PNL em vendas

Faça a Leitura Corporal do seu Cliente em 4 Passos Simples, Rápidos Efetivos!

Leandro Munhoz Moreira
Escrito por Leandro Munhoz Moreira em 23 de abril de 2018
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O blog SuperVendendedores foi idealizado para trocarmos experiências sobre vendas, mas vamos pedir licença para começar este post falando um pouco sobre futebol.

Perceba os gestos que estão ligados ao jogo. Ao fazer um gol, em geral, o jogador levanta as mãos. Os torcedores saltam nas arquibancadas e o adversário abaixa a cabeça. Por que isso acontece da mesma maneira em todos os lugares do mundo?

Quem levanta a mão está se colocando mais alto que o adversário. Ao saltar, o torcedor também se mostra em posição de superioridade. Já o jogador do time que levou o gol abaixa a cabeça, se colocando em posição de inferioridade.

É difícil saber quando esta maneira de agir surgiu, talvez nos primórdios da humanidade.

O vencedor se coloca em posição de superioridade e o vencido se inferioriza.

No entanto, é evidente que existe uma programação neurolinguística conhecida por todos os envolvidos nesta partida. Cada um dos jogadores a segue, mesmo que inconscientemente. Até mesmo quem questiona se PNL é ciência não pode questionar esta afirmação.

E como a leitura corporal pode ajudar nas vendas?

A leitura corporal pode (e deve) ajudar muito em um processo de vendas.

Basta que o vendedor conheça este conceito e o use a favor de seu objetivo.

Quatro passos simples podem ajudar nesta missão. Vamos a eles:

Passo 1 – Entenda o contexto

Uma negociação é basicamente um diálogo entre um vendedor que quer persuadir um possível comprador a fechar um negócio.

É, assim como o futebol, uma espécie de embate. Um vendedor mais atento prestará muita atenção aos gestos do seu interlocutor para fazer uma leitura corporal assertiva sobre a situação a qual está envolvido.

leitura corporal

Passo 2 – Conheça os sinais

Conheça as expressões corporais e seus significados. Alguns são bem claros.

Balançar a cabeça, por exemplo, pode ter uma conotação positiva ou negativa, dependendo da direção.

Cruzar os braços e pernas significa se colocar defensivamente em relação a um argumento.

Contato visual exagerado ou esconder as mãos podem ser sinais da mentira.

Estude sobre o assunto para conhecer outros sinais

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Passo 3 – Evite julgamentos

Claro que alguns gestos podem indicar um determinado sentimento que não está sendo verbalizado em uma negociação.

Mas fique atento: talvez você não esteja fazendo uma leitura mais correta naquele momento.

Use os seus conhecimentos para entender melhor o seu cliente e nunca para fazer um julgamento.

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Passo 4- Encontre bases concretas identificando hábitos

Este passo está ligado ao anterior. Ao fazer uma leitura corporal de determinada situação, use-a para criar uma base de entendimento do seu cliente, procure identificar seus hábitos para que você argumente de uma forma que tenha melhor aceitação por parte dele.

Quando você conhece pontos que este comprador aceita melhor, pode usar esta informação para atingir o objetivo de vender o seu produto a ele.

Preste bastante atenção: a importância da expressão corporal também vale para você!

Fique atento aos seus gestos, afinal você quer passar a melhor impressão, não é mesmo?

Fique atento ao blog e saiba muito mais sobre Programação Neurolinguística e vendas!

Até a próxima!!!

E ae? Terminou a leitura? ;)

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