Entenda a relação entre Produtividade da Equipe Comercial e Aumente suas Vendas!

Esqueça aquela imagem antiga do vendedor com uma maleta que vai de porta em porta tentando convencer o cliente de que o produto que está a venda vai resolver todos os problemas. Essa estratégia pode até trazer alguns resultados, mas hoje em dia é necessário pensar em modos mais modernos para aumentar a produtividade em vendas.

Neste artigo vamos mostrar algumas dicas de como aumentar a produtividade em vendas de uma equipe de forma rápida. Acompanhe!

Use a tecnologia a seu favor

As novas tecnologias podem e devem ser usadas para aumentar essa produtividade em vendas, mas tenha muito cuidado com elas. Em algum momento elas podem acabar se tornando armadilhas que afetam a concentração. E, além disso, podem até colocar o emprego do vendedor em xeque.

Um exemplo: a internet comercial entrou em operação no Brasil em 1995 e estabeleceu um modelo de comunicação baseado nos e-mails. Claro que este modelo continua sendo importante para vender, mas é necessário entender que gastar tempo demais respondendo aos e-mails na internet pode atrapalhar a produtividade em vendas.

Procure definir horários para esta ação e fique atento ao perfil de cada cliente. Em muitos momentos é possível resolver questões de forma mais rápida, como por Whatsapp ou com breves ligações telefônicas. Verifique como resolver mais rapidamente as questões de cada cliente. E, entenda como a sua produtividade pode aumentar suas conversões em vendas.

Cuidado com as armadilhas das redes sociais

Facebook, Instagram e Twitter podem ser excelentes canais diretos para prospectar clientes ou até para fechar vendas. No entanto, as redes sociais também são muito boas em nos fazer perder tempo. Busque uma forma de otimizar o seu tempo nas redes sociais e entenda que elas são uma ferramenta importante de aumento de produtividade em vendas.

 

Não deixe de prospectar

O funil de vendas não tem mistério: você precisa prospectar mais para que também tenha mais resultados. Em outras palavras, um trabalho de vendas de sucesso precisa de tempo para prospectar. O problema é que muitas vezes no comércio de produtos estamos apenas reagindo a problemas e nos esquecemos da importância de prospectar. Separe uma parte do seu dia para se dedicar àqueles que podem vir a se tornar novos clientes.

Objetividade é a base da produtividade em vendas

Entenda a objetividade como uma das mais importantes técnicas de produtividade para vender mais. Tente entender o seu cliente e ser bem claro com ele. Todo vendedor já se deparou com um cliente que demora para dar as respostas necessárias para que o negócio seja concluído. Quando o cliente “desaparecer”, não tenha receio de perguntar se ele realmente está interessado em uma determinada oportunidade. Mesmo que a oportunidade se feche, você economizará tempo.

Estude para ser um melhor profissional

O mercado está mudando e quase que diariamente uma nova técnica é criada para aumentar a produtividade em vendas ou para gerenciar um empreendimento. Esteja atento a essas novas possibilidades.

Leia muito, participe de discussões sobre produtividade em vendas, fique de olho em novas oportunidades no mercado e, enfim, conheça tudo o que está acontecendo de mais importante no mundo. Pois o bom vendedor é uma pessoa altamente antenada com as novidades!