevador, em um café, na saída de uma loja e, pela sua natureza, deve ser breve. Não é hora de detalhar o processo, ilustrar ou fazer perguntas de como vai a família.

Não é Venda

O Pitch não vende. Não tente em poucos minutos vender um produto, uma ideia ou um serviço a seu cliente ou investidor. Quando percebemos que estão nos vendendo algo de forma rápida, nossa tendência é armar um sistema de defesa e se esquivar.  O Pitch é uma isca que você vai jogar naquele curto espaço de tempo para gerar curiosidade e interesse para saber mais.

Gere Empatia

Quanto menor o tempo da comunicação maior deve ser o nível da empatia para jogar o jogo do cliente. Tente observá-lo: como age? Como é sua postura corporal? Sorri? É formal? Está de bom humor? Seja como for, aja como ele. Tente dançar conforme a música que ele tocou. Todos gostamos de quem pensa como nós ou age como nós. Identificamo-nos com os próximos e assim criamos empatia nas relações. Observe e siga a comunicação corporal do cliente.

Qual a importância de TREINAR o PITCH?

A comunicação expressa é treino. Você deve avaliar suas habilidades, o que faz, analisar as situações de encontros inesperados e começar a exercitar a sua comunicação. No começo pode parecer estranho, mas com o tempo é divertido.

Esteja aberto a mudanças. A comunicação é um mar de oportunidades para conquistar um cliente, uma venda, um capital externo. Se torna líder quem é aberto a novas ideias e erra menos na comunicação.

Estudando para Fazer um Pitch Vendedor

Comece desafiando-se e você vai ver que essa nova comunicação, o Pitch, é um grande jogo e o vencedor pode ser você.

O que fazer depois do PITCH?

O Pitch é a isca para que o cliente potencial busque você e sua empresa logo após sua apresentação. Mas e se ele não te procurar?

Entre em contato com ele, simples assim! Se o seu Pitch for bom e gerou interesse no seu cliente potencial, ele terá, no mínimo, o interesse em agendar uma reunião para ouvir sua apresentação e, porque não, fechar a venda?!

Resumindo: Como Fazer um PITCH Vendedor e Causar Impacto no seu Cliente!

Antes de iniciar um PITCH para um cliente potencial, TREINE bastante! Tenha um Pitch, ou seja, um discurso de comunicação expressa que gere interesse e curiosidade sobre você, sua empresa e seu serviço para 30 segundos, 1 minuto e 3 minutos. Essas três apresentações vão garantir boas oportunidades de vendas para você e sua empresa!

Para fazer um Pitch Vendedor, você precisa usar âncoras, ser relativamente breve, gerar empatia e entender que NÃO é uma venda, mas sim uma apresentação de alto impacto para uma futura visita. Logo após fazer seu PITCH, troque um cartão de visitas com seu cliente potencial e não se esqueça de fazer um contato com ele (FollowUp) logo em seguida!

Um grande abraço, boas vendas e SUCESSO!