PNL para iniciantes: Por onde começar?

PNL, ou Programação Neurolinguística é uma área do conhecimento que pode ajudar, e muito, no processo de vendas. Isso porque ela se dedica a estudar o comportamento humano. Por que, afinal de contas, tomamos certas atitudes? Por que agimos da maneira que agimos?

O blog SuperVendedores vai neste post explicar o surgimento, o que é PNL para iniciantes e como isso pode ajudar nas suas vendas.

O surgimento da PNL

Uma pitada de história ajuda a explicar o que é a PNL: tudo começou com o estudante de psicologia Richard Bandler e o professor de linguística John Grinder, na Caliifórnia, nos anos 1970.

Os dois iniciaram estudos que buscavam identificar padrões internos e externos de comportamento de terapeutas famosos na época, tanto na linguagem não verbal (corporal) quanto na linguagem oral (falada).

Os trabalhos foram tão bem aceitos que diversos outros cursos passaram a adotar estudos parecidos. Assim, a Programação Neurolinguística passou a ser utilizada também nas artes, na sociologia e em diversas outras áreas do conhecimento.

A conclusão foi de que todos nós temos um modelo mental que seguimos, mesmo que sem perceber. Este modelo é baseado em pressupostos, generalizações, ilustrações, imagens ou histórias que influenciam nossa maneira de “enxergar” o mundo e nas nossas atitudes.

PNL para iniciantes

São muitos estudos diferentes aos quais você terá acesso se fizer um curso de PNL. O primeiro passo é que, com o uso de técnicas de PNL você pode compreender a si mesmo de uma maneira mais clara, encontrando hábitos que atrapalham as suas tomadas de decisão e melhorando estes defeitos.

pnl para iniciantes

Outro ponto de PNL para iniciantes é entender o próximo, aquele com o qual você trabalha, convive ou faz negócios. Reconhecendo a maneira desta outra pessoa agir, você tem uma possibilidade muito maior de estabelecer uma comunicação realmente efetiva.

PNL em vendas

Você conhece o termo “estado ideal de compras”? É quando o seu lead percebe que tem um profundo e intenso desejo de adquirir aquilo que você está vendendo. O problema em vendas é que quase sempre o cliente não reconhece este desejo, seja porque o poder de argumentação do vendedor não conseguiu fazer com que o interlocutor atinja este estado, seja porque o cliente não reconhece os valores inerentes ao produto como fundamentais para ele.

Pois saiba que existem técnicas de PNL para fazer com o que o seu comprador que atinja este estado. É preciso criar um rapport assertivo utilizando dos sistemas representacionais (visual, auditivo e cinestésico). Rapport é um conceito da psicologia que significa uma técnica usada para criar uma ligação de sintonia e empatia com outra pessoa

Fazendo a leitura corporal

A Programação Neurolinguística também ensina que não basta ter uma boa oralidade para fazer a melhor venda. Quando nos comunicamos, fazemos isso também com o nosso corpo. Quais são os gestos que você deve adotar quando está em negociação? Quais são os gestos que você deve evitar? Como fazer uma leitura corporal correta para entender melhor o seu cliente?

Tudo isso e muito mais pode ser explicado pela Programação Neurolinguística e estes pontos já foram abordados pelo blog. Navegue por aqui, leia livros sobre PNL e pulverize as suas metas!

Até a próxima!!!